Estou já a algum tempo pesquisando sobre cursos e livros de Java, mas resolvi que estou meio desafinado em lógica de programação e algoritmos , então estou de volta ao zero , tudo de novo , quero limpar conceitos antigos e poucos usual e partir a ter praticas melhores de programar, até abaixei um software o Visualg, pra iniciar com outra linha de pensamento, depois ataco novamente em uma linguagem de programação, na certa vai ser Java mas bem melhor de se trabalhar.
Você não precisa começar tão do zero, pelo o que entendi já tem base de conhecimento em programação. A base logica não muda.
Se você já programou em algo, recomendo livro Use a Cabeça Java e a apostila grátis da Caelum. Usar pseudocódigo e coisas do gênero na minha opinião só atrasa o aprendizado de algo específico.
Afinal, você vai aprender a programar em java, somente programando em java.
@FelipefillA Lógica pode não mudar mas a maneira como se pensa algoritmos computacionais sim, a maneira de pensar tem que ter uma outra evolução , em uma ocasião comprei o livro da caelum de Introdução à Arquitetura e Design de Software: Uma visão sobre a plataforma Java , você pode acreditar , não consegui ler as primeiras páginas , até parecia um livro de certificação java daqueles mas confusos de todos, um amigo meu ficou com o livro e me disse que eu que deveria mudar de literatura pois o que tinha no livro era além da imaginação, moral da história , eu deixei ele levar a obra pra casa, a gente tem que parar pra pensar , o código não pode estar além de algoritmos e por isso que tudo se torna confuso, estou procurando me renovar cientificamente com outras literaturas focadas em algoritmo computacionais , e algo nesse lado e melhores padrões de projetos.
Esse que você citou já parece mais avançado mesmo. Tentou ver a apostila grátis da caelum? Aquela que vem com conceitos básicos?
De qualquer forma, boa sorte!
Eu mesmo tenho o desafio de apreender programacao funcional. Entendo o que é enfrentar os paradigmas.
Geralmente, quando algo nao é necessário acaba ficando confuso mesmo, ainda mais quando se trata de excesso de engenharia. Se DDD e TDD por exemplo não tem a menor importancia para o atendimento ágil das demandas de minha equipe, nunca serão assuntos digeríveis.
São raras as empresas sérias que usam DDD ou TDD , design de padrões de projetos é um pouco de ficção científica, quero começar do zero e iniciar de algoritmos , estrutura de dados e por ai vai, quanto ao livro que comprei da Caelum eu acho melhor fazer o curso deles do que comprar o livro.
Não tem jeito pra se começar um paradigma novo e necessário zerar o conhecimento e partir pra coisas novas , quem se lembra do Scala nem pegou mais , agora o assunto é Node.js e React.js e por ai vai, o Java que tinha o Spring Framework como solução pratica hoje é duvida em projetos Web que buscam mais dinamismo no Browser