Collection não tem get(int)!

Estou pasmo :shock:
Hj descobri q a interface Collection não possui um método get(int) !!! :shock:
Pq não? É um método muito usado por classes/intefaces usadas como List, ArrayList, LinkedList, HashSet…
Sei q é possivel pegar os elementos usando um iterator(oq é muito recomendado), mas não seria util um método get para todas classes q implementam a Collection? Afinal, ela tem o método add(Object).

:?: :roll: :?:

é isso mesmo… heheh

se vc quiser um get por indice tem que usar uma implementação de List.

[]'s

acho que é por causa disso: “A collection represents a group of objects, known as its elements. Some collections allow duplicate elements and others do not. Some are ordered and others unordered.”

por ex: nenhuma classe que herda de AbstractQueue tem get(int), enquanto todas que herdam de AbstractList tem get(int)

A interface Collection representa o conceito mais abstrato, que é uma coleção de objetos. Não se pode assumir nada sobre a ordenação, indexação ou duplicação de elementos.

Já a interface List adiciona posicionamento aos elementos, isto é, cada elemento possui um índice numérico sequencial. Seria uma representação abstrata de um array, com a capacidade (opcional) de se adicionar e remover elementos. Uma classe que implemente esta interface deve implementar, além dos métodos da Collection, os métodos extras declarados na interface List.

A interface Set é um caso onde a única alteração é conceitual, isto é, não é adicionado nenhum método além dos já declarados na Collection. O que a interface faz é expressar um contrato, que é o de não haver elementos iguais (equals()) no conjunto.

E a interface SortedSet estende a Set, adicionando o conceito de ordenação natural dos elementos (Comparable/Comparator), mas ainda assim sem índices.

A interface List é a única que fornece métodos de acesso aleatório (indexado), por isso é a única que possui os métodos get(int) e set(int). Já as outras, permitem apenas o acesso através de um Iterator, que abstrai o percorrimento da estrutura de dados interna.

Tetsuo