Gente, sou programador PHP e fiz um curso basico e avançado de Java.
Posso dizer que realmente ajuda, agora o que ensina mesmo é ler livros, a pratica e bons sources, para entender como os mesmos foram feitos.
Sei que consigo fazer um sistema simples de restaurante (produtos, mesas, garcons, pedidos)… Porem a questão do começo, do passo inicial está me “matando”… Alguém já fez algum projeto parecido, pode me dar uma ajuda para começar…
Escolha uma metodologia de desenvolvimento de software(RUP, Praxis, XP, SCRUM etc), que ela descreverá os passos para a construção do seu sistema, desde a modelagem à documentação.
Basicamente você vai começar pela coleta de requisitos, para depois partir para a modelagem do sistema.
Espero que isso seja um pontapé para você
Eu acharia interessante você dar uma olhada em padrões de projeto orientados a objetos…
É isso que estou fazendo atualmente. Está me ajudando muito com essa questão de ‘onde começar’.
Começe sempre começando e terminando pelo cliente.
1) Anote tudo o que o cliente deseja (ouça o cliente muito)
2) Faça a lista de Recursos (pontos importantes do que o cliente quer, ou ele acha que quer... inconstâncias e atributos comuns)
3) Destes recursos, extraia os requisitos e tente montar um esboço de forma informal do sistema (escrito numa linguagem que o cliente entenda, geralmente textual... e não em diagramas)
4) Faça o processo chamado de "Análise de Domínio", que é onde você mostra para o cliente o que você conseguiu abstrair pra ele ter certeza se é realmente aquilo que ele quer. (Estes passos são muito importantes para diminuir o risco das coisas darem erradas no futuro... do que cliente perceber que você não fez o que ele queria e ele, consequentemente não te pagar como você queria... :-) )