Pergunto isso porque estou de olho numa vaga de Cobol e queria saber a opinião do povo.
Cara eu vejo bastantes vagas surgindo para Cobol, agora não sei se é para desenvolver ou se para migrar sistemas antigos.
Eu acredito que mercado não vai faltar.
[]'s
Os coboleiros antigos vão se aposentando e têm de dar vagas para os novos; normalmente agora eles trabalham em algumas consultorias que prestam serviços para bancos, já que as transações bancárias no mainframe ainda costumam ser em Cobol.
Então não vai ser hoje e nem amanhã que o Cobol vai sair do mercado?! Isso ainda vai levar um tempinho…rsrsrsr
São mais os bancos que usam Cobol?
Eu sou suspeitíssimo para falar, já que sempre (nesta minha encarnação) trabalhei com mercado financeiro (bancos, bolsas etc.).
Acho que são mais os bancos mesmo, mas não posso garantir isso, já que não conheço detalhes de mercado de trabalho a esse nível.
Atenção: acho que sejam raros os bancos que empregam diretamente programadores, e ainda por cima Cobol.
Talvez só alguns dinossauros jurássicos às vésperas da aposentadoria, isso se os tais dinossauros não foram “gentilmente” convidados a serem consultores da tal empresa de consultoria que presta serviços para o banco.
Olha, conheço alguns programadores Cobol, a maioria presta serviço pra Banco, pagam bem, tem vagas pra Cobol, mas os programadores Jovens estão preferindo .Net e Java…
Mas quem quizer programar Cobol… ta feito, pagam bem…
8)
"
Uma observação: Não pensem que ao aprender apenas COBOL já vai poder ganhar com isso. Para programar no ambiente Mainframe (95% dos programas feitos em Cobol rodam nele) você deve saber algumas coisas a mais como:
Básico do Z/OS - Atual sistema operacional do Mainframe
JCL (Job Control Language) - Para rotinas Batch o cobol não é sem ele.
Control-M - schedulagem dos JOBs, que são programas feitos com o JCL
CICS - Pense nele como um servidor de aplicação que da suporte para rotinas serem executadas on-line, mas para isso é necessário colocar alguns comandos da própria plataforma CICS
O que vim a mais é lucro (DB2, VSAM, PL\I, SORT, IDCAMS…)
Ah… não fique com medo. O mercado ta tão desesperado por profissionais desse perfil, que as empresas acabam pagando/dando cursos sobre os pontos mensionados a cima.
[quote=thingol]Atenção: acho que sejam raros os bancos que empregam diretamente programadores, e ainda por cima Cobol.
Talvez só alguns dinossauros jurássicos às vésperas da aposentadoria, isso se os tais dinossauros não foram “gentilmente” convidados a serem consultores da tal empresa de consultoria que presta serviços para o banco. [/quote]
Concordo. Mas isso é um problema (visão Cliente) em que alguns casos a consultoria acaba tomando a decisão de regras de negócio, uma vez que a documentação do sistema não está 100% e os funcionários não possuem skill para levantar as regras de négocio/fluxo de dados contidos nos programas
Hum… acho então que Cobol vai dar um up no currículo…
Uma vez eu ouvi a seguinte frase(Semana passada em uma universidade):
A cada três linhas de código para desenvolvimento de sistemas existentes no mundo, uma está em cobol.
Think about this.
Eu sempre trabalhei para instituições financeiras. TODAS utilizavam COBOL.
Edit:
[quote=fabiozoroastro]Uma vez eu ouvi a seguinte frase(Semana passada em uma universidade):
A cada três linhas de código para desenvolvimento de sistemas existentes no mundo, uma está em cobol.
Think about this.[/quote]
Caramba! Eu não sabia disso!!!
E dando uma procurada, encontrei essa:
[quote=thingol]Atenção: acho que sejam raros os bancos que empregam diretamente programadores, e ainda por cima Cobol.
Talvez só alguns dinossauros jurássicos às vésperas da aposentadoria, isso se os tais dinossauros não foram “gentilmente” convidados a serem consultores da tal empresa de consultoria que presta serviços para o banco. [/quote]
Olha… conheço pelo menos duas consultorias que contratam e dão treinamento. Amigo meu era estagiário.
[quote=jaboot]Eu sempre trabalhei para instituições financeiras. TODAS utilizavam COBOL.
[/quote]
Isso mesmo, geralmente grandes empresas do setor financeiro com sistemas antigos, só da COBOL. A vantagem pra você é que, como disseram mercado nao vai faltar, uma vez que grande parte dessas empresas morre de medo de mudar de sistema para um sistem mais novo. Sabe aquela coisa de " em time que ganha não se mexe"? Pois é. Acho que seria realmente um up pra voce.
Agora assim, não é como quem programa em Java, pois você tem um mercado muito restrito, embora existente por, provavelmente, bastante tempo ainda.
- Aham - acho é que é igual a um casamento que você faz quando é muito jovem e obrigado pelas circunstâncias (sabe como é que é, sua namorada ficou grávida, o pai dela tinha um argumento muito forte e você teve de trabalhar muito cedo).
Quando o tempo passou, seus filhos já se formaram e você nem percebeu, porque mal teve tempo para pensar.
Não sei se é bem “um up no currículo”. Acho que é uma opção de vida
Bom, estou trabalhando com Cobol agora e numa roda de amigos ouvi a seguinte afirmação:
“…Cobol não é orientado a objeto, mas eu programo como se ela fosse.”
Daí veio a seguinte indagação: Tem como programar O.O em uma linguagem que não é O.O?
"
[quote=moacirjava]Bom, estou trabalhando com Cobol agora e numa roda de amigos ouvi a seguinte afirmação:
“…Cobol não é orientado a objeto, mas eu programo como se ela fosse.”
Daí veio a seguinte indagação: Tem como programar O.O em uma linguagem que não é O.O? [/quote]
Como já disseram já existem versões do Cobol que implementam orientação a objetos; mas para grande porte / legado duvido muito.
A pessoa deve ter dito isso para vc porque deve estar programando de forma estruturada e não linear; achando isso impactante pensa que é similar, mas está bem beeemmmm loge disto. Mas ainda assim, utilizar o Cobol de forma estruturada é prazeiroso, desafiador e tido como bem avançado dentro da comunidade.
flws
[quote=jaboot]
E dando uma procurada, encontrei essa:
fonte[/quote]
se vc pensar que em Cobol vc só pode usar 64 colunas(começa na 8 e só vai até a 72), faz sentido existirem tantas linhas de código em Cobol =P