Olá, há muito tem sefalado em atualizar a legislação trabalhista, para que pessoas que se encontram na ilegalidade (informalidade) passem a ser legais. Leia-se legais como contribuintes que pagam impostos e tudo mais.
Mas fica uma dúvida no ar: “para que reduzir os meus ganhos e sustentar o governo, se o mesmo não faz nada por mim?”
Já pensou se todo mundo pensasse como você? Aceitar CLT “flex” é se rebaixar ao nível dos maus políticos i.e. corrupção. E ainda reclamam…
Verdade.
Acho que você não entendeu, o que coloquei entre aspas é apenas uma representação do que uma pessoa que está na informalidade pensa. Esta é visão que a maioria das pessoas que estão na ilegalidade (irregulares) epnsam, não eu. Assim como muitos membros do GUJ atuo como PJ, pago meus impostos em dia, e acho frustante não ver o valor do imposto cobrado revertido em serviços, ou na melhoria da qualidade (se é que existe) do serviço público.
Pode ser que para alcançar alguns serviços públicos você não esteja conseguindo obter as informações corretas e completas ou esperando que o serviço venha até você.
Nos últimos anos eu tenho visto muita melhoria nos serviços públicos, apesar de haver muito ainda a ser feito. Talvez esteja na hora de você mudar de cidade, não que a minha seja a melhor.
O dia que o Governo fizer alguma coisa pra alterar a CLT e diminuir os encargos em cima dela, eu dou uma volta na Lagoa correndo pelado.
Aliás, porque exatamente aceitar ser contratado como CLT Flex significa se rebaixar ao nível dos políticos corruptos? Não entendi essa relação…
Há sem sombra de dúvidas uma enorme necessidade de rever a legislação trabalhista e trazê-la para o século XXI. Em quanto não redizirem os encargos pagos pelas empresas, ainda haverá informalidade.
Porque assim como PJ isso é fraude.
Concordo. É exatamente isso: e quanto mais gente na informalidade procurando serviços de quem está na formalidade, menos o Estado tem verba pra bancar tudo isso.
Sem querer entrar no mérito, PJ por si só não é fraude.
Enquanto as coisas não mudarem e o governo não se mexer pra baixar os encargos, sempre vão haver pessoas tentando burlar a lei e pagar menos impostos. Também não vou entrar nesse mérito do motivo de quererem pagar menos impostos, se é malandragem das empresas, se é uma tentativa de aliviar um pouco o bolso, ou outra coisa… já falaram isso centenas de vezes aqui. No meu caso, como já falei aqui várias outras vezes, eu não me importo com a forma de contratação. Se é fraude ou não, pouco me importa. O que me importa é ter um valor líquido mensal/anual que eu considere justo. Além do mais, com mais de 70% do mercado oferecendo vagas diferentes de CLT, qual opção sobra pra maioria? Infelizmente a realidade é essa.
Outra coisa, sinceramente, quanto menos impostos eu pagar pro governo, melhor. Não entendo, por exemplo, porque eu tenho que pagar INSS, já que o sistema de saúde é um caos e a previdência então, nem se fala. Prefiro pagar meu próprio plano de saúde (e olha que até esses já não estão lá essas coisas) e minha previdência privada. Porque eu tenho que pagar IPVA, se andar nas ruas é a mesma coisa que participar do Rally Paris-Dakar, ou então quando eu ando numa estrada de primeira, como a Dutra, eu tenho que pagar pedágio? Se eu citar outros exemplos aqui então, vou ficar até amanhã escrevendo…
Se querem achar que a minha forma de pensar está errada, tudo bem, eu compreendo, mas eu tenho a consciência tranquila sobre o que eu faço. O que eu acho justo pagar, eu pago numa boa, não me importo, contanto que não me sinta roubado. Agora, quem quiser continuar tapando o sol com a peneira achando que pagando menos impostos deixa de dar menos verba pro estado investir, tudo bem. Eu não discuto mais.
É sim. Serve para disfarçar um vínculo empregatício. O que constitui um vínculo empregatício já foi discutido aqui em outros tópicos.
Mas importa para a maioria. Trabalhar de PJ não é uma opção, é a única saída para alguns se não quiserem morrer de fome. Por causa de pessoas como você para cada 10 vagas 9 são para PJ. É uma desgraça. O mercado de trabalho é uma m***a por causa disso.
Mas importa para a maioria. Trabalhar de PJ não é uma opção, é a única saída para alguns se não quiserem morrer de fome. Por causa de pessoas como você para cada 10 vagas 9 são para PJ. É uma desgraça. O mercado de trabalho é uma m***a por causa disso.[/quote]
Que bonitinho! Então você é a exceção? aff!
