CMM (Capability Maturity Model) - Alguém conhece?

Pessoal,
Só para deixar claro…eu trabalho em fábrica de software ok?!

Não sei se vcs aqui trampam em ambiente de fábrica, mas pelo que eu estou vendo, é uma tendência das fábricas adaptarem o modelo…seja para melhorar ou seja para marketing! :slight_smile:

Vou avisar antes que desçam a lenha de novo em mim! :slight_smile: …o solitário do CMM… :smiley:

ate mais…

Não é possível que estejamos falando sobre a mesma coisa. O meu caso, a produtividade da equipe caiu em torno de 45% e a quantidade de bugs por classe aumentou 15%. E não venha com conversas de que a implantação do programa foi feita incorretamente porque houve apoio de duas grandes universidades (ou seja, uma grande concentração de PhDs trabalhando conosco).

Eu ainda sou da opinião de que CMM/SPICE/CMM-I é modismo. A tendência das empresas estarem correndo atrás de certificações como se fossem o Santo Graal se deve muito mais ao fato desta certificações servirem muito mais como um diferencial competitivo do que como um meio para obterem software de qualidade. Não tenho a audácia de dizer que CMM/SPICE/<adicione-aqui-a-certificação-da-moda> não prestam e não funcionam.
Só acredito que existam meios mais simples, leves, economicamente viáveis e menos burocráticos para que, no final de tudo, você obtenha um software de qualidade tão boa quanto aquele que foi criado seguindo uma cacetada de normas/regras/padrões.

[quote=“Daniel Quirino Oliveira”]Não é possível que estejamos falando sobre a mesma coisa. O meu caso, a produtividade da equipe caiu em torno de 45% e a quantidade de bugs por classe aumentou 15%. E não venha com conversas de que a implantação do programa foi feita incorretamente porque houve apoio de duas grandes universidades (ou seja, uma grande concentração de PhDs trabalhando conosco).

Eu ainda sou da opinião de que CMM/SPICE/CMM-I é modismo. A tendência das empresas estarem correndo atrás de certificações como se fossem o Santo Graal se deve muito mais ao fato desta certificações servirem muito mais como um diferencial competitivo do que como um meio para obterem software de qualidade. Não tenho a audácia de dizer que CMM/SPICE/<adicione-aqui-a-certificação-da-moda> não prestam e não funcionam.
Só acredito que existam meios mais simples, leves, economicamente viáveis e menos burocráticos para que, no final de tudo, você obtenha um software de qualidade tão boa quanto aquele que foi criado seguindo uma cacetada de normas/regras/padrões.[/quote]

Daniel:

Isso prova que cada um implanta o modelo de um jeito…o que é um problema…na empresa CMM Nivel 3 ocorreu o aumento de produtividade e de erros detectados…experiencia propria.

Acredito, por tudo o que foi dito aqui, que o CMM ainda abrange apenas fábricas de software…em outras empresas, pode ate ser que esse modelo ainda não serve.

ate mais…

Richard,

tenho algumas curiosidades… como é feita a certificação? ou melhor quanto tempo os certificadores passam dentro da empresa? (os caras aconpanham o desenvolvimento de um projeto interio?) que empresas estão aptas a emitir uma certificação CMM?

desculpe a ignorância

[quote=“rigolin”]Richard,

tenho algumas curiosidades… como é feita a certificação? ou melhor quanto tempo os certificadores passam dentro da empresa? (os caras aconpanham o desenvolvimento de um projeto interio?) que empresas estão aptas a emitir uma certificação CMM?

desculpe a ignorância[/quote]

rigolin:

Uma empresa que tem uma pessoa certificada do SEI (Instituto de Engenharia de Software) é contrada pela empresa que quer o nível de maturidade. Essa empresa certificadora avalia a situação da empresa a qual será certificada e atua como consultoria mesmo, ajudando a melhorar/criar os processos/procedimentos, e auxiliando os responsaveis da empresa a receber o certificado em escrever e institucionalizar o CMM.

Os consultores não passam o tempo inteiro não…eles vão aleatoriamente na empresa verificar se o que deve ser feito está sendo…se o modelo está sendo escrito/institucionalizado corretamente. Eles acompanham os projetos sim…mas por amostragem e não projetos inteiros.

