Colocar arquivo .jar no servidor e aproveitar em aplicação Web

Pessoal tenho alguns arquivos .jar que irão suprir a minha futura aplicação Web com alguns recursos e a futura aplicação cliente (Java Web Start).
O servidor que usamos aqui é o Sun Java Aplication Server Edition 9. Onde eu coloco esses arquivos .jar no servidor para que fiquem disponíveis e possam ser acessados por ambas as aplilcações?
Usando o Netbeans 5.5 fiz um teste e coloquei esses arquivos no lib do meu projeto, acontece que ao compilar o jar vai junto. Como vc para indicar para ele usar o .jar do servidor e não o .jar local da máquina?

Dentro da pasta de instalação do Sun java Aplication Server Edition 9 (glassfish) tem uma pasta chamada lib, vc adiciona os jar´s ali.

Como está sendo a sua experiência com este servidor? Tem valido à pena? É estável?
Há algum tempo atrás, postei um tópico neste fórum pedindo às pessoas que me contassem sua experiência com ele mas ninguém me respondeu :frowning: na época…

[quote=kicolobo]Como está sendo a sua experiência com este servidor? Tem valido à pena? É estável?
Há algum tempo atrás, postei um tópico neste fórum pedindo às pessoas que me contassem sua experiência com ele mas ninguém me respondeu :frowning: na época…[/quote]

Eu tenho usado aqui na empresa, está muito bom, a administração é muito pratica, ele é muito estavel e está deixando o JBoss no chão aqui na empresa.

Cara vou dar uma olhada na sua dica referente a pasta lib.

Só uma dúvida, quando eu estou no Netbeans 5.5 eu preciso adicionar o jar na lib do meu projeto. Se eu fazer isso ao compilar a aplicação a lib que o projeto vai usar é a lib do Netbeans e não a lib do servidor.

Como eu faço para setar para uso a lib do servidor? Fiquei na dúvida quanto a isso.

Respondendo a dúvida do outro colega o pessoal aqui queria utilizar outros servidores (Tomcat) para isso.

Fui eu que insisti para a utilização desse servidor da Sun, achei ele fácil de configurar, seguro e rápido. Hoje ele roda em cima do Linux Red Hat e eu que instalei e configurei, temos dois domínios (um para testes e outro de produção).

Tem um console de administração muito bom via Web, dá para fazer manutenção e tudo mais de qualquer ponto com Internet.

[quote=petter]Cara vou dar uma olhada na sua dica referente a pasta lib.

Só uma dúvida, quando eu estou no Netbeans 5.5 eu preciso adicionar o jar na lib do meu projeto. Se eu fazer isso ao compilar a aplicação a lib que o projeto vai usar é a lib do Netbeans e não a lib do servidor.

Como eu faço para setar para uso a lib do servidor? Fiquei na dúvida quanto a isso.[/quote]

Cara, vc precisa dessa lib no netbeans, para o netbeans entender as classes que estão nessa biblioteca. realmente não sei como fazer isso…
Tem que ver se tem alguma forma de não adicionar essa biblioteca quando o netbeans estiver gerando o seu projeto ou algo parecido.

Cara fala uma coisa, gostaria de usar a interface de adm via Web para lançar o .jar em vez de ir no servidor e colocar na pasta lib como vc disse.
Tem jeito para isso?

Ou pensando diferente em vez de usar um .jar tem alguma outra forma de deixar essa classe visível para as app cliente e para a app web?

Cara, pela administração do glassfish (code nome do Sun app 9) não tem como fazer isso, só no servidor mesmo, outra coisa, vc quer compartilhar esse jar com todas as suas aplicações, tanto web, quanto cliente, dessa forma vc não vai conseguir, mais se vc utilizar EJB´S vc pode fazer isso, tanto o cliente como a aplicação web pode acessar o mesmo EJB no caso. Não seria uma alternativa vc passar essas bibliotecas que estão escrita nesse teu jar em EJB´s? Ficaria mais facil? Ai o Container gerencia as suas instancias? o q vc acha?

Sei, já tinha pensado nisso, cara sei que to enchendo o seu saco mas tira mais uma dúvida: Vamos supor que eu fiz um EJB e coloquei no servidor, como eu faço para que ao construir o projeto no Netbeans ele enxergue esse EJB no servidor e tudo mais? Esse lance do Netbeans é que está me matando.

Cara, para ele “enxergar” é normal, vc adiciona um jar que contém somente as interfaces remotas e locais nos ejb´s, esse jar pode ser gerado pelo netbeans mesmo, vc coloca no arquivo build.xml do projeto que contém seus ejb´s na raiz do projeto netbeans:

<target name="post-dist" description="Service Archive Put">
        <jar destfile="dist/SEU_ARQUIVO_JARjar">
            <zipfileset dir="Document 5-ejb/build/ear-module" includes="br/com/empresa/software/entity/**/*.class"/>
            <zipfileset dir="Document 5-ejb/build/ear-module" includes="br/com/empresa/software/session/**/*Remote.class"/>
            <zipfileset dir="Document 5-ejb/build/ear-module" includes="br/com/empresa/software/session/**/*Local.class"/>
        </jar>
    </target>

Ou seja nas aplicações que vc utilizar os ejb´s vc vai ter somente a referencia para as interfaces remotas, locais e algo em comum que vc queira compartilhar, e só isso que vc precisa para se conectar em um EJB, vc se conecta pelas suas interfaces…
Não se esqueça que para criar um projeto com ejb´s crie um Enterprise Project no Netbeans

Da uma olhada nesse video, ele tem um passo a passo para fazer um EJB no netbeans e um cliente para ele…

http://www.netbeans.org/files/documents/166/523/NetBeans_EJB3.swf

Cara valeu pela força, vou olhar aqui, inclusive o vídeo. Agora preciso estudar esse material, pois programar em Java eu sei (embora não seja avançado) a minha dúvida consiste realmente em como fazer um EJB “conversar” com um app Web e um app Cliente, mas com suas dicas vou estudar e fazer uns testes aqui.
Valeu.