Comb Sort: como aplicar?

Olá galera a algum tempo atrás eu fiz uma pergunta sobre Comb Sort aqui, porém como meu trabalho sobre pilhas era para entregar antes deste me envolvi mais com pilhas ( lembrando que as respostas que obtive foram de grande ajuda =] ). Então agora entra o Comb Sort: Tenho este código ( retirado do wikipédia) porém não entendi ele muito bem ( talvez pq ainda não trabalhei com generics ) [code] public static <E extends Comparable<? super E>> void sort(E[] input) {
int gap = input.length;
boolean swapped = true;
while (gap > 1 || swapped) {
if (gap > 1)
gap = (int) (gap / 1.247330950103979);

int i = 0;
    swapped = false;
    while (i + gap < input.length) {
        if (input[i].compareTo(input[i + gap]) > 0) {
            E t = input[i];
            input[i] = input[i + gap];
            input[i + gap] = t;
            swapped = true;
        }
        i++;
    }
}

}[/code]
Alguém poderia me ajudar a entende-lo ? E como seria uma aplicaçãozinha básica, baseada nesse código? ( não precisam me dar o código feito, visto que quero aprender como funciona ) !!! Meu intuito é o de explicar para sala como o código funciona e com referência nesse método de ordenação desenvolver um código para que sirva de exemplo !!!

Eu já tinha falado em trocar

public static <E extends Comparable<? super E>> void sort(E[] input) {  

por

public static void sort(String[] input) {  

para você ficar mais à vontade (o algoritmo continua o mesmo, só que para strings).

Uma forma de você descobrir como funciona o algoritmo é vê-lo funcionar passo a passo. Pegue esse programa e o rode no debugger da sua IDE (Eclipse, Netbeans) para você ver que elementos são trocados com que elementos.

[quote=entanglement]Eu já tinha falado em trocar

public static <E extends Comparable<? super E>> void sort(E[] input) {  

por

para você ficar mais à vontade (o algoritmo continua o mesmo, só que para strings).

Uma forma de você descobrir como funciona o algoritmo é vê-lo funcionar passo a passo. Pegue esse programa e o rode no debugger da sua IDE (Eclipse, Netbeans) para você ver que elementos são trocados com que elementos.

[/quote]
Então cara, o que eu não entendi é o que cada parte do código faz entendeu? No caso desse código para coloca-lo em funcionamento eu teria que fazer uma outra classe que receberia os valores dentro desse vetor input correto?

1. Você tem de jogar esse método dentro de uma classe, para que essa classe alimente esse método com vários dados que você vai usar para testar o algoritmo.

2. Uma forma de você entender o que cada linha faz é:
    a) Ler direitinho o que está escrito naquele artigo de onde você copiou o programa, e
    b) Criar um programa que chama esse método com alguns dados desordenados, e então acompanhar a execução do método linha por linha, usando um debugger. Garanto que isso vai lhe dar uma boa ideia do que está acontecendo - basta ter um pouco de paciência para ver que, aos poucos, os ddos vão ficando ordenados.

[quote=entanglement]1) Você tem de jogar esse método dentro de uma classe, para que essa classe alimente esse método com vários dados que você vai usar para testar o algoritmo.

1. Uma forma de você entender o que cada linha faz é:
    a) Ler direitinho o que está escrito naquele artigo de onde você copiou o programa, e
    b) Criar um programa que chama esse método com alguns dados desordenados, e então acompanhar a execução do método linha por linha, usando um debugger. Garanto que isso vai lhe dar uma boa ideia do que está acontecendo - basta ter um pouco de paciência para ver que, aos poucos, os ddos vão ficando ordenados. [/quote]

Vlw cara, vou testar aqui !!!

[quote=entanglement]1) Você tem de jogar esse método dentro de uma classe, para que essa classe alimente esse método com vários dados que você vai usar para testar o algoritmo.

1. Uma forma de você entender o que cada linha faz é:
    b) Criar um programa que chama esse método com alguns dados desordenados, e então acompanhar a execução do método linha por linha, usando um debugger. Garanto que isso vai lhe dar uma boa ideia do que está acontecendo - basta ter um pouco de paciência para ver que, aos poucos, os ddos vão ficando ordenados. [/quote]

Cara só uma duvida: caso eu somente atribua os dados ao vetor ele deveria mostrar eles sendo organizados no debugger? Estou fazendo desta forma:
edit
O erro acima eu consegui resolver ( o problema era na classe principal que estava como sor.sort(null)), só que agora ele da java.lang.ArrayIndexOutOfBoundsException

Classe Sort

[code]public class Sort {

input[5]="Francisco";
	input[7]="João";
	input[9]="Alex";
	input[3]="Joana";
	input[2]="Aline";
	input[6]="Natália";
	input[4]="Jéssica";
	input[1]="Alexia";
	input[8]="Caio";
	input[0]="Leandro";
	int gap = input.length;  
    boolean swapped = true;  
        if (gap > 1)  
            gap = (int) (gap / 1.247330950103979);  

int i = 0;  
        swapped = false;  
        while (i + gap < input.length) {  
            if (input[i].compareTo(input[i + gap]) > 0) {  
                String t = input[i];  
                input[i] = input[i + gap];  
                input[i + gap] = t;  
                swapped = true;  
            }  
            i++;  
        }  
    }  
}

}[/code]

Classe Principal

public class Principal {

/**
	 * @param args
	 */
	public static void main(String[] args) {
		// TODO Auto-generated method stub
  Sort sor = new Sort ();

sor.sort(args); 

}

}

Fiz um pouco diferente mas consegui. Vou deixar o código caso esteja com a mesma duvida:

[code] import javax.swing.JOptionPane;

public class Sort {
	public static void main(String[] args){
		int i=0;
		String [] preencher= new String [10];
        for(i=0;i<10;i++){
        	preencher[i]=JOptionPane.showInputDialog("Digite o elemento");
        }

int gap = preencher.length;  
	    boolean swapped = true;  

if (gap > 1)  
	            gap =(int) (gap / 1.247330950103979);  		  
	        i = 0;  
	        swapped = false;  
	        while (i + gap < preencher.length) {  
	            if (preencher[i].compareTo(preencher[i + gap]) > 0) {  
	                String t = preencher[i];  
	                preencher[i] = preencher[i + gap];  
	                preencher[i + gap] = t;  
	                swapped = true;  
	            }  
	            i++;  
	        }  
	    }  
	  for(i=0;i<10;i++){ 
	  JOptionPane.showMessageDialog(null,preencher[i]);
	}
	}
	}

[/code]

Porém eu só não consegui entender direito o que esse trecho faz:

while (i + gap < preencher.length) { if (preencher[i].compareTo(preencher[i + gap]) > 0) { String t = preencher[i]; preencher[i] = preencher[i + gap]; preencher[i + gap] = t; swapped = true; } i++; } } for(i=0;i<10;i++){ JOptionPane.showMessageDialog(null,preencher[i]); } } }
Se alguém pudesse me explicar ficaria grato !!!