Empresas aptas a emitir o certificado CMM…até onde sei, a ISD que é uma consultoria respeitada no Brasil todo e tem inclusive no EUA.

QQ duvida sobre CMM, pode me mandar MP ok?

ate mais…

mais uma prova de q o CMM nao atesta nada, a nao ser documentos manipulados exatamente p/ esse fim…

a empresa nao segue diariamente o q o CMM exige…apenas no periodo de certificacao (e olhe lah!!)

Desenvolver softwares pra mim é uma atividade artística como compor uma musica ou pintar um quadro.

Imagine se quando Vinicius de Moraes sentasse no seu banquinho para compor um letrinha tivesse que documentar suas idéias em 235 documentos/artefatos e ainda passar por auditorias e registros de validação e verificação?

Reitero que escrever software é muito mais que um punhado de código em um pseudo-inglês estruturado, é a expressão artística da lógica.

Arte e burocracia combinam?

[quote=“rbarioni”][quote=“richardpeder”]

Os consultores não passam o tempo inteiro não…eles vão aleatoriamente na empresa verificar se o que deve ser feito está sendo…se o modelo está sendo escrito/institucionalizado corretamente. Eles acompanham os projetos sim…mas por amostragem e não projetos inteiros.
[/quote]

mais uma prova de q o CMM nao atesta nada, a nao ser documentos manipulados exatamente p/ esse fim…

a empresa nao segue diariamente o q o CMM exige…apenas no periodo de certificacao (e olhe lah!!)[/quote]

Depende da empresa…eu já disse…se a empresa quer ter CMM para colocar na parede blz…mas eu acredito muito que existem empresas sérias no Brasil que levam a sério os milhoes que gastaram para obter o modelo…ou usa para ter o “diploma” na parede ou usa o modelo certo…vai de cada um…a empresa onde eu trabalho leva o CMM a sério e acima de tudo não faz somente no periodo de certificação não!

Fala ´serio né…só faltava a consultoria ter que ficar como babá, deixando um consultor o tempo todo na empresa…que falta de censo isso…pelo amor de Deus! :?

ate mais…

[quote=“RodrigoSol”]Desenvolver softwares pra mim é uma atividade artística como compor uma musica ou pintar um quadro.

Imagine se quando Vinicius de Moraes sentasse no seu banquinho para compor um letrinha tivesse que documentar suas idéias em 235 documentos/artefatos e ainda passar por auditorias e registros de validação e verificação?

Reitero que escrever software é muito mais que um punhado de código em um pseudo-inglês estruturado, é a expressão artística da lógica.

Arte e burocracia combinam?[/quote]

Desde que bem aplicada a tal “burocracia”, funciona sim…não se pode deixar a “burocracia” atrapalhar o desenvolvimento do projeto…!
O CMM mal aplicado gera uma burocracia…como eu ja havia dito…mas o enfoque do modelo é padronizar o desenvolvimento…gerando “papeis” que ajudam no desenvolvimento…

Escrever musica não é escrever software…!

ate mais…

[quote=“RodrigoSol”]Desenvolver softwares pra mim é uma atividade artística como compor uma musica ou pintar um quadro.

Imagine se quando Vinicius de Moraes sentasse no seu banquinho para compor um letrinha tivesse que documentar suas idéias em 235 documentos/artefatos e ainda passar por auditorias e registros de validação e verificação?

Reitero que escrever software é muito mais que um punhado de código em um pseudo-inglês estruturado, é a expressão artística da lógica.

Arte e burocracia combinam?[/quote]

All programs are poems, it’s just that not all programmers are poets.

http://brazil.joelonsoftware.com/Articles/BigMacsvs.TheNakedChef.html

Marcio Kuchma

[quote=“kuchma”]
All programs are poems, it’s just that not all programmers are poets.

http://brazil.joelonsoftware.com/Articles/BigMacsvs.TheNakedChef.html

Marcio Kuchma[/quote]

Incrível! Tinha pensado em postar esse artigo para justificar o post. :stuck_out_tongue:

Na minha empresa eu vejo todos os dias “Grandes chefes” fazendo big mac’s.

Minha preocupação com CMM e afins é se a criatividade da equipe não será limitada pelo processo.

