Code too large - NetBeans

Pessoal, estou com um problema tão simples de se resolver fora da IDE NetBeans, mas, sinceramente dentro dela não estou conseguindo resolver.
É o seguinte: Minha aplicação tem um frame (JFRAME) principal e vários frames internos (jInternalFrame), o problema é que ao se inserir componentes nos frames internos o NetBeans insere o código que cria o componente em um método chamado initComponent, pois bem, esse método já está com quase 7000 linhas, e quando tento compilar me é informado um erro dizendo que o código está muito grande (code too large). Fora do NetBeans eu criaria um setarComponente para cada frame interno da aplicação (ficaria um código muito mais estruturado do que o código que a IDE cria), mas o NetBeans não permite que eu altere nada no código deste método.
Como poderia resolver isso dentro do próprio NetBeans para continuar a desenvolver a aplicação seguindo a mesma linha de desenvolvimento usada até o momento (ou seja, não queria mudar de IDE e nem quero continuar a desenvolver sem a ajuda de uma, pois seria muito custoso desenvolver uma aplicação toda na “munheca”).
Outra coisa, isso é erro nativo do java ou é uma “gracinha” que o NetBeans está inventando?

Desenvolva cada JInternalFrame em classes separadas e adicione ao JDesktopPane em tempo de execução, porque senão com 7000 linhas você vai estar FUBAR pra depurar erros depois de uns 6 meses que você não mexer nestes códigos.
E também vai ficar um pouquinho mais próximo do recomendado, que é de classes menores e com maior coesão.