CMM (Capability Maturity Model) - Alguém conhece?

Pessoal,

Trabalho a mais de 1 ano com modelo de qualidade CMM…participei de todo o processo de certificação Nível 2 em uma empresa e agora já estou participando de certificação Nível 3.

Alguém aqui trabalhar em ambiente que tenha CMM?

Se sim, ou não, o que acham deste modelo que está se tornando uma tendência, pelo menos em modelo de fábrica.

O que acham?

Até mais…

Eu trabalhei em uma empresa que tentou certificação CMM-2. Eu sou muito cético com relação a estas certificações de qualidade de processos (ISO-XXXX, CMM, SPICE), pois elas indicam (duhhh!!) que seus processos de desenvolvimento têm qualidade, mas não o seu produto final.
Mas, a minha experiência não foi muito boa. A empresa perdeu muita produtividade (uma vez que a maioria dos processos anteriores que já funcionavam eram baseados em relações informais muito bem consolidadas) e o produto final não teve a mesma qualidade anterior. Acho que CMM pode vir a ser útil para empresas que produzam software em série (aka Sucrilhos) mas é meio complicado aplicá-la em empresas que montam software “sob medida”.

Um problema serio das empresas em que eu trabalhei onde CMM foi discutido, foi que o processo, uma vez “certificado”, nunca era melhorado. E aih eh que tah a bomba-relogio: voce pega um monte de gente que trabalhava bem, mas de uma forma caotica, pega um processo enlatado e joga no colo de todo mundo, mas depois simplesmente esquece disso, e acha que o processo vai resolver tudo.

NAO EH O PROCESSO QUE PRODUZ SOFTWARE. SAO AS PESSOAS.

Uma anta marsupial programando vai ser sempre uma anta marsupial programando, a menos que ela mesma resolva melhorar e aprender a trabalhar direito. 40 antas marsupiais num time, e nao tem processo que faca o software sair no prazo, com qualidade, e atendendo ao que o cliente precisa.

PS: eu sei que antas nao sao marsupiais. :smiley:

Para aqueles que não estão entendendo bulhufas de que está sendo falado.
CMM/SPICE:
:arrow: http://www.sei.cmu.edu/cmm/cmm.html
:arrow: http://www.satisfice.com/articles/cmm.htm
:arrow: http://www.dceconsultants.com/services/iTManagementServices/cMMAndSPICE.html (CMM e SPICE)
:arrow: http://www.netcomuk.co.uk/~ksouthwe/RothSouthwell/ISO_15504.htm

Antas:
:arrow: http://www.saudeanimal.com.br/anta.htm

Marsupiais:
:arrow: http://www.ucmp.berkeley.edu/mammal/marsupial/marsupial.html

Fala pessoal…

concordo com o q foi dito sobre o CMM aki no topico…

onde trabalhava, a empresa tirou certificacao nivel 2…mas pode perguntar a qq profissional de lah se eles entendem o processo…

acho q essas certificacoes soh servem p/ pendurar na parede e mostrar, pq o q acontece na realidade eh uma camuflagem horrivel do verdadeiro processo da empresa p/ q os auditores nao percebam e os clientes nao fiquem sabendo de nada…

concordo com o cv, q quem faz o software sao as pessoas e nao o processo…se seu processo possui qualidade, seu produto saira com qualidade e os clientes virao normalmente…nao precisa de um pedaco de papel assinado por alguma consultoria q diz atestar seu processo como “maturo”…

falow

O que se vê muito por aí é uma grande fachada com o título “Temos a certificação X, façam conosco!!”.

Na prática, acontece muitas vezes da equipe ser surpimida por um processo gigantesco que 90% não entende e outros 9,6% não sabem aplicar.

Outra situação é aquela em que nem a equipe, nem os gerentes e nem os responsáveis pela implantação do modelo esquentam suas cabeças… Isso mesmo! Assuma hoje mesmo sua maturidade no processo de desenvolvimento, venda milhões e não pratique nada ! Por que? É mais fácil ! E as questões contratuais ? Nada que uma boa geração de toneladas de documentos feita em cima da hora por uma equipe especializada não resolva…

É uma opinião extremista, claro (para colocar lenha na discussão). Porém, existem empresas que realmente fazem o que dizem, mas isso depende de cada estilo gerencial.

