Clientes procuram por outros países além da India para OutSourcing

Assim diz o título da reportagem no InfoWorld.

Alguns trechos:

…Essa possível superioridade que ele fala, ainda está relacionado a CMMI ???

…Aqui na américa latina, além do Brasil (e talvez o Chile) algum outro país apresenta uma boa estrutura de TI para pegar essa demanda ???

Sobre outros países da América Latina, ouvi falar alguma coisa sobre a Costa Rica, porém agora ela está mais focada em Tele-centros de atendimento ao cliente (alias falta professor de Inglês no país pois todos estão trabalhando lá).

Fora da América Latina se fala muito em Russia e China, porém os problemas políticos e de fuso horário atrapalham muito. IMHO o Brasil poderia estar numa posição melhor se houvessem mais profissionais com domínio do idioma inglês.

O Brasil tem tudo para investir no desenvolvimento de novas tecnologias de ponta, incluindo desenvolvimento de software, o que falta é vontade política para dar icentivo e financiar novas pesquisas.
Acredito que os programadores, desenvolvedores e analistas Brasileiros são os melhores, pois trabalham em condições adversas.

[quote=Marcio_Nogueira]O Brasil tem tudo para investir no desenvolvimento de novas tecnologias de ponta, incluindo desenvolvimento de software, o que falta é vontade política para dar icentivo e financiar novas pesquisas.
Acredito que os programadores, desenvolvedores e analistas Brasileiros são os melhores, pois trabalham em condições adversas.[/quote]

Gostei dessa frase. Não falou nada mais do que a verdade.

Acredito que dentre a america latina, o Brasil se destaca nesse aspecto.

eu ando meio filósofo ultimamente

olha isso

muito se fala em revistas que a empresa X tem quase mil vagas em aberto (vide INFO trash magazines e afins) e quando tu pergunta se isso é verdade, os caras (RH e afins) falam que não tem nenhuma (…)

outra coisa interessante é tipo, o Jornal Nacional dizer que trabalhar com petróleo é a profissão do futuro (…) sendo que as mesmas revistinhas de TI da massa brasileira diz que tem mais de 200 mil vagas em aberto na área de TI no Brasil

nem sei o que dizer sinceramente, mas olha, se tudo isso tiver certo, se já falta profissional no Brasil em sí, vão fazer offshoring de que? Só se for de ladrão, que é o que tem de sobra aqui

[quote]
se já falta profissional no Brasil em sí, vão fazer offshoring de que? Só se for de ladrão, que é o que tem de sobra aqui [/quote]

Cara,esse foi o pensamento do ano… :lol:

Já que falta profissionais altamente qualificados, vamos fazer um offshoring do congresso brasileiro, e exportar ladrão.

[quote=Marcio_Nogueira]O Brasil tem tudo para investir no desenvolvimento de novas tecnologias de ponta, incluindo desenvolvimento de software, o que falta é vontade política para dar icentivo e financiar novas pesquisas.
Acredito que os programadores, desenvolvedores e analistas Brasileiros são os melhores, pois trabalham em condições adversas.[/quote]

Eu não acredito na mão-de-obra brasileira. Brasileiro, na média, é mediocre. Brasileiro acha que não precisa estudar, que o negocio é ser malandro mesmo.

Podemos até possuir muitos programadores bons por aqui, mas para fazer off-shoring precisamos de gente que consiga atender direito os clientes. Eu conheço muito poucos profissionais de TI que sabem ingles bem, que conversem fluentemente deve dar para contar nos dedos. Dos que eu conheço que não falam ingles, a grande maioria é um bando de largados que não pretendem sair do zero.

Acho uma piada achar que existe espaço para se fazer off-shoring em larga escala aqui no pais. Empresas sofrem meses para conseguir profissionais com o mínimo de competencia. Sem falar que profissional brasileiro é mão-de-obra de terceira com custo de primeira.

Um funcionário CLT que ganha 5mil bruto custa 70mil dolares ao ano para a empresa, ja um PJ a 35/h custa 40mil. Um indiano desenvolvedor senior custa menos de 20mil dolares ao ano.

