Com ou sem frameworks?

Olá galera!

Acompanho com frequencia o forum, mas essa é a minha primeira participação…

Tbm estou envolvido em um projeto de migração na empresa onde trabalho. O sistema foi feito em php4, mas tem módulos em php5 (em OO) e outras aplicações client em php-gtk… a idéia inicial era migrar todo pra php5… mas como vcs já devem ter vivenciado, o tal sistema ficou gigante e se
transformou num frankenstein capengo de documentação e horrível de dar manutenção.

Então, qdo decidimos ir pro java, entramos na mesma discussão do “com ou sem frameworks”… Aí entra exatamente o que foi dito num dos primeiros topics dessa discussão: o que determina o uso ou não de frameworks será o porte do projeto e o prazo, afinal, apesar de concordar com o Matheus em preferir fazer “na raça” com JSP e EJBs, o escopo do tal projeto não nos permite a fazer tudo sem frameworks…

Resumindo: estamos usando Struts e Hibernate… iríamos usar o Velocity tbm, mas eu preferi fazer o pessoal ficar só no JSP exatamente pelo fato do layout sofrer constantes alterações e tbm pelo fato de ser produzido por terceiros.

De qualquer forma, isso não impede q em projetos de mesmo porte ou até maiores, se use vários frameworks ou ainda q não se use nenhum…

A minha opinião é que, antes de decidir isso, é necessário que o projetista e o arquiteto (e pq não toda a equipe de desenvolvimento) analisem o escopo do projeto (custo, risco e prazo) e a experiência da equipe… dessa discussão provavelmente saia a melhor resposta sobre “usar ou não os frameworks”.

[quote=“wNunes”]Olá galera!

Acompanho com frequencia o forum, mas essa é a minha primeira participação…

Tbm estou envolvido em um projeto de migração na empresa onde trabalho. O sistema foi feito em php4, mas tem módulos em php5 (em OO) e outras aplicações client em php-gtk… a idéia inicial era migrar todo pra php5… mas como vcs já devem ter vivenciado, o tal sistema ficou gigante e se
transformou num frankenstein capengo de documentação e horrível de dar manutenção.
[/quote]
wNunes, isso acontece várias vezes, mas são poucas as vezes que tentam arrumar, parabéns por terem tido. :joia:

Bom, fazer na raça, não quer dizer que vc vai fazer tudo sem frameworks, fazer na raça pode ser usando só as especificações da Sun, é isso que vc se refere? Se for, podes usar JSF, JDO, etc, que são frameworks…

Bom, se já optaram por Struts e Hibernate, é melhor continuar com JSP e JSTL na view mesmo e se possível, colocar o Tiles tb…

[quote=“wNunes”]
A minha opinião é que, antes de decidir isso, é necessário que o projetista e o arquiteto (e pq não toda a equipe de desenvolvimento) analisem o escopo do projeto (custo, risco e prazo) e a experiência da equipe… dessa discussão provavelmente saia a melhor resposta sobre “usar ou não os frameworks”.[/quote]

Concordo com vc neste ponto, mas o que realmente é o ponto crucial, é a experiência e conhecimento da Equipe, não adotar frameworks, não quer dizer que sua equipe esteja pronta para trabalhar, vc pode ter uma Equipe que terá que aprender MVC, JSP, Servlets, etc, o que seria o mesmo de pegar uma equipe que já sabe Java e ensina-los a usar alguns frameworks…

T+

wNunes,
Sem causar polemicas, não existe nenhum sentido em reinventar a roda e depois falar que vc. está usando o seu proprio framework; já existem frameworks padrão de mercado que sem dúvida superam todas as espectativas de desenvolvimento.
Seu Arquiteto de software, análistas, e etc. devem decidir pelo melhor projeto e Patterns que estão ai para serem utilizados. Agora em vz. usar JSP, já olhou para a JSTL e tentou trocar pelas tags do Struts, e pq não usar Tiles ???.
Já que vc. fez opção pelo Struts ( poderia ser WebWork também né :roll: ) , que tal olhar as especificações JSF (JavaServer faces) . E em padrões de projeto que ferramenta será usada???. Vc. usou o termo projeto e projetos possuem prazos. Concordo com o Matheus, mais em produção sou mais sentar com a equipe + Brainstorming ( toró de idéias ), ferramentas, conceitos, padrões metodologias, Junit, persistência, e Análise ==> Projeto ==> Codificação ==> Teste.