Alguém postou em algum tópico (acho que foi o Luca) fazendo um paralelo do XP com o jeitinho brasileiro… Acho que é por aí mesmo que vamos conseguir nos diferenciar do resto.

Claro que não! Principalmente em uma fabrica de software! :smiley:

[quote=“RodrigoSol”][quote=“richardpeder”]

Escrever musica não é escrever software…!

[/quote]

Claro que não! Principalmente em uma fabrica de software! :D[/quote]

Por isso que em “linha de produção” o modelo CMM se encaixa muito bem! :slight_smile: :wink:

ate mais…

Richard,

Mais uma coisa:

Sabe por que esses processos/metodologias/modelos normalmente não colam?
Por que é repetitivo, e tudo que é repetitivo é chato, e tudo que é chato é desmotivador.

Equipe desmotivada gera perda de qualidade no produto, que gera insatisfação no cliente.

E cliente insatisfeito gera…???

[quote=“richardpeder”]

Por isso que em “linha de produção” o modelo CMM se encaixa muito bem! :slight_smile: :wink:

ate mais…[/quote]

Ai eu concordo com você. Em linha de produção funciona mesmo!

[quote=“RodrigoSol”]Richard,

Mais uma coisa:

Sabe por que esses processos/metodologias/modelos normalmente não colam?
Por que é repetitivo, e tudo que é repetitivo é chato, e tudo que é chato é desmotivador.

Equipe desmotivada gera perda de qualidade no produto, que gera insatisfação no cliente.

E cliente insatisfeito gera…???[/quote]

Nem todos os níveis são repetitiveis…tipo, o nivel 2 preza ser repetivel pq com projetos realizados com sucessos aprendemos para aplicar em novos projetos.

Sabe cara…não sei aqui quem realmente trabalha em ambiente CMM…mas como eu disse, eu trampo em fábrica e linha de produção é tudo igual…os requisitos entram e o produto sai…entende? eh “linha de montagem” mesmo e nisso o CMM se encaixa perfeitamente…eu não falo pq ouvi falar, falo pq trabalho com isso…trabalho nisso e cliente não fica insatisfeito não, ele curte esse lance do produto ter um processo maduro para ser desenvolvido…pois como vc mesmo falou, desenvolver não é simplesmente fazer codigo…(mais ou menos essas palavras sua… :smiley: ).

ate mais…

uehuehuehue - e eu postei justamente para fazer o contrario… :smiley:

Acho que nesse assunto, em termos gerais, nenhum extremo eh interessante. Se os caras tem uma metodologia/processo que funciona na pratica, ponto pra eles! Os caras souberam aproveitar o que esse negocio tem de bom.

Já sobre o CMM em especifico, nao conheco os detalhes desse tipo de certificacao, entao nao posso opinar.

Marcio Kuchma

[quote=“RodrigoSol”][quote=“richardpeder”]

Por isso que em “linha de produção” o modelo CMM se encaixa muito bem! :slight_smile: :wink:

ate mais…[/quote]

Ai eu concordo com você. Em linha de produção funciona mesmo![/quote]

Então…pode ser que no seu modelo de empresa não funcione…e se vc disser isso, não vou discordar de vc…mas em fábrica o modelo CMM fica perfeito!

ate mais…

uehuehuehue - e eu postei justamente para fazer o contrario… :smiley:

Marcio Kuchma[/quote]

Depende da perspectiva que você analisa… Dinheiro ou Satisfação pessoal?

[quote=“richardpeder”][quote=“RodrigoSol”][quote=“richardpeder”]

Por isso que em “linha de produção” o modelo CMM se encaixa muito bem! :slight_smile: :wink:

ate mais…[/quote]

Ai eu concordo com você. Em linha de produção funciona mesmo![/quote]

Então…pode ser que no seu modelo de empresa não funcione…e se vc disser isso, não vou discordar de vc…mas em fábrica o modelo CMM fica perfeito!

ate mais…[/quote]

Concordo que precisa ter um pouco de padronização… Aqui na empresa o problema é esse, CMM tah na moda, mas a cultura da empresa é bem diferente… Não temos linha de produção, temos um grande software bem modular que em cada modulo trabalham no Maximo 5 pessoas… E muito papel pra pouca gente.