Isso me fez lembrar de uma coisa: alguém já passou por uma situação do tipo: “preparem suas papeladas pois dia X vai ter auditoria” ?

Se tudo estivesse sendo feito corretamente, pra que :twisted: serve esse aviso ?

mas era assim mesmo qdo iria acontecer alguma auditoria ou treinamento sobre CMM…

mas ae alguem diz: “Pq nao tiravam as duvidas??”

simples: pq nada era passado corretamente p/ os profissionais poderem entender e ter alguma duvida…

[quote=“rbarioni”]Fala pessoal…

concordo com o q foi dito sobre o CMM aki no topico…

onde trabalhava, a empresa tirou certificacao nivel 2…mas pode perguntar a qq profissional de lah se eles entendem o processo…

acho q essas certificacoes soh servem p/ pendurar na parede e mostrar, pq o q acontece na realidade eh uma camuflagem horrivel do verdadeiro processo da empresa p/ q os auditores nao percebam e os clientes nao fiquem sabendo de nada…

concordo com o cv, q quem faz o software sao as pessoas e nao o processo…se seu processo possui qualidade, seu produto saira com qualidade e os clientes virao normalmente…nao precisa de um pedaco de papel assinado por alguma consultoria q diz atestar seu processo como “maturo”…

falow[/quote]

Pessoal…

Tb acho que CMM funcionaria legal numa emrpesa que “fabrica” software…no entanto, estamos vendo agora a vinda do CMMI, ao qual a IBM tem o Nivel 3.

Concordo com o Barioni…não adianta vc querer “enfiar” o modelo nas pessoas…o modelo precisa ser aceito pelos profissionais…eles precisam ter em mente que isso melhora a qualidade dos produtos entregues.
Como o Barioni disse, não adianta falar pro cliente…“Nos temos CMM…bla bla bla…” e por tras ter processos ruins que apenas satisfazem o que os auditores querem…sei como eh isso.

Aqui onde eu trabalho não é assim…todos participam ativamente da certificação…não sei se alguem já trabalhou no ambiente de Nível 3, mas neste nível não tem como enganar consultores e clientes…pq tudo tem que estar escrito…tudo mesmo. Se o processo não está realmente bom, se os profissionais não querem entender o CMM, ou seja, não curtem, o cliente não vai ser enganado…resumindo: ou a emrpesa veste realmente a camisa do CMM, ou perde até o Nivel 2…graças a Deus, aqui, está tudo a mil maravilhas…a chefia ajuda, proporcionando otimo ambiente a todos e uma união de chefes/colaboradores e não existe falso marketing, ou seja, aqui é CMM Nível 2 realmente…e realmente está se passando por um processo de certificação Nível 3 e não “enganando” auditores e clientes.

ate mais…

[quote=“rbarioni”][quote]
Isso me fez lembrar de uma coisa: alguém já passou por uma situação do tipo: “preparem suas papeladas pois dia X vai ter auditoria” ?
[/quote]

mas era assim mesmo qdo iria acontecer alguma auditoria ou treinamento sobre CMM…

mas ae alguem diz: “Pq nao tiravam as duvidas??”

simples: pq nada era passado corretamente p/ os profissionais poderem entender e ter alguma duvida…[/quote]

No Nivel 3 não tem dessas não…existe uma área exclusiva para treinamentos e não “aqueles” workshops, depois ao final dizem…“Não esqueçam! Vcs receberam treinamento!”.

No CMM 3, tem que “matar a cobra e mostrar o pau”… :smiley: :slight_smile:

ate mais…

Richard, me responde uma coisa, que até agora nenhum “admirador” de CMM conseguiu: como vc garante que, por estar seguindo um modelo (nao eh nem processo, eh MODELO! deus do ceu! :shock:), voce consegue entregar o que o cliente quer?

