CLT vs PJ

Olá pessoal, atualmente estou analisando umas vagas de emprego e estou pensando em mudar para PJ, já que sempre trabalhei como clt e nunca gostei de algumas leis idiotas desse regime de trabalho, além do fato de ter descontos demais.

Como clt, vc tem descontos de:

  • vale alimentação (mensal)
  • vale transporte (mensal)
  • inss (mensal)
  • irrf (mensal)
  • sindicato (anual) 10% do salário
  • gratificação do comerciário (anual)

Tudo isso junto leva uma fatia grande do salário do ano.

Há também as leis celetistas imbecis referentes à falta: se alguém falta durante uma semana onde tem feriado, é decontado 2 dias do salário; se falta 1 dia da semana,é descontado dsr, ou seja, falta celetista é dobrado.

Como PJ, não tem essas porcarias todas, mas tem alguns descontos, certo?

Qual a opinião de vocês? Vejo PJ como uma alternativa mais econômica a esse assalto legalizado desse regime sem bom senso chamado clt !

Trabalhando como CLT vc tem

  • vale alimentação (mensal)
  • vale transporte (mensal)
  • inss (mensal)
  • irrf (mensal)
  • sindicato (anual) 10% do salário
  • gratificação do comerciário (anual)

Embora vc veja tudo isso como despesa, eu que trabalho como PJ, vejo como benefício. A diferença básica entre uma categoria e outra, é que o PJ recebe tudo isso em dinheiro. Mas aí de um jeito ou de outro vc vai precisar gastar com td isso. Concorda ?!!?

  • sindicato (anual) 10% do salário : você não é obrigado a aceitar o desconto. Deve entrar em contato com o sindicado e pedir informações sobre isso.

  • irrf (mensal) : Você vai ter desconto mesmo como PJ

  • inss (mensal) : Você vai ter desconto mesmo como PJ

  • gratificação do comerciário (anual) : esse nunca ouvi falar, mas com certeza deve ser o mesmo caso da contribuição sindical, opcional.

  • vale alimentação (mensal) : com certeza deve ser acordo sindical, dai não tem o que fazer mesmo.

  • vale transporte (mensal) : se você depende de ônibus é vantagem, senão depende, é só pedir que cancelem suas passagens.

Para passar pra PJ o valor da sua remuneração tem que ser bem maior. Não esqueça que com a CLT você ainda tem o FGTS e os 40% em caso de demissão sem justa causa. Coisa que como PJ não terá.

E com PJ poderá não ter férias e nem 13° salario.

Também sou CLT, mas estou com o mesmo pensamento em mudar para PJ.
Tem como vc mesmo pagar tudo isso e receber bem mais do que como CLT.
Basta entrar em uma empresa que te indique um bom contador.

ja tive nos dois mundos e digo

PJ só vale a pena se for igual ao dobro do salario que voce consegue receber como CLT

todo mundo fala que se for maior que 40% ja vale a pena, mais a verdade é que não vale tem que ser o dobro ou mais

CLT as vantagens:
ferias 30 dias nunca conseguir tirar 30 dias sendo PJ
PLR (Participação nos lucros e resultados)
INSS se voce for atropelado amanha pelo menos vai receber uma merreca de aposentadoria
Plano de saude ainda mais se voce for casado, que é o meu caso
Decimo terceiro
Estabilidade se voce ficar gripado no outro dia não tem ninguem ocupando seu lugar, e por sinal voce recebe salario mesmo tando de atestado

Olá,

Essa conversa é bem antiga e vai longe, mas vamos a alguns dados básicos, não vou me ater a legalidade ou não de cada uma das modalidades nem a nada jurídico, vou apenas tentar dizer o que minha experiência no mercado tem mostrado com relação a postura das empresas frente a esses dois tipos de contratação.

Para ser PJ você precisa ter uma empresa aberta, alguns locais aceitam ME(Micro empresa) em outros apenas LTDA (A forma mais comum, aquela onde vc precisa de um sócio).

O ME paga em torno de 6% do valor bruto da nota de impostos.
A LTDA paga em torno de 12% do valor bruto da nota.

PJ tem que ter um contador que costuma cobrar uma fração do salário mínimo por mês, que pode variar de 1/3(tem que dar muita sorte) até 1/1 (tem quem cobre um salário mínimo por mês mesmo), sendo comum a cobrança de 1/2 (isso varia muito em função da região)

Essa informação, sobre qual tipo de empresa a sua contratante aceita é muito relevante, como você deve ter percebido, em função da diferença na carga tributária.

Como PJ você não tem direito a nada do que está declarado na CLT(Férias, 13o, entre outros) então qualquer coisa dessas que você queira deve ser negociada no momento da contratação, não deixe nada em aberto na hora de estipular um contrato, senão depois você pensa “ah, mas poxa, todo mundo tem férias” se não está no seu contrato esquece.

PJ sim te dá uma maior flexibilidade em questão salarial, além de você poder ganhar bem mais, é muito mais fácil negociar um aumento(aqui tem uma ressalva, se a empresa se atém DEMAIS ao contrato ele pode ser um problema nessa questão de aumento salarial, mas o que tenho visto e vivenciado é diferente disso), porém, nada impede que também lhe seja proposto uma redução salarial, diferente da CLT um contrato entre duas empresas pode ter o preço subindo ou descendo, obviamente desde que acordado assim entre ambas as partes.

Antes de pensar em migrar pra PJ você deve mensurar muito bem tudo que estará abrindo mão e incluir isso no salário (se você tem descnto de VT e VR é porque você os recebe, e o valor descontado é inferior ao valor total, logo o desconto vale a pena do ponto de vista total) , VT, VR, convênio médico dentre outros benefícios. Algo interessante que vejo com cada vez mais frequência são empresas oferecendo tais benefícios mesmo para quem é PJ, o que é bem interessante(mas fique atento na hora do contrato!)

Vejo com muita frequência pessoas migrando de CLT para PJ com aumentos de 40 ou 50% no salário e só depois de alguns meses percebem que acabou não valendo a pena por não terem feito as contas de forma correta.

Outra coisa que acho muito interessante na forma de contratação PJ é o conceito de hora aberta que, a meu ver, para quem tem disponibilidade de tempo(e fôlego) pode ser bem rentável, obviamente é bem complicado manter isso por muito tempo mas dá um belo retorno financeiro (especialmente nos projetos atrasados :smiley: onde vc entra pra apagar incêndio)

Também não sou dos maiores fãs da CLT, a meu ver ela estimula o conformismo e a estagnação através de reajustes ridículos e a sensação de ‘estabilidade’, em uma área tão aquecida e rentável mundialmente acho que buscar estabilidade é um desperdício, buscar a empregabilidade, que é a sua capacidade de se recolocar profissionalmente em pouco tempo depois de sair de um emprego é muito mais interessante, rentável e recompensador do ponto de vista profissional e pessoal, por conta das novas experiências.

EDIT:

Algumas outras informações que podem ser relevantes também para quem esteja pensando em migrar de CLT para PJ:

Como PJ você também tem que pagar INSS, porém, pode se limitar ao mínimo que é algo entre 50 e 60 reais por mês(54 acho, não lembro exatamente). Obviamente pagando o mínimo seu benefício também será o mínimo,se a sua preocupação for a aposentadoria sugiro destinar um valor mensal para um investimento de baixo risco e bem rentável a longo prazo como o Tesouro Direto.

Outra coisa também é comprovação de renda, se com CLT basta você apresentar seu contracheque(ou holerite para quem preferir ) como PJ você precisa apresentar um documento chamado DECORE ou seu IR(alguns lugares podem pedir ambos) e esse Decore custa, GERALMENTE, em torno de 10% do valor declarado, ou seja, se você precisa comprovar renda de 3 meses e ganha 6.000 mês terá que desembolsar 1.800 pro seu contador :S. Minha esposa é contadora e comentou que essa prática é comum, cobrar 10% sobre o valor do Decore, enfim, obviamente varia em função do seu acordo com o contador.

Bom, são meus 2 cents, espero que te ajude em sua decisão.

