Código de barras com java

Assunto: Utilizando o padrão “Interleaved 2 of 5” como exemplo, aprenda aqui como renderizar códigos de barra com o java.

Você pode ler este tutorial na íntegra http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.34.1.guj

Por favor, coloque as suas dúvidas e seus comentários sobre este tutorial aqui.
Sinta-se livre para fazer qualquer tipo de pergunta, desta maneira você estará nos ajudando e aos outros usuários!

[quote]Acho que, além de interessante, iremos contruir uma importante fonte de referência em língua portuguesa, orientada a Java, para especificações de códigos de barras.
[/quote]

Parabéns pelo texto tutorial, muito interessante mesmo, e especialmente pela citação acima. Muito importante. A cultutra de um povo é o conjunto do conhecimento, em sua lingua pátria.
:slight_smile:

Abraços,
Alfredo

Caro Administrador. Fico contente quando pesquiso um fórum e encontro soluções como esta. Porém preciso de mais um detalhe.
Como faço para criar um método paint para seu Barcode, de maneira que possa “pintar” a imagem do código em um buffer e em seguida salvar esta imagem em formato gif.
Antecipo que já consegui o código na tela, mas preciso dele em um boleto.
já tenho o método que salva, usando o buffer de uma imagem.
Só falta o método paint para jogar esta imagem do código no buffer.
Como não tenho Frame, não posso usar o paintComponent. (Pelo menos acredito que não posso).

Você pode usar um objeto BufferedImage e obter deste, um objeto Graphics2D. Sendo assim, você poderá renderizar em memória e enviar esse buffer de imagem para impressão.

:smiley: Obrigado, já consegui solucionar o problema.

Primeiramente gostaria de parabenizar este tutorial, pois é um assunto interessante e sem muitos recursos deste tipo disponibilizados na net.
Estou tentando implementar uma geração de boleto via web e gostaria de saber como poderia fazer uso deste recurso disponibilizado por vcs.
Qual método eu chamaria, passando qual parâmetro e qual seria o retorno para eu enviar para a JSP ?? :roll: Obrigado antecipadamente pela ajuda. :smiley:

Quando você usa JSP, em vez de desenhar um bitmap, é melhor e mais eficiente gerar uma tabela HTML contendo quatro tipos diferentes de GIFs ou PNGs: uma barra estreita preta, uma barra estreita branca, uma barra larga preta e uma barra larga branca. (A altura dessas barras pode ser de 1 pixel, e você só precisa ajustar no HTML). Não é preciso desenhar o bitmap. Experimente ver em vários sites que geram boletos o fonte HTML que aparece, normalmente é sempre assim. Dessa forma vocè só precisa de saber qual a definição do padrão 2 de 5.

Blz… O tutorial é exelente e de fácil compreenção, fiquei muito feliz de ter encontrado algo tão bom, já que estou à procura por esse assunto ha muito tempo na internet, porém a solução pro meu problema é um pouco diferente(creio eu), preciso gerer boletos bancários em PDF com o uso do JasperReport e infelismente não estou tendo sucesso por isso peço a sua ajuda, vc sabe ou tem algum material que possa me ajudar? Oh vou tentar explicar bem meu caso: estou trabalhando em um sistema onde uso JSP, STRUTS e JAVA, para este já gerei muitos relatórios usando o JasperReport e tudo correu bem até eu ter que usar uma propriedade do JasperReport chamada “Barcode toll” que já nos mostra as barraspara r nos boletos bancários , logo o meu problema está na passagem do parametro(codNumber, no caso do tutorial) das minha classe java para o JasperReport e então vc tem alguma sugestão? Se há alguma coisa que não ficou claro, por favor me responda para que eu tente esclarecer melhor meu problema OK :?: De qualque forma, muito Obrigado…

Jefferson Chaves.

Olá!
Parece que cheguei mto tarde para buscar este tutorial.
Alguem ainda o tem disponível???
Por favor…

vlw

[quote]Parece que cheguei mto tarde para buscar este tutorial.
Alguem ainda o tem disponível??? [/quote]
Vc não chegou tarde… é que tivemos problemas devido ao “crash” da semana passada.Em poucos dias eles serão reeindexados e estarão plenamente disponíveis…

Pessoal, sou novo aqui no Fórum e trabalho com Oracle, gostaria de saber se posso implementar essa classe Java dentro do banco Oracle e depois utilizá-la nas ferramentas de Desenvolvimento da oracle (Forms e Reports) alguém pode me ajudar com esse exemplo por favor??

grato da compreensão de todos


Júnior Deathão

Gostaria de como os outros, acima, parabenizar o tutorial. Muito explicativo e didático também. Porém eu ainda fiquei com algumas dúvidas… Umas delas é: lá no tutorial dá ênfase a eu “ler um código”(número) e desenhar a barra, mas se eu já tiver a barra e for receber de um leitor ótico esse código, como eu trato!? Aí está o meu “impasse”. Eu tenho que desenvolver um sistema de estoque que tenho que passar os códigos como se fosse numc aixa de um supermercado!! Eae? você(s) tem alguma sugestão pra me ajudar? Muito grata, valeu, galera!

POr favor, alguém me responda o mais rápido possível!

Obrigada! :*

Muito bom o artigo, Parabéns…

Mas eu to precisando de ajuda no seguinte tópico…

Como faço para transformar este código do tipo 2/5 em um código que com alfanumérico?

Tipo o código 128 ou 39.

Grato.

também to precisando de um código de barras no padrão 128…

ao menos a lógica de criação e funcionamento.

Valeu!!!

gostaria de saber se esse código é o mesmo código para indentificar produtos comerciais tipo produtos alimenticios

ola amigos queria saber como que eu faço para jogar o codigo de barras na impresso

Grato

Otimo post Otimo material Otima comunidade, se algueim tiver algum esquema de montagem de codigo de barra fico agradecido tambem!

Os caras saem escrevendo sem nem ver o tutorial…

alguem tem algum exemplo de codigo de barras?