[COLABORAÇÃO] Introdução à TI

Caros, tudo bem?

Sou jornalista e estou montando uma pauta em cima da área de T.I., com o foco na ideia de transição de carreira. Embora seja um mercado que vem num crescimento gigante, é também uma área que, quem é de fora, entende muito pouco, de forma muito vaga. É um projeto que, de certa forma, também é pessoal - penso muito em mudar de carreira e o apelo (pelo menos de mercado) do segmento de tecnologia é muito, muito forte.

Li por algumas horas o fórum, e confesso que muito do que é falado é bem difícil de entender. Então, queria fazer algumas perguntas bem, bem elementares, mas que para quem não é do meio, acho que fazem todo o sentido. Vocês podem me dar uma mãozinha? (:

  • Quais são exatamente os ramos da TI?
  • Em termos de mercado, existe alguma formação e conhecimentos básicos a todos esses ramos? Ou é necessário um nível de especialização necessária é tão grande que, ao escolher um campo (programação x segurança cibernética x IoT, por exemplo), isso impossibilita você trabalhar em outros ramos da TI?
  • Quais são os presuntos básicos de conhecimento para quem nunca, nunca esteve em contato com TI? O que é necessário saber em termos de matemática? Quais outras disciplinas são necessárias? Essas disciplinas básicas são comuns a todos os ramos da TI ou cada ramo pede por disciplinas básicas diferentes?
  • Vocês acham que alguém de ‘Humanas’, que entende do Word mas zero de Excel, pode migrar para a área de TI ou uma formação/ base de exatas é fundamental?

Valeu!

Algumas respostas iniciais, imagino que os colegas vão trazer mais ideias.

Se por ramos, você quer dizer possíveis cargos, são vários. Depende de quão a fundo você deseja olhar (ex: programação para web é bem diferente de programação para sistemas embarcados). Uma busca por “áreas de TI” no Google vai te trazer alguns artigos, dê uma olhada e veja se te satisfaz.

Todos eles envolvem solução de problemas de alguma forma, então seria essa a base. Mas essa é uma resposta genérica. Supondo uma pessoa que parte do zero, diria que alguma familiaridade com computadores e algum domínio de matemática básica e inglês (leitura) são uma base razoável pra maioria dos casos. O resto é aprendido ao longo do caminho, por assim dizer.

Saber ler, escrever e interpretar textos também ajuda. Parece simples, mas é muito comum ver pessoas aqui mesmo não explicarem corretamente seus problemas, ou não entenderem as soluções oferecidas.

Novamente, supondo alguém que parte do zero, algum conhecimento de computadores, leitura, matemática e inglês.

Em termos de matemática, o conteúdo de ensino fundamental seria o suficiente.

Diria que soft skills, principalmente comunicação, estão cada vez mais em demanda, visto que o “cara de TI isolado no canto do escritório” não é algo realista há décadas.

Considerando que o que citei é basicamente o conteúdo do ensino fundamental e parte do médio, creio que sim.

Sim.

O que é base de humanas nesse contexto?

Abraço.

Obrigado pelas palavras, meu caro! Um ponto a ponto rápido:

Esse é o ponto da questão. Mas deixa eu dar uma complicada então: a formação desses profissionais é completamente distinta? Independente da área de TI a seguir, existe uma base comum a todas essas áreas? A grosso modo, se decido seguir na área de Defesa Cibernética, isso elimina uma carreira em programação ou IoT ou IA? Num paralelo, seria como estudar engenharia mas ir para o lado da civil ou da química - em outras palavras, coisas que tem muito pouco em comum e formam profissionais completamente diferentes?

Essa questão parece banal, mas é muito importante. Porque é batata: praticamente todas as pesquisas que faço vejo que quem está disposto a fazer uma transição de carreira já está na área de exatas - engenheiros, gente da área contábil e por aí vai. Acho que há uma resistência (pra não falar medo) de pessoas com formações em Humanas com a área de tecnologia em muito por essa ‘base’ que, desde lá de trás (escola, ensino médio), não foi bem construída.

Era pra ter saído ‘exatas’, mas já consertei no post!

Algo que você precisa considerar é que formação e ramos de atuação são coisas distintas. Você começou falando em ramos e agora fala em formação. Pra cada um, as respostas são distintas. Por exemplo, alguém formado em sistema de informação pode tanto virar um DBA quanto trabalhar com programação para web, ou para sistemas embarcados, ou com BI.

Considerando formação (cursos e graduações), depende do nível que você analisar. E não é raro existirem profissionais da área que não tem um diploma ou educação formal, simplesmente tendo aprendido tudo por conta própria. Mas os cursos, principalmente superiores, tem currículos com estágios iniciais similares, da mesma forma que você colocou para engenharia. Na maioria dos casos, isso envolve estudo de algoritmos e um pouco de matemática, mesmo em cursos que na base não são de programação (como redes). É isso que você quer saber em termos de “base comum”?

Não elimina. TI é provavelmente uma das áreas com transição mais fácil entre seus ramos.

Em cima disso, minha pergunta pra você é: é sua impressão real (como “alguém de fora”) de que a transição é difícil, ou é só um palpite?