Abs

[quote=Giulliano]Trabalhando como CLT vc tem

  • vale alimentação (mensal)
  • vale transporte (mensal)
  • inss (mensal)
  • irrf (mensal)
  • sindicato (anual) 10% do salário
  • gratificação do comerciário (anual)

Embora vc veja tudo isso como despesa, eu que trabalho como PJ, vejo como benefício. A diferença básica entre uma categoria e outra, é que o PJ recebe tudo isso em dinheiro. Mas aí de um jeito ou de outro vc vai precisar gastar com td isso. Concorda ?!!?[/quote]

negativo…

vc não tem familia não …seu pai não tem plano de saude etc
vale alimentação pode trazer marmita melhor coisa que tu faz e comer ai nas ruas e bares e restaurantes sujos…
entre outras coisas…

apenas guarde 20 ou 30 % do seu salário…

Cliquei em citar ao invés de Editar :oops:

Se alguém paga isso para um contador, é pedir para ser passado para trás, geralmente quem não tem contra-cheque, pode apresentar o extrato bancário de 3 meses. Já utilizei isso.

[quote=soaresinfo][quote=GraveDigger]
Outra coisa também é comprovação de renda, se com CLT basta você apresentar seu contracheque(ou holerite para quem preferir ) como PJ você precisa apresentar um documento chamado DECORE ou seu IR(alguns lugares podem pedir ambos) e esse Decore custa, GERALMENTE, em torno de 10% do valor declarado, ou seja, se você precisa comprovar renda de 3 meses e ganha 6.000 mês terá que desembolsar 1.800 pro seu contador :S. Minha esposa é contadora e comentou que essa prática é comum, cobrar 10% sobre o valor do Decore, enfim, obviamente varia em função do seu acordo com o contador.
[/quote]

Se alguém paga isso para um contador, é pedir para ser passado para trás, geralmente quem não tem contra-cheque, pode apresentar o extrato bancário de 3 meses. Já utilizei isso.[/quote]

Bom, acho que varia bastante, qual foi seu caso exatamente? Você precisou dessa comprovação para o quê ?

Acho bem improvável que tenha sido a compra de um imóvel, ou carro.

Me mudei recentemente pra Aracajú e só extrato bancário não foi suficiente para a locação do imóvel onde estou residindo.Sequer ele + IR.

[]'s

Eu sou PJ atualmente e vou migrar para CLT.

A pior parte de tudo de ser PJ é:
Você passou mau? Vai ter que repor essas horas.
Tá querendo férias? Tem empresa que te dá de 0 a 4 semanas de férias remuneradas.
Tá querendo plano de saúde? Vai ter que tirar do teu bolso.
Tá querendo fazer certificação? Vai ter que ter sorte se a empresa que te contratou, te reembolsar.

A pior parte em ser CLT é:
Salário menor.

Foi a única coisa que consegui pensar até então.

[quote]Eu sou PJ atualmente e vou migrar para CLT.

A pior parte de tudo de ser PJ é:
Você passou mau? Vai ter que repor essas horas.
Tá querendo férias? Tem empresa que te dá de 0 a 4 semanas de férias remuneradas.
Tá querendo plano de saúde? Vai ter que tirar do teu bolso.
Tá querendo fazer certificação? Vai ter que ter sorte se a empresa que te contratou, te reembolsar.

A pior parte em ser CLT é:
Salário menor.

Foi a única coisa que consegui pensar até então. [/quote]

CLT:

  • Você passou mal? Vai ter de ir ao médico pegar atestado, mesmo se estiver vomitando e com diarréia numa fila de fila de 50 pessoas; senão for, vai ser descontado seu dia e mais um ou vários (DSR: se tiver feriado na semana, se for numa segunda etc).
  • Férias? Mesma coisa, há um monte de descontos.
  • Plano de saúde. Mesmo a empresa dando isso, eu aqui pago um particular, pois nunca fico num mesmo emprego por mais de 2 anos, se eu cancelar o meu plano particular, perco a carência.
  • Certificação? Desde quanto a empresa paga a certificação se o cara for CLT? Estou para tirar a minha e esta empresa está pouco se lixando…

Mais: ganho 3k, e é descontado 500 reais do meu salário. No mês passado faltei 2 dias e foram descontados 5 dias!! por causa da porcaria da dsr…

