Começando tudo do zero, estudando algoritmos e lógica de programação

Estou já a algum tempo pesquisando sobre cursos e livros de Java, mas resolvi que estou meio desafinado em lógica de programação e algoritmos , então estou de volta ao zero , tudo de novo , quero limpar conceitos antigos e poucos usual e partir a ter praticas melhores de programar, até abaixei um software o Visualg, pra iniciar com outra linha de pensamento, depois ataco novamente em uma linguagem de programação, na certa vai ser Java mas bem melhor de se trabalhar.

E vocês começariam tudo do zero :wink:

Mas qual é a duvida?

@Dragoon Verdade, deixa eu colocar um questionamento !!!

Você não precisa começar tão do zero, pelo o que entendi já tem base de conhecimento em programação. A base logica não muda.

Se você já programou em algo, recomendo livro Use a Cabeça Java e a apostila grátis da Caelum. Usar pseudocódigo e coisas do gênero na minha opinião só atrasa o aprendizado de algo específico.

Afinal, você vai aprender a programar em java, somente programando em java.

1 curtida

@Felipefill A Lógica pode não mudar mas a maneira como se pensa algoritmos computacionais sim, a maneira de pensar tem que ter uma outra evolução , em uma ocasião comprei o livro da caelum de Introdução à Arquitetura e Design de Software: Uma visão sobre a plataforma Java , você pode acreditar , não consegui ler as primeiras páginas , até parecia um livro de certificação java daqueles mas confusos de todos, um amigo meu ficou com o livro e me disse que eu que deveria mudar de literatura pois o que tinha no livro era além da imaginação, moral da história , eu deixei ele levar a obra pra casa, a gente tem que parar pra pensar , o código não pode estar além de algoritmos e por isso que tudo se torna confuso, estou procurando me renovar cientificamente com outras literaturas focadas em algoritmo computacionais , e algo nesse lado e melhores padrões de projetos.

Esse que você citou já parece mais avançado mesmo. Tentou ver a apostila grátis da caelum? Aquela que vem com conceitos básicos?
De qualquer forma, boa sorte!

Eu mesmo tenho o desafio de apreender programacao funcional. Entendo o que é enfrentar os paradigmas.

Geralmente, quando algo nao é necessário acaba ficando confuso mesmo, ainda mais quando se trata de excesso de engenharia. Se DDD e TDD por exemplo não tem a menor importancia para o atendimento ágil das demandas de minha equipe, nunca serão assuntos digeríveis.

São raras as empresas sérias que usam DDD ou TDD , design de padrões de projetos é um pouco de ficção científica, quero começar do zero e iniciar de algoritmos , estrutura de dados e por ai vai, quanto ao livro que comprei da Caelum eu acho melhor fazer o curso deles do que comprar o livro.

Não tem jeito pra se começar um paradigma novo e necessário zerar o conhecimento e partir pra coisas novas , quem se lembra do Scala nem pegou mais , agora o assunto é Node.js e React.js e por ai vai, o Java que tinha o Spring Framework como solução pratica hoje é duvida em projetos Web que buscam mais dinamismo no Browser

Dou graças a Deus por isso. Porque nesses casos o Negócio é mais importante do que brincar de TI.

1 curtida