Quanto a desenvolver software de base ou pesquisa aplicada, com o nível de investimento em pesquisa por aqui e a crescente fuga de profissionais capacitados, isso só irá acontecer em sonhos.

Eles querem profissionais qualificados, não os mestres deles

e também acha que não vale nada :wink:

Olha, cabe a nós tentar mudar o quadro. Primeiro vejo que precisamos é mudar muito a educação. Eu não estudo em Universidade, e nem fiz graduação em tecnologia, mas os alunos deveriam exigir uma melhora junto às suas universidades.

O que precisa mudar também são esses “gerentes” malandros que acham que manjam muito de tecnologia. Como tenho uma empresa de treinamento e consultoria, vejo muitos gestores de empresas de desenvolvimento de software que não serviriam nem pra gerenciar Lemmings. Mas eles ficam lá se fazendo de executivos levando as empresas pro buraco. Sim, o corpo técnico das empresas é ruim como o louds falou, mas o corpo executivo na minha opinião é muito pior. O corpo técnico muitas vezes assume que precisa de ajuda, mas os executivos orgulhosos preferem falir a empresa do que assumir que não sabem administrar (e tome CMMI, ISO, MPS.BR e muito dinheiro pelo ralo).

A Índia dá um banho no Brasil de longe. É a mesma coisa que um fórmula 1 apostar corrida com carrinho de rolimã. A Índia exporta 8 bilhões por ano em serviços de tecnologia. O Brasil exporta 100 milhões. Pode dizer o que quiser, as fábricas na Índia podem prestar um péssimo serviço, mas estão enchendo o rabo de dinheiro. Não consigo compreender porque os desenvolvedores de software aqui no Brasil tem tanto orgulho.

Olá

Concordo com o que disseram. O Brasil já está exportando serviços de informática muito mais do que antes. Tenho vários amigos trabalhando para projetos lá de fora. Mas como disse o Rodrigoy ainda é muito pouco.

Sei que vários países latinos americanos tentam ser a nova Índia. Um que não foi citado é o Panamá e que está investindo bastante para isto.

Tenho uma experiência de trabalhar cerca de 2 anos com argentinos. Lá eles estudam informática por 6 anos. Repito o curso dura 6 anos. Não há como negar, eles saem da faculdade melhor preparados do que nós. Aqui, muitos cursinhos são de apenas 3 anos e os alunos ainda pressionam os professores para ensinar linguagens e frameworks que lhes permitam ganhar uma grana FORA da faculdade. Qual a nossa chance de competir?

[]s
Luca

Os profissionais ditos ruins são culpa das empresas que não precisam mais do que esse nível. Da qualidade dos gerentes até os programadores tudo depende das necessidades e valores de cada empresa.
Ainda acho que a motivação da maioria das empresas não só brasileiras como também indianas seja só fazer uma boa fachada com certificações e resolver os problemas na base da força (quando não está funcionando coloca mais um). Em toda essa história acredito que a India só esteja a frente do Brasil porque é muito mais fácil encontrar bons programadores entre bilhões do que entre milhões de pessoas.

Olá

Em uma visão superficial, o motivo do sucesso deles por ser devido a isto. Mas estudando a história de como eles chegaram até onde estão, se pode dizer que esta visão não procede.

O conceito lá foi de ilha de excelência. No meio de milhões de semi analfabetos, formaram uma elite em uma região com ótimas universidades. Seria como por exemplo no Brasil a cidade de Campina Grande na Paraíba fosse escolhida como grande centro de excelência. Na verdade Campina Grande tem uma ótima faculdade e saem de lá excelentes profissionais como já conheci vários. Mas o modelo brasileiro foi totalmente diferente diferente do indiano e 95% das nossas faculdades são piores do que as de lá (e acho que também do que a de Campina Grande).

[]s
Luca

[quote=Luca]Olá

Em uma visão superficial, o motivo do sucesso deles por ser devido a isto. Mas estudando a história de como eles chegaram até onde estão, se pode dizer que esta visão não procede.