  • Quando era CLT e passa mal, ia ao médico do plano de saúde. não pegava fila nem nada.
  • Férias, qual o problema em ter descontos? Pelo menos você está ganhando. Como PJ tem empresa que não paga nem 1 semana, e se pagar, vai ter descontos.
  • Aqui no RJ os planos são bons. Não sei aí onde você mora, mas por toda empresa que passei, o plano era ponta firme.
  • Atualmente, até a empresa que estou como PJ paga a certificação. Novamente não sei como será aí.

outro detalhe também é que o imposto do CLT é beeem maior… se o PJ em questão for lucro presumido é tipo o dobro, se for simples o triplo…

Uma vez estava fraco e mal do estômago, fui ao hospital e a fila lá era de 100 pessoas só para ser consultada, depois outra fila de 100 pessoas para medicação! E isso pelo convênio!

Por isso que não vou mais ao hospital quando fico com problema no estômago. Fico pior indo lá e enfrentando toda essa fila, às vezes de pé, para algo que podia me curar sozinho através de repouso. Não sei o que é pior… ficar sem atestado, e descontarem 2 dias ou mais, ou enfrentar fila em hospitais.

Bom, acho que varia bastante(…)[/quote]

Isso é verdade, a comprovação de renda para o PJ às vezes vira um grande problema. Em algumas situações pode levar extrato bancário que resolve (mesmo tendo o inconveniente de estarem invadindo um pouco sua privacidade), mas em outras não. Pode ganhar R$10.000,00 por mês que é considerado um “sem renda comprovada”… já vi gente que precisou colocar o contrato de aluguel em nome de parentes porque não rolou de jeito nenhum.

Agora, tem uma vantagem em ser CLT que ninguém citou, mas para mim conta bastante: não ter o trabalho de cuidar da empresa. Não precisa ficar calculando quanto pode retirar para a conta pessoal, não tem que fazer o pagamento daquela pilha de impostos, nem ir no cartório, emitir certificado, entre outras burocracias… todas essas rotinas que acabam levando um certo trabalho para os momentos que deveriam ser livres.

Bom, acho que varia bastante(…)[/quote]

Isso é verdade, a comprovação de renda para o PJ às vezes vira um grande problema. Em algumas situações pode levar extrato bancário que resolve (mesmo tendo o inconveniente de estarem invadindo um pouco sua privacidade), mas em outras não. Pode ganhar R$10.000,00 por mês que é considerado um “sem renda comprovada”… já vi gente que precisou colocar o contrato de aluguel em nome de parentes porque não rolou de jeito nenhum.

Agora, tem uma vantagem em ser CLT que ninguém citou, mas para mim conta bastante: não ter o trabalho de cuidar da empresa. Não precisa ficar calculando quanto pode retirar para a conta pessoal, não tem que fazer o pagamento daquela pilha de impostos, nem ir no cartório, emitir certificado, entre outras burocracias… todas essas rotinas que acabam levando um certo trabalho para os momentos que deveriam ser livres.[/quote]

isso é verdade minha cunhada é pj tem uma retirada de 14 mil e teve que mostrar o extrato da conta bancaria de 3 meses

Sobre a declaração de renda do PJ.
Geralmente é pedido uma cópia da ultima declaração de IR. Nela consta o valor mensal recebido pelo PJ. E ao invés do extrato, pode pedir uma declaração de renda ao contador.

public boolean isCompensaPJ(Double valorOportunidade, Double meuSalario, Boolean aindaSouNovo) {
     if (valorOportunidade >= (meuSalario*2) && aindaSouNovo) {
         return true;
     }
     return false;
}

Chame este método alimentando os parâmetros e terá sua resposta

[quote=blackforce]

public boolean isCompensaPJ(Double valorOportunidade, Double meuSalario, Boolean aindaSouNovo) {
     if (valorOportunidade >= (meuSalario*2) && aindaSouNovo) {
         return true;
     }
     return false;
}

Chame este método alimentando os parâmetros e terá sua resposta[/quote]
Exatamente a escolha que fiz para meu novo emprego! .