[quote=fredferrao][quote=asaudate][quote=fredferrao][quote=asaudate]
Ahmn… não precisa ser radical. Eu também tenho um server que está na nuvem e não está elástico, mas pura e simplesmente porque ele não está configurado para isso. Ou seja, ele poderia ser elástico, mas ainda não está configurado, então não é elástico. Não deixa de ser uma máquina na nuvem, já que ele tem a capacidade - só não faz porque não está configurado.
Já com os servers tradicionais, não é assim que funciona: eles não são elásticos porque não tem essa capacidade. E cloud computing significa, sim, elasticidade e escalabilidade.
Talvez a discussão vá longe porque existem várias modalidades de cloud: IaaS, PaaS e outros, e acredito que essa seja a maior fonte de confusão. Mas é tudo fornecido com a mesma premissa: escalabilidade através da elasticidade.
[]'s
[/quote]
Não estou sendo radical, se é que pareceu
, estou querendo apenas discutir de boa este assunto, e coloquei uma opnião. Mas vamos lá.
O que estou querendo dizer é que, como voce diz, cloud computing = elasticidade e escalabilidade, talvez o nome esteja errado entao.
Alguns conceitos:
cloud = nuvem = internet.
Oras, entao o meu VPS que esta la na nuvem, disponivel para todo mundo de qualquer lugar, não é considerado cloud computing, pq nao tem capacidade de elasticidade e escalabilidade??(Não vamos discutir se ele pode ser configurado pra isto ou não, ele apenas esta la, sozinho servindo apps web)
Do mesmo jeito entao, estou aqui na empresa, com uma LAN, onde tenho varios servidores com elasticidade e auto scale, porem servindo apenas a LAN, ele não estão na nuvem, mas se o conceito é este, entao tenho cloud computing aqui??
Sentiu o paradoxo? Meu server esta na nuvem mas não é cloud computing, meus servidores na minha LAN, que não estão na nuvem ja são?! :shock: [/quote]
Na verdade, se você tem uma LAN elástica, então você tem, sim, uma nuvem - também chamada de Private Cloud.
Entenda que é bem por aí: é elástico, de maneira automatizada? É nuvem. Do contrário, não é. Então, é bem por aí, se você tem um VPS em algum lugar, mas ele não é elástico, então sua aplicação não está na nuvem.
[/quote]
E ela esta aonde? No limbo :shock: ?
É ai que discordo. Ela esta sim na nuvem, afinal, a não ser que nuvem não signifique mais “internet”, ela esta sim na nuvem.
Não estou dizendo que voce esta errado, afinal não foi vc que criou este conceito deve ter lido/ouvido de alguem, mas se ela se resume a ser elastica e com poder de escala, deveriam tirar o “nuvem” do nome.
Eu penso que deveria ser assim:
Tanto minha app no meu VPS, quando outra na Amazon, estão na nuvem, afinal ambas estão na internet, porem a amazom é uma nuvem com varias features, entre elas elasticidade e escalabidade![/quote]
Na verdade, cloud e internet são duas coisas diferentes, sim. E, digo mais: são bem diferentes!
Internet é uma rede. Uma rede bem ampla, é verdade, mas é uma rede. Não implica que o parque de máquinas da rede está relacionado. Numa nuvem, as máquinas estão todas interligadas de alguma maneira, geralmente pelo gerenciador (o Ganeti, por exemplo, é um gerenciador).
Cloud é um conceito. É o conceito de que várias máquinas podem ser criadas, na internet, sob demanda.
Por exemplo, falei agora há pouco sobre private cloud. Se você tem uma LAN, você tem internet? Não, não tem. Você tem uma LAN. Ela pode ser uma nuvem? Pode.
Já por outro lado, a sua nuvem pode estar hospedada na internet. São mais máquinas expostas na internet, que é o conjunto de tudo (VPS’s, nuvens, etc.).
Em resumo, você pode expor a sua nuvem pela internet. Não significam que são a mesma coisa 
[]'s