[quote=eric_jf][quote=eric_jf][quote=saoj] E que eu saiba o México avançou muito na última década, bem mais do que o Brasil. E o Chile?
[/quote]
Assinado em 1994, o Acordo Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta) foi vendido como a salvação para a economia mexicana. Após nove anos de acordo, mais da metade dos mexicanos vive na pobreza, 19% na indigência, e desemprego continua crescendo. Marco Aurélio Weissheimer, Agência Carta Maior, 3 de julho, 2003
Bom… li alguns posts e queria deixar aqui o que penso sem fugir do tópico… ^^
Eu trabalho como CLT “Flex” e sei muito bem as consequências… pra mim eh uma boa porque tenho uma certa segurança no emprego e tb porque pago menos impostos.
Esse negócio de pagar imposto é uma discussão sem fim… e poderiamos até fazer um pesquisa “Quem pagaria todos os encargos se tivesse um retorno claro do mesmo?”
Aposto que a maioria não iria se importar de pagar os devidos impostos se o governo desse o devido retorno. Tudo temos que pagar 2x, 1 para o governo e outra para realmente ter o serviço.
Olha só:
IPVA e Pedágio
INSS e Plano de Saúde, Previdência Privada
IPTU+Outros e Taxi, segurança particular, escola particular etc
Orra… eh uma sacanagem… e ainda mais com esse negócio de criarem mais 7k vagas para vereador (tomara que não de certo)… p*** isso eh ou nao eh uma palhaçada ???
Vendo isso que o pessoal não paga imposto mesmo…
Concordo com um dos post’s em que tem muita gente acomodada e esperar o serviço cair no colo… como manutenção de parques, ruas, energia etc… tem muitos serviços que são oferecidos mas que eles só esquecem de divulgar como que o consumidor pode entrar em contato… ou seja, só sabe mesmo quem corre atrás! Mas o problema não são esses tipos de serviços… e sim saúde, transposrte, segurança e educação… esses são os primordiais !!!
O que será que passa na cabeça dessas pessoas que gostam de discutir a origem dos índios comunistas mutantes num tópico da flexibilização da CLT?
Voltando ao tópico: concordo com o rubinelli e acho que o fundo de reserva deveria ser opcional para quem ganhasse mais de 3 salários mínimos por exemplo. Imagina a grana que o governo tem de FGTS parado ou mal gasto.
[quote=AUser]Eu mandei ontem uma mensagem sobre isso, mas de nada adiantou…
Ok, concordo que alguns gastos (legais) devem ser dados pelo empregador. Por ex: transporte/alimentação (este último varia de acordo com o tamanho d a empresa). Mas alguns outros como plano de saúde, plano dentário, plano de bom humor, etc, esses eu não acho que a empresa tenha a menor obrigação legal, mas moral.
Mas como o que conta é o que tá na lei, não vejo nada demais cara. Parece mais uma questão de “moral” achar que a CLTFlex é errada do que legal.
E eu vi um tal de Max Geringer (sei lá o nome do cidadão) falando que o valor liquido é cerca de 60% do salário.
[]'s![/quote]
não cara, o ruim é que não é só convenio médico ou coisa “não obrigatória” (mais vamos concordar, que uma vaga clt flex com convenio significa “eu te concedo convenio médico pago por vc mesmo”, é no minimo enganador e pilantra)
o ruim é que isso funciona também com transporte, ou outras coisas como aluguém… veja nesse link:
ou seja, vc recebe o seu beneficio “garantido por lei” do transporte, mais ele é descontado do seu salario…
essa informação dos 40% eu tinha me baseado em outro link… esse dai é mais um falando esse valor… mais creio q isso deva variar…
ou seja… uma pessoa (especialmente se for inocente, iniciante) ve la um valor x, se interessa pq é alto, e recebe x/2 pq esta pagando o proprio transporte por exemplo… isso é uma forma de tenta dexa a vaga mais atrativa… e certas coisas devem ser pagas pelo empregador…
então cara… eu até concordo com vc, isso é uma sacanagem mesmo em relação aos impostos, aquestão é que esse esquema de CLT Flex esta sendo usado pra fazer o funcionario pagar os proprios encargos (dever do empregador e não do empregado)
editando… eu respondi e cabei nem dadno a minha opinião…
eu sou a favor de PJ… mais de CLT Flex não…
PJ qualquer um sabe, que vc é contratdo como se fosse uma outra empresa, a pessoa por mais inocente q seja…sabe q é diferente e acaba vendo direito os detalhes…
tem gente até q prefere PJ, preferencia pessoal, motivos proprios… mais ai tb deveria ter os beneficios de um PJ (como por exemplo poder sair na hora que quer… detalhes de subordinação, coisas que caracterizam CLT) mais nem tudo é perfeito, as pessoas na maioria são pilantras e querem tirar vantagem em cima dos outros (e eu não me limitei a empregadores)
enfim… mais eu nunca ouvi falar de alguém que tenha preferencia por CLT Flex… só por CLT full ou PJ…
a uns tempos atras teve a de advogados poderem ignorar rodisio de carros, da policia estar proibida de entrar em um escritório de algum advogado… e sabe deus mais quantas q eu nem sei…
[quote=AUser][quote=eric_jf][quote=eric_jf][quote=saoj] E que eu saiba o México avançou muito na última década, bem mais do que o Brasil. E o Chile?
[/quote]
Assinado em 1994, o Acordo Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta) foi vendido como a salvação para a economia mexicana. Após nove anos de acordo, mais da metade dos mexicanos vive na pobreza, 19% na indigência, e desemprego continua crescendo. Marco Aurélio Weissheimer, Agência Carta Maior, 3 de julho, 2003
E Argentina que foi a bancarota com as ações neo-liberais???[/quote]
Cara, será que você ainda não se tocou sobre sair do foco no tópico??? Pelo amor de deus, cadê o Semancol?!
Discuta isso por MP, é obviamente melhor.[/quote]
Como assim sair do foco do tópico???
Se o topico é justamente sobre flexibilização ou não da CLT, e estou mostrando o que aconteceu com o México e a Argentina com a flexibilização dos direitos trabalhistas e da economia.
Aqui no Brasil, temos uma alta carga tributária que incide diretamente na contratação de pessoal (mão de obra). Cada economia (país) lida com a tarifação trabalhista a seu próprio modo.
A carga tributária é alta na medida que não temos o serviço prestado como manda a constituição. [Esse ponto parece que é consenso]
Só para exemplificar, em países de fato social-democratas, o equivalente deles ao imposto de renda, é altíssimo. Nesses países o cidadão tem assegurado seu acesso a educação até completar o nível superior.
Flexibilizar a CLT não creio ser vantajoso para o empregado, uma questão mais importante agora é o investimento em educação pra garantir o futuro da nação. Mas como fazer isso sendo que o orçamento anda apertado?
Simples, a nação tem que assumir a responsabilidade pelo seu país e enfrentar o estamento que aí está.
Em outras palavras, mudar a política de juros altos+superávit primário. Se todos soubessem o quanto pagamos de juros todos os anos, não caíriamos mais nessa besteira de ficar um brigando com outro por causa de assuntos secundários como: esquerda vs direita, pois, acima de tudo, teríamos em mente que os interesses da Nação se sobrepõe a isso.
Resumindo, se a SELIC estivesse a metade do que é hoje, os srs. ficariam espantados com o o dinheiro que teríamos em caixa, esse gigante que está entre as 10 maiores economias do mundo poderia avançar como nunca.
Como sou novo, acredito que nos próximos 20 anos vou assistir a esse salto!