[quote=asaudate]
Não é apenas uma VM. A capacidade de elasticidade de cloud computing não deve ser horizontal, mas sim vertical. Ou seja, você deve ter a capacidade de aumentar o poder de processamento adicionando mais máquinas, não aumentando a capacidade de processamento de um single server.
A maioria das nuvens, de fato, implementa isso usando VM’s. Mas elas usam várias VM’s, não apenas aumentam a capacidade de uma única. Essa é a diferença entre um cloud server e um servidor dedicado, OK?
[]'s[/quote]
Não seria o contrário? Você descreveu o scale out (horizontal) e disse que deveria ser scale up (vertical). Não entendi, ficou bastante confuso.
[quote=Jairo Junior][quote=asaudate]
Não é apenas uma VM. A capacidade de elasticidade de cloud computing não deve ser horizontal, mas sim vertical. Ou seja, você deve ter a capacidade de aumentar o poder de processamento adicionando mais máquinas, não aumentando a capacidade de processamento de um single server.
A maioria das nuvens, de fato, implementa isso usando VM’s. Mas elas usam várias VM’s, não apenas aumentam a capacidade de uma única. Essa é a diferença entre um cloud server e um servidor dedicado, OK?
[]'s[/quote]
Não seria o contrário? Você descreveu o scale out (horizontal) e disse que deveria ser scale up (vertical). Não entendi, ficou bastante confuso.[/quote]
Tem razão!! Vou corrigir o post, obrigado pelo toque
Pelo menos segundo as informações disponíveis no site da empresa, mas seria bom se alguém pudesse confirmar.
Eu estou com colega acima, sem API e provisionamento/billing sob demanda não é cloud, e sim o bom e velho VPS.[/quote]
Srs,
vcs ainda não entenderam!!!
Existem várias modalidades de CLOUD COMPUTING:
VPS (ou por instância) = LOCAWEB e fornecedores de hosting
IaaS (Infraestrutura como serviço) = AMAZON EC2
PaaS (Plataforma como serviço) = Google App Engine, Force.com
[quote=andre_salvati][quote=desiludido][quote=blackforce]Não sabia desta informação, obrigado por nos informar. Citei a localweb me baseando neste vídeo
Pelo menos segundo as informações disponíveis no site da empresa, mas seria bom se alguém pudesse confirmar.
Eu estou com colega acima, sem API e provisionamento/billing sob demanda não é cloud, e sim o bom e velho VPS.[/quote]
Srs,
vcs ainda não entenderam!!!
Existem várias modalidades de CLOUD COMPUTING:
É tudo CLOUD!!! Entenderam?[/quote]
Amigo, colocando desta maneira a coisa fica mais ou menos como eu sempre a vi.
Ou seja, cloud é só um modismo marketeiro para o velho serviço de hosting.
A única diferença é que foram criadas novas modalidades flexíveis em relação a escalabilidade e ao faturamento sob demanda.
Na prática, CLOUD é igual a HOSTING.
Entendeu???
[quote=pinto]
Amigo, colocando desta maneira a coisa fica mais ou menos como eu sempre a vi.
Ou seja, cloud é só um modismo marketeiro para o velho serviço de hosting.
A única diferença é que foram criadas novas modalidades flexíveis em relação a escalabilidade e ao faturamento sob demanda.
Na prática, CLOUD é igual a HOSTING.
Entendeu???[/quote]
Colocando dessa maneira, não deixa de ser, mesmo… é um hosting elástico.
Quanto às colocações sobre o cloud da Locaweb… isso, com certeza, é uma incógnita. Eu sei que o gerenciamento, em si, da “nuvem” deles é automático (eles usam o Puppet pra fazer isso), mas se isso é nuvem ou não… é realmente uma incógnita para mim. O fato de ter que ser uma demanda manual para acrescentar máquinas faz toda a diferença, aqui.
É tudo CLOUD!!! Entenderam?[/quote]
andre_salvati,
Segundo o livro[1] que estou lendo, o que define cloud computing, entre outras coisas, é a habilidade de contratar recursos computacionais sob demanda. Dito isso, os 3 tipos de cloud seriam IaaS, PaaS e SaaS.
VPS não é cloud devido ao modelo de cobrança ser aluguel mensal.
Segundo o livro[1] que estou lendo, o que define cloud computing, entre outras coisas, é a habilidade de contratar recursos computacionais sob demanda. Dito isso, os 3 tipos de cloud seriam IaaS, PaaS e SaaS.
VPS não é cloud devido ao modelo de cobrança ser aluguel mensal.