Com que tecnologia eu vou

Sou novo aqui e estou precisando de uma ajuda…

Eu preciso migrar um ERP feito em VB para Java, pensei em usar Swing ou SWT no modelo MVC mas não sei muito bem como fazer isso, eu uso o modelo MVC mas com JSF mas acho que em JSF, JSP ou Struts eu vou sacrificar muito a produtividade já que o software tem muitas telas e algumas muito complexas mesmo, também estou pensando em usar Web Start e EJB’s, mas também não conheço essa tecnologia muito bem…

Como vcs fariam para migrar, lembrando que é um software com muitas telas algumas bem complexas e tem acesso concorrente do banco por parte dos clientes…

Muito obrigado pela ajuda…

Olá, bem vindo!

Qual o prazo para entregar? Se for curto, use o que você já sabe bem.
Se não, gaste um ano pra aprender tudo o que você citou na sua lista (menos EJB) e seja feliz :wink:

O prazo não é curto, como posso separar as sem utilizar EJB se eu for usa Swing ou SWT se é que essa é a melhor maneira de fazer a camada de apresentação nesse caso…

Vc indica algum livro que tenha desenvolvimento de softwares em camadas com Swing ou SWT

Não conheço nenhum livro sobre esse assunto específico. Mas se você ler e entender um bom livro sobre OO e outro bom sobre Patterns, pronto :smiley:

Aconselho fortemente a ler alguns tópicos nas páginas 1 e 2 deste outro fórum:
http://www.guj.com.br/forums/show/12.java

Rafael…

Quanto ao EJB, assim como citou o Lipe, evite ao máximo!!!
Pessoalmente, tenho minhas dúvidas se o EJB vai muito longe!!! hehehe!!!

O bom de se evitar o EJB é que a sua curva de aprendizagem é grande, e existe uma probabilidade de que você não precisa de 30% do que EJB tem para oferecer!!

Vc já ouviu aquela frase assim:
Não tente matar uma formiga com um canhão???
É isso… bom… mais ou menos isso!!! Mas no caso o EJB é um pouco pior!
Pois já é um canhãozinho meio enferrujado e ruim de mira!!!

Dê uma olhada em Spring ou PicoContainer!!! Com eles será possível criar uma aplicação J2EE sem EJB!!!

Outra opção é WebServices!!! Em minha opinião, no seu projeto é melhor evitar!!!

Mas resumindo, acho que Spring é de bom tamanho!!!
Abraços!
Thiago Senna

Pitaco sócio-filosófico-político-abstrato-renascentista-moderno que não é exatamente o que você perguntou:

Para uma boa migração (e eu já fui sabotado por usuários em migrações!) você deveria se preocupar em manter pelo menos o nível que existe hoje de usabilidade e funcionalidades. Faça dessa sua meta inicial.

Se o sistema em questão usa muitos componentes gráficos interativos e dinâmicos, uma interface “prbre” HTML pdoe te prejudicar. Você pode até tentar usar XUL ou algo do tipo, mas mantenha uma interface que seja interessante e, novamente, no mínimo, de igual pdoer que a que os usuários têm hoje (se eles usam o pdoeer desta, clar, pode ser que na verdade eles prefiram simplificar, bata um papo com os operadores :wink: ).

Esse ponto de vista, do usuário, deve semrpe ser levado em conta, porque eles vão te ajudar ou não na migração de uma maneira mais importante do que quando você cria um sistema novo. Cuidado.

Tecnologicamente falando, não dá rpa dizer sem os requisitos de seu sistema. Como é o sistema hoje? O que você pretende mudar? Distribuir? Isolar a persistência? Pintar de verde claro?