:cool: 

Matheus que vc. acha..????? :?:

isso depende de uma série de fatores como já o combinado…
Prazo para entrega,
Conhecimento da equipe,
Querem ficar preso a alguma coisa,

enfim, se boa parte da equipe conhecer o framework pq não então não usa-lo?
Mas se não conhecem, terão que aprender, acho que pode ser sim usado diversos padroes de projeto (eles existem para isso também) que irá facilitar a vida dos desenvolvedores também.
Eu já fiz algumas aplicações no modelo MVC, puramente com Jsp, Servlets e Beans, e quer o resultado? Funcionam do mesmo jeito que a minha aplicação hoje com Struts. Acho que eu teria mais trabalho em ter feito ela com Struts do que com o esta arquitetura.
Persistencia? não sou muito a favor do Hibernate, ou melhor ele é uma boa persistencia, casamento perfeito, com o MySQL, mas no mais se for outro banco vc irá perder várias das funcionalidades do seu BD. Persistencia, creio que um bom modelo seja ela fazer o objeto / relacionamento. Isso já basta ao meu ver… pois vc continua usando as funcionalidades do banco.
bom é este o meu ponto de vista!

[quote=“WilliamSilva”]wNunes,
Sem causar polemicas, não existe nenhum sentido em reinventar a roda e depois falar que vc. está usando o seu proprio framework; já existem frameworks padrão de mercado que sem dúvida superam todas as espectativas de desenvolvimento.[/quote]

Oi William!

Bem, acho q vc não entendeu exatamente qual o meu cenário… na verdade, não estou (e nem sou maluco :cool: ) de querer “reinventar a roda”, muito menos de usar ou criar meu próprio framework… Na verdade, a minha equipe é mista… tem uns q soh conhecem delphi, outros manjam bem PHP 4, outros PHP 5 (já na OO), e a única coisa q todos eles tem em comum é que “já ouviram falar” em struts e hibernate.

O que acontece atualmente é que nós temos um mostro de 7 cabeças e o objetivo é “reorganizar a casa” e migrar tudo (tanto PHP, PHP-GTK e Delphi) para Java… e aproveitar e já migrar o nosso banco do Interbase para Postgresql.

Poder podia… mas como eu já tive contato com Struts e como já estou estudando Velocity a um tempinho, é como vc mesmo disse: “pra q reinventar a roda”, e ter q estudar novos frameworks? :wink:

Abraço!

[quote=“WilliamSilva”]wNunes,
Sem causar polemicas, não existe nenhum sentido em reinventar a roda e depois falar que vc. está usando o seu proprio framework; já existem frameworks padrão de mercado que sem dúvida superam todas as espectativas de desenvolvimento.[/quote]

Oi William!

Bem, acho q vc não entendeu exatamente qual o meu cenário… na verdade, não estou (e nem sou maluco :cool: ) de querer “reinventar a roda”, muito menos de usar ou criar meu próprio framework… Na verdade, a minha equipe é mista… tem uns q soh conhecem delphi, outros manjam bem PHP 4, outros PHP 5 (já na OO), e a única coisa q todos eles tem em comum é que “já ouviram falar” em struts e hibernate.

O que acontece atualmente é que nós temos um mostro de 7 cabeças e o objetivo é “reorganizar a casa” e migrar tudo (tanto PHP, PHP-GTK e Delphi) para Java… e aproveitar e já migrar o nosso banco do Interbase para Postgresql.

Poder podia… mas como eu já tive contato com Struts e como já estou estudando Velocity a um tempinho, é como vc mesmo disse: “pra q reinventar a roda”, e ter q estudar novos frameworks? :wink:

Abraço!