Comandos do C# no Java

Olá pessal.
Sou novo aqui no fórum. Sou iniciante em programação e faço estágio utilizando Visual Studio, mas tenho que entregar um trabalho na faculdade em Java.
To utilizando eclipse galileu se não me engano
Queria saber como eu faço os seguintes comandos no Java:

Console.ReadKey(); para que a tela fique parada esperando pressionar enter
int id = Convert.ToInt32(codigo); converter uma string(codigo) num tipo inteiro

Preciso chamar metodo q seta a data:
no C# eu uso DateTime.Now

E se o Java tem uma classe DayOfWeek

Qualquer coisa precisar o coloco o código C# aqui…
Obrigado. Sem mais
Juliano C . Pestili

Você pode utilizar a classe Console do java também. Dê uma olhada no exemplo de leitura de caracteres utilizando ela nesse link http://www.scribd.com/doc/36798641/45/A-classe-Console
A partir do momento que os caracteres estiverem armazenados numa variável string, para converter em um inteiro, uma das formas é Integer.parseInt(String)

Para trabalhar com o console, primeiro crie uma variável do tipo Scanner, associada ao System.in

Depois, só use o método nextLine() para ler dados:

(Embora seja tentador, não use outros métodos como nextFloat() ou nextDouble(), eles são feitos para ler arquivos, e não a entrada padrão).

Para converter um String num inteiro, use o Integer.parseInt:

Esse método lança uma NumberFormatException caso não seja bem sucedido. O java não tem o equivalente ao tryParse.

Existem os equivalentes para Double e Float também. Cuidado, no java a classe Integer representa o int? do C# e o tipo int é equivalente ao int do C#. Então, não use o método valueOf pois ele retorna um Integer e não um int.

Datas no Java são representadas pelo objeto Calendar. Para obter um Calendar com a data do dia, você simplesmente faz:

Consulte o javadoc para ver os métodos para ajustar a data.

Para pegar uma data digitada e transformar num calendar, você usa o método parse da classe SimpleDateFormat:

[code]//Formato que esperamos a data
SimpleDateFormat df = new SimpleDateFormat(“dd/MM/yyyy”);
//Lemos a data do console
String data = scanner.nextLine();
//Transformamos no tipo Date
Date date = df.parse(data);

//Passamos o Date para um calendário
Calendar cal = Calendar.getInstance();
cal.setTime(date);
[/code]

Dê uma olhada nesse site aqui:
http://www.25hoursaday.com/CsharpVsJava.html