Nao me venha com papagaiada sobre analise de requisitos assinada com o sangue do pobre coitado que te contratou. Eu quero saber como aquele monte de papel gerado por modelos de fabriquinha como o CMM ajuda no cliente em alguma coisa. Papel não produz software :wink:

cv:

Quem vc acha que fez o CMM? O modelo? Vc sabe como surgiu?

O CMM surgiu com um problema do Departamento de Defesa dos EUA…projetos de 4 anos, em 7 anos eles não entregavam…então…papel não faz software…mas será que não ajuda a fazer?! :wink:

Quando vc diz Modelo…vc fala como se esses modelos fossem desenvolvidos por qq um…Deus do ceu digo eu! :shock: :slight_smile:

O CMM foi desenvolvido por profissionais competentes…de muitas areas da informatica…simples explicar como que o CMM pode ajudar…se vc faz alguma coisa sem ordem, sem modelos, e um modelo para ajudar no planejamento…as coisas saem, mas eu acredito que saia “melhor” se existir um “modelo” por tras…verificando, analisando, medindo, controlando, documentando e gerenciando (em negrito, algumas das ações do CMM).

Uma empresa em que um desenvolvedor faz de um jeito, o outro de outro, e pá!!! funciona o sistema…otimo, blz, maravilha!! Dai entra um outro cara…nao sabe direito…pega um prog pra fazer…dai nao consegue…blz…manda embora, contrata outro…mas ops!..pq não treinar esse cara…e deixar capacitado para desenvolver as tarefas…?! Ou treina ou manda embora…! O CMM apoia o treinamento…nivelar conhecimento…todos saibam a mesma coisa…é mais facil de gerenciar, controlar e garantir que todos sabendo a mesma coisa o nivel de conhecimento nivela e o produto sai legal.

Cara, poderia escrever um livro aqui…mas pense de uma forma simples…CMM é um modelo que diz que o produto de software, seguindo modelo terá uma qualidade…e ponto…o Barioni citou os problemas…nos ja vimos isso! Na minha empresa é o contrário…e posso te dizer…em fabrica funciona…eu sei que funciona pq onde eu trabalho dá certo…agora, em “outras empresas” eu nao sei…eu posso dizer que o CMM funciona SIM! Pq hj eu vejo funcionar…mas isso requer dinheiro, cultura para os desenvolvedores, que não aceitam e acham que apenas codificar e o programa funcionar já tá bom…e não é assim…se CMM não fosse eficaz a Motorola, IBM, Xerox, NASA, enfim, essas empresas não gastariam milhoes com ele! :slight_smile:

ate mais…

[quote=“cv”]Richard, me responde uma coisa, que até agora nenhum “admirador” de CMM conseguiu: como vc garante que, por estar seguindo um modelo (nao eh nem processo, eh MODELO! deus do ceu! :shock:), voce consegue entregar o que o cliente quer?

Nao me venha com papagaiada sobre analise de requisitos assinada com o sangue do pobre coitado que te contratou. Eu quero saber como aquele monte de papel gerado por modelos de fabriquinha como o CMM ajuda no cliente em alguma coisa. Papel não produz software ;)[/quote]

Infelizmente a cultura do CMM é dificilima de ser aplicada nas empresas…as pessoas que não aceitam o modelo falam como vc cv…na verdade!

MAs ao entender o modelo e conhecer suas abrangencias as pessoas passam a entender que desenvolvimento não é simplesmente codificar, testes e entregar ao cliente! Deve existir um processo e um procedimento para que isso seja feito corretamente…e essa é uma tendencia…posso te garantir…pelo menos fabricas estao adotando isso como modelo…e os clientes, acima de tudo, aprovam!
Pois é preferivel que gastemos um tempo para garantir a qualidade do produto do que entregar rapido e depois gastar rios de dinheiro com manutenção!

ate mais…

[quote=“richardpeder”]se CMM não fosse eficaz a Motorola, IBM, Xerox, NASA, enfim, essas empresas não gastariam milhoes com ele! :slight_smile:

ate mais…[/quote]

Sera?
um tempo atras tocava eguinha pocoto em tudo quanto eh maldito lugar. Logo, se a globo, o sbt e a bandeirantes passam, e se o “brasil todo” escuta, entao deve ser algo muito bom, nao?!