Como falei antes, PJ por si só não é fraude. O que é fraude é a contratação como PJ pra “disfarçar” o vínculo, como vc citou, ou em outras palavras, contratar como PJ pra diminuir os encargos. Eu sei muito bem o que configura o vínculo. Mas uma empresa contratando outra para terceirização de trabalho é PJ da mesma forma, e não é fraude. Um exemplo básico é um banco ou seguradora contratando uma grande consultoria como DBA, Stefanini ou Accenture pra terceirizar seus serviços de TI.
Que maioria?
Isso já está subentendido, não precisa ser dramático.
Por “minha” causa? Por causa de “pessoas como eu” o mercado está assim? Por favor, não force a barra, você sabe que não é bem assim. Até parece que foram as pessoas atrás de emprego que “forçaram” o mercado a se tornar maioria PJ.
A CLT é uma falsa segurança, que só serve para aumentar o custo do emprego, reduzindo salários e vagas.
Qualquer país sensato e sério (e que apenas por coincidência se encontra anos-luz a frente do Brasil) não se mete no mercado de trabalho, deixando os preços serem determinados pelo equilíbrio entre demanda e oferta. Sim: no Brasil há muita gente e pouquíssimos empresários, mas isso é culpa da mentalidade esquerdista que taxa o empresário de burguês ganancioso e egoísta. É muita ignorância misturada com inveja, misturada com a vontade do Brasileiro de arranjar um emprego público e ficar na boa vida mamando nas tetas do estado inchado. Esse é o sonho do Brasileiro.
Só que enquanto houver população haverá respirando empregados. Já em relação aos empresários, do jeito que vai a interferencia e o tamanho do estado, em breve não haverá muitos. E aí? Quem emprega e paga o salário das 200 milhões de pessoas? O governo? Mas sem empresário ele vai roubar o seu dinheiro de quem?
Os esquerdistas não entendem nada de economia, nem de progresso. Não sabem que riqueza é algo que se cria e não algo que pode ser produzido por vontade de um burocrata.
Recomendo a leitura do meu blog sobre isso:
As Cabeças Iluminadas: http://blogs.mentaframework.org/posts/list/7925.page
Eu sou contra flexibilizar. Desonerar, reduzir as alíquotas escorchantes de imposto, isso sim. Agora não é essa a proposta que apresentam.
A solução mágica que oferecem é cortar os benefícios que amparam o trabalhador na hora em que a situação aperta. Eles são paternalistas? São, sim, no sentido mais estrito da palavra. Eles assumem que as pessoas não são capazes de se planejar financeiramente, que se o Estado não criar mecanismos de poupança compulsória, pouquíssimos vão poupar. E quem criou esses mecanismos estava absolutamente certo.
Olhem a situação dos Estados Unidos. Entrando numa recessão com um índice de poupança negativo. Com milhões de trabalhadores que podem ser despedidos amanhã, e não receber um centavo a mais que o salário do dia. É esse o modelo que vocês acham que deve ser implantado no Brasil?
Eu não sou contra o “PJ consciente”. Se você (e o seu cônjuge) tem a disciplina financeira necessária para criar um fundo de reserva, vai com certeza investi-lo melhor que o nosso governo. Se tem alguma experiência e teve o cuidado de não queimar o seu filme, mesmo num mercado ruim, não vai ficar muito tempo parado. Agora o que não dá é o cara que opta por PJ pra pagar as prestações do carro, e não se preocupa em pagar um plano de saúde, muito menos em separar uma grana para o caso de ficar de molho por uns dois meses.
O sistema CLT tem a desvantagem de encorajar empregados e empregadores a manterem a relação trabalhista, mesmo quando ela não vai bem, mas é o preço que se paga por uma estabilidade maior. Na Índia, onde também não existe nada disso, tem empregado que nem se dá o trabalho de avisar que está saindo da empresa. Quando finalmente acham o cara, ele está trabalhando faz dois dias na concorrente, ganhando 10% a mais.
"
Diga-me, quantas “grandes consultorias” outras consultorias podem encontrar na APINFO? É assim que se procura serviços de outra empresa? Em uma site de emprego para profissionais? Quem põe anúncio em site de emprego está procurando empregados, não empresas. Todas as empresas naquele site que usam PJ e pessoas que aceitam isso são fraudadoras e corruptas.
Vai reclamar do Lula agora? Vocês não tem moral para isso. Corruptos.
Só há esse esquema de PJ e CLT Flex porque as pessoas estão dispostas a se submeter a isso. Se fosse mau negócio, não haveria. Sim, ao trabalhar como PJ ou CLT Flex você está perpetuando a fraude e tornando o mercado mais difícil para aqueles que não são corruptos (pois as suas opções de emprego serão muito restritas).
Engraçado que se os salários de TI aumentassem de acordo com o choramingo de empresários que reclamam de falta de mão de obra nós já estaríamos ganhando 20 mil por mês. Os salários não acompanham a alegada “demanda”. Será que tal demanda existe mesmo?
"