Começar por Java?

Pessoal, boa tarde.
Sou novo aqui no fórum, mas tenho uma dúvida que me persegue há tempos…
Pra começar, atualmente trabalho com suporte técnico, mas sinceramente, cansei e não quero fazer isso p o resto da minha vida…rs…
Então, como já conheço um pouco de programação, decidi mudar de área.
Já conheço (ou pelo menos conheci, já que há tempos não programo) um pouco de C++ e Delphi…mas tracei alguns objetivos e um deles é desenvolver p/ dispositivos móveis e web (isso inclui algumas certificações Java).
Pra deixar de demora, preciso tirar uma dúvida, talvez boba, mas preciso de uma orientação…
Alguns colegas me orientaram retomar os estudos por Delphi e não recomeçar direto por Java.
Quero saber de vcs, que já estão na área também, é mais vantagem eu partir direto pra Java ou estudar um pouco de Delhpi (por ser menos complexo, digamos)?
Uma outra dúvida é: preciso de algum conhecimento prévio que não seja Orientação a Objetos e Lógica de Programação para iniciar meus estudos de Java?
Bom, acho que é isso por enquanto.

Grato,

Petterson Reis

Minha recomendação? Se você quer desenvolver aplicações/aplicativos utilizando Java, pode começar a estudar ja… essa apostila aqui é muito boa pra começar.
Tinha um post parecido com o seu aqui não faz muito tempo.

Se você entende bem os conceitos de Lógica de Programação e Orientação a Objetos, essa apostila vai ser só pra te reacordar, e te acostumar com a sintaxe do Java.

1 - Pretende sair da área de infra já ou pode esperar uns 6 meses a 1 ano? Se pretende sair de imediato, foque no delphi e, quando conseguir, já pule para o java.
2 - Certificações não são tão necessárias, nos locais que trabalhei eram vistas como um algo a mais, só isso. Claro que existem empresas que só contratam certificados, mas é outra história.
3 - Só OO e lógica (diria que mais lógica que OO para começar, depois, equipara).
4 - Eu vim da área de infra, trabalhei por 7 anos com suporte, sei como é isso. Enfim, delphi tem um mercado pequeno perto de java, mas, se você tiver um bom conhecimento, já larga na frente, ganhando uma grana razoável.

Cara, me deram a mesma dica a 4 anos atrás quando fui começar a programar…
São conceitos diferentes…

Se quer trabalhar com Java, Tem de se estudar Java ou Delphi?
Vá pela lógica, e escolherá o Java ^^

Se quer programar para dispositivos Móveis, nem pegue Java…vá direto para Android.
Aprendendo Android, automaticamente você aprende Java.

Java não é dificil, ao contrário, acho muito mais fácil aprender e evoluir do que Delphi…
Por quê Java tem muito mais livros, blogs, forúms, video aulas…e um monte de framework que faz coisas prontas pra você.

Se tiver tempo, a única coisa que aconselho a aprender antes é C básico…
Para ter uma idéia do que são ponteiros etc. Isso irá te ajudar a entender a diferença de Varivel por cópia e Por Referência em Java.

Cara aconselho você a estudar a sintaxe do java bem, mas sempre com foco em frameworks e tals.
Foca em Ejb, Struts, Spring, Maven, JSF, HIBERNATE e não pode faltar Design Patterns e afins, pois essas coisas que mais pega no mercado.
e boa sorte em seus estudos.

Bom galera, obrigado pelas dicas…
Vou partir logo pra o Java então, não vou logo pra Android InsanChess, pq quero ter base na linguagem e, Poo e lógica…saca? Quando a difenrença que comentou sobre ponteiros, vi quando estudei C++ e estrutura de dados na facul, foi pocuo e confuso na época, mas vale a pena dar uma revisada…
Então drsmachado, eu não tenho mta urgência pra sair…acho q uns 6 meses ou 1 ano é um prazo legal…da p estudar um pouco mais…
vejjitt0, os Frameworks são essenciais hj… não tem como trabalhar sem eles, digo, fica mais devagar o processo…rsrs… Mas tenho mto que aprender tb…
Vi um link interessante no iMasters sobre a Curva de aprendizagem Java, percebi que se eu me prender mto à indicação que tem no artigo, vou demorar mais. Acho que posso estudar os conceitos que o autor citou à medida que vou aprendendo a linguagem… no mais, Muito obrigado pela força… Abraço!

