Além disso, existem outros, também muito bons, feitos em outras linguagens.
A grande questão então é saber qual deles é ideal para o seu caso, já que eles variam em termos de funcionalidade, complexidade de extensão, personalização etc. Por exemplo, eu conheço um pouco do OpenCMS. Acho ele ótimo, muito completo, mas por isso mesmo, por ter inúmeras opções, acaba tendo uma curva de aprendizagem maior que a dos outros gerenciadores e é um pouco mais complexo do que os outros para extensão/personalização.
A dica é, como sempre, vá testando e veja qual deles te agrada mais.
[quote=mvcsouza]Já baixei o OpenCMS para dar uma olhada, mas é um monstro perto do Plone. Só que o Plone aparentemente faz tudo que ele faz com a metade dos recursos…
Enfim, parece não haver ainda concorrente open source e livre à altura do Plone escrito em Java.[/quote]
Acho arriscado fazer esse tipo de comentário, principalmente sobre um produto que não conhecemos. Daí é que podem surgir FUDs e até as flame wars.
Eu já usei um pouco o OpenCMS e conheço gente que já o usou intensivamente em produção, com carga bastante alta, e nunca vi ou ouvi falar de nenhum problema considerável.
Realmente o OpenCMS é muito grande, mas ele também traz muita robustez com ele. Quando vencida a curva de aprendizado, os resultados são muito bons. Não sei quanto ao Plone, mas eu também conheço gente que o usou e nunca ouvi falar nada demais dele. Pelo que me parece é algo como PHP x Java, no quesito complexidade: Java é complexo demais para projetos pequenos e PHP não é suficiente para projetos maiores. Outro CMS que eu poderia citar, e já ouvi comentários muitos bons, é o Alfresco, e também com volume de dados considerável, mas não sei como ele está em relação a licenças.
Um outro CMS que eu também já ouvi coisas muito boas, e parece que está fazendo sucesso, é o Joomla, mas esse também é feito em PHP.
[quote=mvcsouza]Sobre o OpenCMS, basta dizer que para levantar o serviço numa máquina razoável (512MB Ram) levou mais de uma hora para apenas instalar e levantar o serviço. O Plone não leva 5 minutos.[/quote]O OpenCMS usa um esquema de instalação on the fly, quer dizer, você publica o WAR original dele, acessa a aplicação web de instalação pelo browser e depois instala o resto (a aplicação mesmo, sites de exemplo, banco de dados etc). É bem interessante isso. Mas, depois de instalado o OpenCMS carrega como uma aplicação web qualquer, o tempo de carga é normal. Aqui na minha máquina (AMD64 3000, 2GB Ram) leva menos de 1 minuto.
Quem conhece ou ouviu falar sabe que se trata de uma ferramenta incrível com uma estrutura pronta para o que se propôe a resolver.
Aqui na empresa estamos desenvolvendo em Zope/Plone mas sentimos falta de algumas coisas que o Java já se preocupou desde o início. Por exemplo, é muito difícil encontrar uma IDE que integre perfeitamente a linguagem, o servidor Zope e o framework Plone.
Uma outra caracterítisca é o fato do python ser dinamicamente tipado e, portanto, dificulta a tarefa de encontrar erros na fase de compilação.
Mais ainda, o framework exige um conhecimento muito grande de suas estruturas internas para que se consiga fazer algo realmente de qualidade e que fuja um pouco ao padrão do Plone. Isto porque muitas soluções do framework são feitas baseadas em regras de convenção e não por respeito a contratos de Interface que nos impediriam de fazer algo errado. Isto acaba por tornar necessário o conhecimento de toda a convenção por parte do programador.
Contudo, as idéias por dentro do framework são muito bem boladas e resolvidas, incluindo aí a solução de templates, workflow, segurança, exportação, etc.
Eu acho que, para ficar perfeito, bastava o Jlone (implementação em Java do Plone)!
Alguém aí tem conhecimento de algum projeto parecido em Java que seja simples e já usado em produção para CMS?
O Plone é bem completo, mas traz uma complexidade grande com ele também.
Primeiro pela complexidade envolvida com a programação em python. Não pela linguagem em si, mas pela falta de ferramentas decentes que deêm suporte ao programador. É muito difícil encontrar uma IDE que pelo menos dê um autocomplete nas libs do Plone.
Depois pela forma como as soluções são implementadas. Em Java é comum termos uma superclasse para estender ou uma interface para implementar, adicionar poucas linhas e pronto. É difícil você não seguir o especificado. No Plone a maioria da programação python é feita baseada em documentação apenas. Você precisa conhecer de cabo a rabo toda a especificação para poder implementar um produto archetypes, por exemplo.
É por isso que estou à procura de uma solução em Java. Julgo que, mesmo sendo uma solução Java a princípio complexa, o suporte da linguagem ainda é muito maior do que o python.
Sobre o OpenCMS, basta dizer que para levantar o serviço numa máquina razoável (512MB Ram) levou mais de uma hora para apenas instalar e levantar o serviço. O Plone não leva 5 minutos.