Rafael

Olá

Richard, estou morrendo de vergonha. Como conhecimento na nossa área é uma coisa com prazo curto de validade, costumo dizer que só tenho 2 coisas para oferecer: honestidade e brilho nos olhos. Então lhe peço desculpas e solicito que não leia com muita atenção o que vou escrever a seguir para não lhe tirar o maravilhoso entusiasmo que está sentindo.

Algumas considerações para os demais amigos…

  1. Brilhante nosso amigo Rafael!!!

  2. Em toda a minha vida de desenvolvedor sempre me interessei por metodologia e me apaixonei por todas que achei que conduziriam a um melhor processo de desenvolvimento. Mas nenhuma delas se mostrou boa para sempre.

  3. CMM é fantástico! Querem saber porque?
    a) Burocratiza o desenvolvimento de software criando mais vagas nas empresas
    b) Dá emprego para certificadores e auditores;
    c) As empresas certificadas passam a ter credibilidade neste nosso mundo com enorme tendência de se impressionar com aquilo que não sabe o que é nem para que serve, principalmente se o nome é uma sigla. Resultado: as empresas aumentam as vendas.
    d) Ajuda muitas outras empresas a venderem ferramentas de controle.

  4. Como é sabido por muitos, a certificação CMM depende MUITO do nome do certificado e do nome do certificador.
    Vocês sabem que a IBM tem uma fábrica de software no andar térreo do prédio da 23 de maio com CMM 3? Alguém aqui conhece algum funcionário da IBM que desenvolva software neste local? Não vale gente da BRQ, OpenConcept, etc. Com certeza o que é feito lá não segue os mesmos padrões que o certificador imaginava que seraim seguidos. Aliás gostaria de conhecer um certificador com coragem de rebaixar a certificação da IBM. E gostaria muito de ver uma outra empresa conseguir a certificação trabalhando da forma como trabalham lá.

  5. Se eu tivesse uma empresa de software com pretensões de exportar ou de vender para Governos, trataria logo de correr atrás da certificação como ferramenta de marketing da mesma forma como alguns aqui ao invés de aprender Java correm atrás da certificação. Mas para mim uma certificação CMM vale tanto quanto minhas certificações Novell. Depois de um certo tempo, a própria evolução da tecnologia passa a dar mais valor ao verso do diploma quando ainda pode servir como rascunho.

  6. Os indianos vendem mão de obra de desenvolvimento há um bom tempo e um monte de suas empresas já possuem CMM nível 5. O Brasil pode pegar este rabo de onda e tentar correr atrás dos indianos.
    Porém, há a possibilidade de escolher outro caminho para ao invés de ficar na rabeira, competir com outros meios oferecendo uma solução alternativa. Neste momento poderíamos usar XP como alavanca. Ao invés da solução burocratizada, controlada, repetida (?), padronizada através de software caro e proprietário, ofereceríamos soluções com agilidade com preços e prazos menores.

[]s
Luca

PUTA MERDA, LUCA! :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley:

Nao tenho nem o que acrescentar. Cara, te devo uma cerveja. Sério :smiley:

Alias, eu tenho uma coisica de nada a acrescentar. Voce colocou dois itens numero 2 :smiley:

Uma empresa pode tirar CMM utilizando XP? Ou tem que usar aqueles processos burocraticos do tamanho do mundo? Pelo que sei, CMM, dependendo do nivel, verifica se vc usa uma metodologia de desenvolvimento bem definida, em constante evolução e blablabla. Então, se minha metodologia é XP, eu consigo um CMM se ela estiver bem estabelecida?

Até.

Olá

Sim.

Em um evento nos EUA, o Klaus (Objective, prevailer, XISPÊ) perguntou ao Watts Humphrey (pai do PSP) se era possível uma empresa obter certificação CMM se seus códigos só possuem documentação nos comentários do código fonte.

Segundo o Klaus contou em uma palestra na FIAP, o Watts primeiro não entendeu nada. Depois disse que sim mas que dependeria do certificador. Se o cara for um Palorchestes (*) nem vai saber o que é XP e não vai certificar.