Acho que, antes de pensar em “resistência” (ou medo), é preciso pensar em desinteresse. TI é uma área como qualquer outra, não tem nada de muito especial. Pensando na maioria das pessoas que conheço que atuam em outras áreas, vejo algumas delas tem interesse em certos aspectos de TI, mas nada que as faça mudar de área. Simples assim.

Abraço.

Vou ilustrar isso com uma mostra da minha ignorância: no início da minha pesquisa, eu fui pesquisar por “Curso de TI”, como se TI fosse um disciplina como História, ou Jornalismo. Claro que, agora, percebo que TI é um termo tão genérico, que engloba tanta coisa, que é praticamente eu falar que quero estudar ‘Humanas’ - diz tudo, mas não diz nada.

Sobre formação e ramos de atuação, vou dar um exemplo de porque, na minha cabeça, serem coisas muito similares. Fui pesquisar nos cursos do Senac de EAD e eles oferecem várias graduações na área de TI: “Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas”, “Tecnologia em Banco de Dados”, “Tecnologia em Defesa Cibernética”, “Tecnologia em Segurança de Informação”, “Tecnologia em Gestão da Tecnologia de Informação” e “Tecnologia em Sistemas para Internet”. Vendo tudo isso, parto do pressuposto que são formações bem específicas para cada ramo de atuação. Mas, se eu me graduo em um desses cursos, seria possível eu atuar em uma área coberta por outro curso? Em outras palavras, tem algo em comum na formação de todos esses cursos que, se por acaso eu, que me formei em “Defesa Cibernética”, consigo entender “Sistemas para a Internet” e, especializando um pouquinho, migrar pra essa área?

Isso sana parcialmente minha dúvida. Pelo que entendi, o estudo de algoritmos e matemática é algo que vai estar ali presente em todos os estudos da área de TI, correto? Ou seja, sem essa base forte, fica difícil seguir em frente, independente da área de atuação?

É um palpite, mas baseado em uma impressão pessoal… hehe

Minha relação com a tecnologia sempre foi baseada no fim que ela oferece, e não na construção e origem. Eu leio a Wired, por exemplo, que é uma revista que cobre tecnologia. Mas não sei qual é a relevância de uma publicação assim para quem é da área de TI. Como sou fascinado por temas de geopolítica internacional e já trabalhei diretamente com isso, eu seria capaz de falar com fluência sobre o Stuxnet, o vírus israelense que sabotou o programa nuclear iraniano. Mas, claro, não sei dizer nada a respeito dos aspectos técnicos do vírus, que talvez, seria o interesse de alguém da TI. E, claro, não faço ideia se isso também é relevante/ interessante para vocês… rs

Nisso, discordamos um pouco. Acho que TI é uma área bem especial, porque lida, num nível mais profundo, com informações e pensamentos que são pouco claros para quem é de fora da área. Claro, só especialistas podem falar bem a respeito de suas áreas de atuação, mas pegue o caso da medicina: complexa, complicadíssima, mas que muita gente se arrisca a dar pitacos porque, enfim, é algo do dia a dia, que atinge muita gente por muitos meios - que seja a pessoa se informar sobre o Coronavírus na TV.

Já a TI, vista de fora, é tratada como um campo quase homogêneo (“tecnologia”), sem nunca lidar com todas as complexidades da área. Por isso, não acho que seja o caso de desinteresse. A ignorância (falta de conhecimento) é que gera essa resistência/ medo. Como eu não tenho amigos ou pessoas próximas da TI, eu não poderia sequer te dizer que tenho interesse em “certos aspectos” de TI, porque não sei nem quais seriam esses aspectos. Mas bem, pelo menos o interesse em aprender eu tenho!

(Mas confesso que não entendi nada disso de DBA, sistemas embarcados e BI… hehehe)

Abraços e obrigado pela troca de ideias. Tá massa acompanhar!

Aqui tem alguns exemplos do queno @TerraSkilll falou https://www.indyxa.com.br/blog/ramos-que-o-profissional-de-ti-pode-atuar/

Obrigado pela dica e pela resposta, @javaflex! E obrigado também ao @TerraSkilll pela atenção. Passei os últimos dias fazendo pesquisas e, pouco a pouco, as coisas vão fazendo um pouco mais de sentido. Em breve (dentro de alguns anos… hehe), talvez possamos conversar de igual para igual.

Abraços!

Pessoal, tudo bem? Só queria retomar esse thread por um motivo bem peculiar:

Aqui foi o primeiro lugar onde plantei a semente de me envolver com a área de tecnologia. Como dá pra ver por esse tópico (e outros que criei), eu não sabia absolutamente de nada. Na época, fiquei sem entender muita coisa do que foi escrito por aqui.

Enfim, a vida seguiu e… hoje faz 8 meses que trabalho profissionalmente, com carteira assinada e tudo, como desenvolvedor backend.

Então, meus agradecimentos aí ao @TerraSkilll e ao @javaflex que me deram atenção por aqui. E me coloco à disposição pra bater um papo com qualquer um que esteja pensando em fazer migração de carreira e, assim como eu, não sabia nem o que era TI direito. Sou a prova viva de que, sim, é possível fazer acontecer… hehe!

Abraços!

3 curtidas

Parabéns pela conquista! Agora vai uma provocação: programação não é para qualquer pessoa.

Pode sim, eu trabalho com desenvolvimento há mais de 20 anos, mas não manjo quase nada de Word e Excel. :man_shrugging: