Queria antes pedir desculpas se esse tipo de questão parece óbvio para esta lista, mas acho que é um assunto pertinente. O que preciso é de um roadmap para melhorar como desenvolvedor.
Trabalho com java já faz 3 anos e sempre senti a necessidade de saber organizar melhor os sistemas do meu trabalho. São muuuuito zoneados e a manutenção é um pesadelo. Isso é certamente o que se procura evitar quando se desenvolve, mas já peguei tudo assim. Como venho de uma formação de engenharia, não tenho nenhuma experiência prática sobre arquitetura de sistemas e portanto me faltam muitos conhecimentos a respeito de como arquitetar sistemas complexos. Sei a respeito do conceito de MVC, da utilidade do Hibernate, do EJB, de Design Patterns, um pouco de DAO e quase nada de UML, entre outras coisas. O que preciso é saber por onde começar.
Em que ordem devo aprender cada assunto? Qual o papel de cada um? Em outras palavras, no desenho de um sistema, qual a ordem em que se emprega cada área de conhecimento dessas?
Tenho uma boa noção do que se trata cada assunto, mas não queria perder tempo aprendendo as coisas na ordem errada. Ia ter que interromper o estudo de um assunto para começar outro do qual o primeiro dependesse.
Fazer um curso de pós como o da PUC (Análise, projeto e gerência de sistemas) vai esclarecer essas dúvidas? Estou pretendendo fazê-lo.
São assuntos distintos mas atrelados. Bom, na minha opinião, se vc estiver bem fixado os conceitos de OO, poderia ter alguma noção de UML, já que no desenho de um sistema, a primeira fase é análise. Feito isso, é importante entender o conceito MVC e do DAO (Persistência). Depois de bem fixados estes, aí sim partiria pras Patterns, EJBs e frameworks (como o Hibernate).
Os cursos do CCE da PUC-RIO não costumam decepcionar.
Já que você é do rio, recomendo também que frequente ás reuniões do riojug: http://www.riojug.org
Como o beto falou, o que você precisa é conceitos, começando do básico.