Cluster - HttpSession

Bom pessoal, minha duvida é a seguinte:

Montando um cluster, com jboss, como é o comportamento da session ?
Por exemplo, se o meu cluster possui os servidores A,B e C…e o usuario esta conectado no servidor A, ele logou e possui uma Session… Caso o sevidor A fique off, o usuario ira perder a sessão ?

Isso depende da aplicação ou da infra dos servidores ?

muda alguma coisa se eu usar outro web server junto com o jboss ?

obrigado

HttpSession não funciona em cluster.

danieldestro,
existe alguma forma de controlar a session do usuario sem ser pelo httpsession ? pelo EJB por exemplo ?

vlw

Você pode usar um SessionBean Stateful…
E todas as requisições que fizer podem passar por este SessionBean.

Você pode deixar os dados pertinentes à sessão num BD, por exemplo.

vlw pessoal, vou dar uma estudada nestas alternativas…

Ou pode guardar o estado da sessão no cliente. Mas isso é meio tenso hehe

Eu já vi alguma coisa sobre compartilhar sessões em JVM´s diferentes, não seria a mesma coisa?(É, só não sei se é com HttpSession que se faz isso)

Clustering de sessões funciona sim destro, já vi sistemas bem grandes usando isso.

Outra coisa, usando banco de dados para guardar o que pertence a session não escala, caso isso importe.

A forma como é feita a replicação depende inteiramente de como teu container for configurado, mas via de regra todos objetos na tua session devem ser Serializable.

Tem uma penca de coisas que importam, como se replicação por atributo ou por session pode ser feito, se o acesso precisa ser síncrono ou não, tamanho da session (tente não passar de 4-8k), tamanho do cluster, protocolo de replicação, topologia da rede e do cluster, se é replicado, particionado, local-particionado, local-replicado ou sejá lá qual o esquema de seccionamento de objetos for usado.

Clustering só realmente interessa a projetos caros, então não espere que saia barato implementar.