O conceito lá foi de ilha de excelência. No meio de milhões de semi analfabetos, formaram uma elite em uma região com ótimas universidades. Seria como por exemplo no Brasil a cidade de Campina Grande na Paraíba fosse escolhida como grande centro de excelência. Na verdade Campina Grande tem uma ótima faculdade e saem de lá excelentes profissionais como já conheci vários. Mas o modelo brasileiro foi totalmente diferente diferente do indiano e 95% das nossas faculdades são piores do que as de lá (e acho que também do que a de Campina Grande).

[]s
Luca[/quote]

Excelente exemplo histórico. O primeiro computador chegou em Campina Grande no final da década de 70, na antiga Escola Politécnica (atual Universidade Federal de Campina Grande) como primeiro computador de cartão perfurado, no Nordeste. Quanto à questão desse modelo, foram seguidos por estudantes da faculdade de engenharia a partir do início da década de 70.

Quanto ao “acho” do Luca, atualmente conheço pessoas de lá que são proeminentes em ramos de pesquisa que serão úteis em nosso futuro, dentre elas buscas de imagens baseadas em conteúdo, processamento de sinais (liderados pelo pessoal mestrando em engenharia elétrica, de forma competente) e computação quântica (meu antigo ramo de pesquisa em matemática aplicada).

Gosto desse tipo de “revival” por questões familiares: meu pai no final da década de 60, estudou um ano de FORTRAN em Campina Grande e lembra o quanto isso foi bom para sua percepção de organização e métodos; precisamos retomar esse senso de décadas, onde muitas coisas eram presumíveis e questionáveis sem rodeios desnecessários.

Nossa orientação a domínios do problema parece mais repetir mais do mesmo sobre muitos problemas de software que encontramos por aí. Nos resta como fazer tal coisa de maneira adequada.

Até tá vamos aprendendo, com quem pensou o óbvio e também pensou além,

Até,

[quote=louds]Eu não acredito na mão-de-obra brasileira. Brasileiro, na média, é mediocre. Brasileiro acha que não precisa estudar, que o negocio é ser malandro mesmo.
Podemos até possuir muitos programadores bons por aqui, mas para fazer off-shoring precisamos de gente que consiga atender direito os clientes. [/quote]
Infelizmente cultura de Brasileiro é ser malandro (e acha que é “esperto”) até na hora de estudar…bato nessa tecla a um tempo.
Pessoal faz:
“Pra que vou gastar 100 reais em um livro se posso pegar um tutorial na internet que me mostra como fazer.”
Comprem LIVROS, Leiam Livros.

Concordo em gênero, número e degráu
O que poderíamos fazer???
Vamos discutir. Talvez formar um manifesto…tentar chamar as pessoas, levar isso as faculdades.
Num sei se estou viajando, mas acho que poderíamos fazer algumas coisa.
…e vocês???

Acho que sou um otimista, acredito que dá para mudar este quadro. Na minha opinião falta investimento e planejamento. Para que possamos ser vistos como uma potência intelectual na área de desenvolvimento de software (sistemas e apliacações) flata principalmente vontade política ao governo que aí está.

Será necessário nos mobilizarmos e mostrar que investir em pesquisa e novas tecnologias é de fato necessário, e não um luxo. Falar em PAC é muito simples, agora, quero ver se o governo tem condições de garantir um crecimento sustentável sem investir um centavo em pesquisa e tecnologia.

Eu concordo totalmente com isso!!
Aprender língua estrangeira no Brasil parece ser um suplício fora do comum para a maioria das pessoas.
É simplesmente incompreensível.
Desenvolvedor realmente fluente em inglês que eu conheço? Talvez 2.
Todo santo dia eu vejo gente que tá fazendo curso de inglês há 2, 3 anos e não fala nada.

Parece ser um problema especificamente Brasileiro…

Semanas atrás eu fui para Argentina, e estava numa festa de papo com um canadense de Toronto. Uma penca de argentinos que conversaram com a gente falavam inglês muito bem. Clubberzinhos e clubberzinhas com estrelinhas no rosto, que não tinham nem 25 anos de idade.
A quantidade de escolas internacionais que eu vi na cidade (com currículo bilíngue) também me impressionou…

Já aqui em São Paulo, trabalho para uma multinacional muito grande (mas muito grande mesmo) e os meus superiores falam um inglês sofrível! Beirando o não entendimento…