Tenho 23 anos e até muito pouco tempo atrás me dediquei a outras áreas do conhecimento (começando no curso de sociologia e passando por empreendedorismo). Não satisfeito com o futuro das minhas escolhas, decidi finalmente por programar, levando em conta inúmeros fatores como carreira, receita, usabilidade, afinidade e etc. Mas como podem imaginar, fatores como afinidade passaram longe, visto que não tive atividades relacionadas, ficando a afinidade apenas na esfera da admiração.
Sem medo de ser feliz cheguei ao Alura, enquanto espero pelo SISU 2.0 (plataforma de ingresso nas faculdades públicas) para a tentativa de cadeira em algum curso da área (talvez SI ou Eng Telecom que são as que tenho nota para passar; ciência da computação veio bem alta na minha faculdade de escolha UFF, que foi por onde passei pelos cursos citados). Concluí meu primeiro curso do Alura hoje, após 2 dias de estudos, o Lógica de Programação I, e muitas perguntas pairam na minha cabeça agora. Desculpa ser tão prolixo, mas é realmente extensa a minha dúvida (ou lista de dúvidas) e então igualmente extensa a preparação do terreno.
Na posse dessas dúvidas, quero começar perguntando a quem se dispor a ler esse tanto e responder, qual a expectativa em relação ao conhecimento do programador desde as etapas inicias? Por que pergunto isso? Primeiro porque me ajudaria muito saber o que esperar e saber o que esperam de um aluno em variadas etapas e depois por causa do próprio curso que acabei de terminar. Me explico: o Alura não foi a minha primeira tentativa de começar esse entendimento sobre programação, primeiro procurei por cursos gratuitos como o cursera (inglês não é um problema; sem fluência mas tudo ok, apesar de mais lento que em português, apenas), e tomando um curso de lógica(não exatamente de programação, mas lógica geral, incluindo circuitos) por lá, me deparei com um oferecido pela Universidade de Stanford. Óbvio, eu, garoto, fui me perguntar o que Stanford tinha para oferecer. Comecei o curso, e é bem tranquila a primeira lição mas depois a coisa começa a tomar rumos mais matemáticos e bem pouco práticos, totalmente diferente do curso ministrado aqui no Alura (que eu diria, nem de perto como desmerecimento, ‘‘for dummies’’, que entendo que deva ser uma preocupação com o alcance da informação). E aí vem o complemento à questão: sabendo dessa comparação, é esperado que um aluno comece a entender a lógica de programação dessa forma simples e prática, sem a teoria matemática da aplicação? ou seja: aprendendo fazendo, entendendo a ferramenta em uso e somando esses conhecimentos? Por que a preocupação? A preocupação vem em saber de que forma o conhecimento de programação faz o bom programador; se pelo conhecimento profundo da lógica ou pelo conhecimento massivo e diferenciado das ferramentas das linguagens e etc.
Bom, daí me vem outro terreno a ser explorado. Veja bem, me desculpe se ainda estou escrevendo, mas como disse no título, pra mim vem sendo como começar do zero, acredite. O terreno em questão é o networking e a própria comunidade de desenvolvedores e todos os profissionais de TI (e conhecimentos envolvidos). Que que tem? Bom, não sou nenhum hiper-noob, mexo no computador desde criança mas nunca muito a fundo, apenas não sou aquele tipo que precisa de ajuda pra instalar um programa ou o que seja, sou safo em me virar nas funções mais cotidianas. Perdi (ou ‘‘não participei’’) o timing de quando se é mais jovem e junta a sede de entender os computadores com os amigos nerds e cria essa rede natural de interação e paixão por TI(usando o termo para generalizar a área de conhecimento). Então me falta agora essa estrutura que me permitiria comparar que tipo de conhecimento gera o que, e por aí vai. Então sobre esse terreno de dúvida, gostaria de saber de quem teve saco de ler até aqui, o que fazer quando se começa a programar estando fora desse mundo? E como depois da pergunta sempre faço um adendo: faço essa pergunta na intenção de entender não só onde posso achar pessoas falando sobre programação, afinal aqui estão vocês e tem o GUJ e outros foruns e tal, mas o problema é que é muita informação muito variada e de linguajar muito específico (e pode acreditar, nem sou tão desinformado, mas são anos conhecendo muito pouco a mais sobre a área do que o público geral conhece).
E por agora é só isso, senão ninguém vai ler e quem se der ao trabalho vai querer me matar hahahaha Grato desde já!
ps: quem puder dar indicações de com o que treinar desde o início, seja fazendo o que for, fico grato pela ajuda e aceito desafios.
ps2: o texto foi escrito pra outra galera (do Alura), talvez eu não tenha editado tudo das vezes que me referi a eles, etc.