Olá galera!
Acompanho com frequencia o forum, mas essa é a minha primeira participação…
Tbm estou envolvido em um projeto de migração na empresa onde trabalho. O sistema foi feito em php4, mas tem módulos em php5 (em OO) e outras aplicações client em php-gtk… a idéia inicial era migrar todo pra php5… mas como vcs já devem ter vivenciado, o tal sistema ficou gigante e se
transformou num frankenstein capengo de documentação e horrível de dar manutenção.
Então, qdo decidimos ir pro java, entramos na mesma discussão do “com ou sem frameworks”… Aí entra exatamente o que foi dito num dos primeiros topics dessa discussão: o que determina o uso ou não de frameworks será o porte do projeto e o prazo, afinal, apesar de concordar com o Matheus em preferir fazer “na raça” com JSP e EJBs, o escopo do tal projeto não nos permite a fazer tudo sem frameworks…
Resumindo: estamos usando Struts e Hibernate… iríamos usar o Velocity tbm, mas eu preferi fazer o pessoal ficar só no JSP exatamente pelo fato do layout sofrer constantes alterações e tbm pelo fato de ser produzido por terceiros.
De qualquer forma, isso não impede q em projetos de mesmo porte ou até maiores, se use vários frameworks ou ainda q não se use nenhum…
A minha opinião é que, antes de decidir isso, é necessário que o projetista e o arquiteto (e pq não toda a equipe de desenvolvimento) analisem o escopo do projeto (custo, risco e prazo) e a experiência da equipe… dessa discussão provavelmente saia a melhor resposta sobre “usar ou não os frameworks”.