Código compilado JRuby executando mais rápido do que o Ruby C

E lá vem bomba!

O novo compilador do JRuby está gerando código mais performático do que o Ruby original escrito em C!

Já é um passo incrível para o projeto e todos envolvidos, inclusive a comunidade, que vai ter uma linguagem de script de altíssimo nível disponível numa das máquinas virtuais mais comuns da atualidade.

JRuby Byte Code Compiler Outperforming Ruby C

Vai demorar um pouco para o JRuby rodar corretamente o Ruby on Rails, é isso? (Pelo que posso deduzir do blog do Nutter)

Mais ou menos, eles estão falando que a estrutura atual do compilador que eles desenvolveram para o compilador do JRuby está gerando código que, executando, é mais rápido do que o Ruby interpretado “normal”.

Mas como eles dizem também lá, ainda estão construindo o compilador e ele ainda não é capaz de compilar todo o Ruby.

É um grande marco realmente, embora não analisei o benchmark a fundo, por que a tempo atras a performace do JRuby era sofrível.

Parece que o Rails 1.0 puro já é compatível com o JRuby… eu já li isso, mas nunca me atrevi a tentar.

no podcast do javaposse ( http://javaposse.com/) o episódio 99.5 fala sobre JRuby com os criadores, vale a pena.

Enquanto a isso, como fica a história da conversão do Ruby (sem ser do projeto JRuby) para o Java 6? Acredito que dessa forma poderão obter resultados melhores, não? Estou ainda aparte desses fatos novos na versão 6.