Na verdade sabemos que nenhuma empresa consegue ser 100% XP. Mas mesmo que seus procedimentos não passem de 80% de práticas XP, isto já parece suficiente para dizer que a empresa possui uma metodologia controlada e repetitiva.

(*) Quadrúpede masurpial já extinto do tamanho de um fusca que viveu no período Mioceno. Apresentava uma pequena tromba no focinho, o que lhe valeu o apelido de “anta marsupial”.

[]s
Luca

[quote=“cv”]PUTA MERDA, LUCA! :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley:

Nao tenho nem o que acrescentar. Cara, te devo uma cerveja. Sério :smiley:

Alias, eu tenho uma coisica de nada a acrescentar. Voce colocou dois itens numero 2 :D[/quote]

PQP, Luca!! Você vai ganhar 2 cervejas (uma minha, outra do cv). Virei seu fã :smiley:

Luca…parabens por sua colocação!

Gostaria apenas de colocar algumas coisas…

Acho legal todas as colocações feitas por todos…isso agrega conhecimento a cada um aqui…e esse é o intuito do forum…mas vamos lá.

Obs: Trabalho em ambiente de fábrica de software

Quando o CMM é bem empregado nos processos, essa burocracia que vc citou não existe, visto que o CMM visa, acima de tudo melhorar o desenvolvimento do software e não burocratizar o mesmo…se burocratiza existem problemas e o modelo não está sendo bem aplicado.

CMM é ferramenta de marketing?!

Sem dúvidas…ter CMM é “selo” para quem tem…no entanto…qual o propósito do CMM…tirar uma certificação Nivel 2 e parar, por ex? A resposta é NÃO. O modelo preza melhoria continua é um modo de vida, ou seja, se o cara tem CMM para fazer bonito pros outros, pega a grana que ta gastando com o mesmo e dá pros funcionários da empresa.

Tudo isso depende muito de cada empresa. Não podemos julgar o que é feito na IBM…acima de tudo, as certificadoras do Brasil (um exemplo muito bom seria a ISD, que é uma referencia em CMM) não certificaria um local sem os minimos de requisitos para que pudesse ter o modelo…agora, o que eles fazem depois que a consultoria fecha a porta da empresa e vai embora, fica dificil, pois CMM não é ISO, que tem avaliações constantes, as avaliações só acontecem quando a empresa resolve subir de nível.
Se o modelo citado acima da IBM da 23 de maio é correto ou não, já não posso responder.

Quando uma empresa resolve se certificar, parte do presuposto que ela seja “imatura”, correto?! Muito bem…quando essa empresa obtem o Nível 2, por exemplo, a consultoria acredita que essa empresa tenha maturidade o suficiente pra saber que se investiu milhoes para que fosse adaptado um modelo na empresa, a mesma não deve deixar de respeita-lo assim que a consultoria vira as costas…isso é um fato.

Acredito muito que quando uma empresa é séria e acredita que o CMM veio não para burocratizar, criar novos empregos (isso seria bom… :slight_smile: , e as vezes cria mesmo!) ou até mesmo deixar “lerdo” o desenvolvimento de um projeto, mas sim ajudar no gerenciamento, medições e ter um controle maior sobre o produto…se pensarmos que, apos a certificação, a empresa pega o “diploma” e cola na parede pra falar que tem, todo ou qualquer modelo, curso, certificação e etc não vai valer nada…seja um curso de novell, seja uma certificação de Java, de Linux, etc.

Os certificados, modelos, seja ele CMM, ISO ou qq outro só vale realmente, ou seja, só pode ser “visto” a essencia dos mesmos quando a empresa tem profissionais que entendem que esses modelos vem para ajudar a empresa e não complicar o trabalho…senão para que ser criados? marketing, interesses financeiros? que seja entao…mas se eles estão ai…pq não utiliza-los de forma legal…

E posso garantir uma coisa a todos vcs…: Uma empresa que emprega o CMM de forma errada (“diploma” na parede) tem previsão de falir após 12 meses da primeira certificação, pois com certeza o CMM mal usado pode ser muiito nocivo para com o relacionamento empresa-cliente.

ate mais…