Com.ibm.db2.jcc.c.DisconnectException:

5 respostas
D

Ola pessoal,

Eu tenho uma aplicacao java que executa varias queries…
Sao queries muito pesadas, que passam horas executando…

Acontece que estou recebendo um erro na minha aplicacao…
“com.ibm.db2.jcc.c.DisconnectException”…eu perco a minha conexao e minha aplicacao termina com um NullPointerException…

Gostaria de saber como contornar isso…e como parar aonde deu erro, reconectar e retornar para a mesma query e executar novamente…

Obrigado pessoal!!!

5 Respostas

D

ninguem pessoal ?:frowning:

Guerr

Coisas a fazer:

• Olhar o stack trace da exception para ver se este cara está acontecendo sempre no mesmo método.
  • Olhar na documentação do driver o que significa esta com.ibm.db2.jcc.c.DisconnectException .
  • Tratar este NullPointerException para sua aplicação conseguir se recuperar do erro.

Eu começaria por aí…

D

oi guerra, tudo bem cara?
Entao, concordo com vc…vc ta certo…

so que assim…o ponto seria…
qual a maneira correta de “reconctar” e parar da onde eu estava??

sei que para isso preciso tratar minhas excecoes e tal…mas qual uma boa maneira de fazer isso??

E respondendo a sua pergunta, nao, nao acontece sempre no mesmo metodo!!!

Tks []'s

O

De uma olhada na documentação do drive JDBC e nas configurações do DB2 para ver se não tem algum parametro de tempo de conexão ou timeout ou keep alive que possa ser aumentado, pois tem cara que a conexão está sendo fechada por ultrapassar algum limite deste tipo.

Você está trabalhando com pool de conexões? Se sim, o gerenciador das conexões deveria tratar isto de maneira transparente para você.

Voce está fazendo apenas select? Se sim, voce mesmo pode gerenciar onde parou. Agora se voce está fazendo insert/update/delete, dai voce teria que usar algum recurso extra (save point, commit por quantidade, etc).

Guerr

Boa lembrança!!!

Se você não está utilizando um pool de conexões, a primeira coisa que você deveria fazer era usar!!! Dê uma olhada no jakarta commons que tem um pool pronto para você usar!!

Criado 4 de dezembro de 2006
Ultima resposta 6 de dez. de 2006
Respostas 5
Participantes 3