Começando um sistema OOP

6 respostas
T

Gente, sou programador PHP e fiz um curso basico e avançado de Java.

Posso dizer que realmente ajuda, agora o que ensina mesmo é ler livros, a pratica e bons sources, para entender como os mesmos foram feitos.

Sei que consigo fazer um sistema simples de restaurante (produtos, mesas, garcons, pedidos)… Porem a questão do começo, do passo inicial está me “matando”… Alguém já fez algum projeto parecido, pode me dar uma ajuda para começar…

Agradeço antecipadamente…

6 Respostas

francislon

Escolha uma metodologia de desenvolvimento de software(RUP, Praxis, XP, SCRUM etc), que ela descreverá os passos para a construção do seu sistema, desde a modelagem à documentação.
Basicamente você vai começar pela coleta de requisitos, para depois partir para a modelagem do sistema.
Espero que isso seja um pontapé para você :stuck_out_tongue:

T

Tem alguma que você acha mais fácil para começar ou então que seria melhor para o meu projeto?

Valeu pela dica!

RichardVaugh

Eu acharia interessante você dar uma olhada em padrões de projeto orientados a objetos…
É isso que estou fazendo atualmente. Está me ajudando muito com essa questão de ‘onde começar’.

rodrigo.ferreira

Começe sempre começando e terminando pelo cliente.

1) Anote tudo o que o cliente deseja (ouça o cliente muito) 
      2) Faça a lista de Recursos (pontos importantes do que o cliente quer, ou ele acha que quer... inconstâncias e atributos comuns)
      3) Destes recursos, extraia os requisitos e tente montar um esboço de forma informal do sistema (escrito numa linguagem que o cliente entenda, geralmente textual... e não em diagramas)