Oi,

Não existe a linguagem programática Android.

Respondendo

Pode ir direto para Java.

Esse tipo de informação (conhecimento prévio de outros fatores) será adquirida com o tempo, e não é necessário no início.

Recomendo os livros: Java - Como programar, de Harvey M. Deitel e Use a cabeça! - Java, de Bert Bates e Kathy Sierra p/ você que deseja iniciar no Java.

Tchauzin!

Linaa (ver MP)…obrigado tb pela colaboração…
quanto aos livros só conhecia mesmo o Java- Como programar…
Abraço

Cara, eu comecei por PASCAL, passei por Delphi, e posteriomente comecei com HTML, CSS, então queria fazer sistemas web, aprendi Java Desktop pra posteriormente aprender Java pra Web.

Uma recomendação clara que eu dou, que eu ouvi e hoje acho muito útil pra mim:
Aprenda a aprender. Cara, isso é fundamental, Java está no topo hoje, é das que paga mais… E amanhã? Se vc focar em frameworks, e quando surgir um melhor que todos preferem usar? Temos que estar preparados pra tudo, e o melhor jeito, é estar preparado para APRENDER QUALQUER COISA.

Agora… Quanto ao Java…

Primeiro de tudo, aprenda o Java básico, swing básico, coisas básicas, ENTENDA a linguagem, entenda o comportamento, os erros…

A ÚLTIMA coisa que eu te recomendo fazer é ir para os frameworks, pois eles não te dão base, são úteis, CLARO QUE SÃO, mas não pra quem ta começando, são PREJUDICIAIS, para quem está em início de carreira na programação.

Bom, minhas dicas são essas… Qualquer coisa to a disposição.

Oi, bom dia!

Vai de Java!!!

Comece pelas apostilas da Caelum e pelo livro “Use a Cabeça - Java”.

Abraço,

[quote=vejjitt0]Cara aconselho você a estudar a sintaxe do java bem, mas sempre com foco em frameworks e tals.
Foca em Ejb, Struts, Spring, Maven, JSF, HIBERNATE e não pode faltar Design Patterns e afins, pois essas coisas que mais pega no mercado.
e boa sorte em seus estudos.[/quote]
Eu não diria impossível aprender EJB, Struts, Spring, Maven, JSF, Hibernate e Design Patterns sem saber o básico de java. Mas diria que é praticamente impossível.
Problemas corriqueiros, como NPE, conceitos fundamentais para compreender o que IoC e DI fazem, como uma requisição HTTP é encapsulada, de que forma um objeto pode ser convertido em uma tabela (ou mais).
Algumas coisas que você diz que ele deve focar já fizeram muitos desistirem de java e partirem para .NET, por ser “mais fácil”.
Não que não exista aqueles que conseguem aprender e se virar sem o be-a-bá, mas é muito mais complicado e a curva de aprendizado certamente será maior, tornando o processo mais complicado e chato, para quem aprende.

[quote=Mitidiero]Cara, eu comecei por PASCAL, passei por Delphi, e posteriomente comecei com HTML, CSS, então queria fazer sistemas web, aprendi Java Desktop pra posteriormente aprender Java pra Web.

Uma recomendação clara que eu dou, que eu ouvi e hoje acho muito útil pra mim:
Aprenda a aprender. Cara, isso é fundamental, Java está no topo hoje, é das que paga mais… E amanhã? Se vc focar em frameworks, e quando surgir um melhor que todos preferem usar? Temos que estar preparados pra tudo, e o melhor jeito, é estar preparado para APRENDER QUALQUER COISA.

Agora… Quanto ao Java…

Primeiro de tudo, aprenda o Java básico, swing básico, coisas básicas, ENTENDA a linguagem, entenda o comportamento, os erros…

A ÚLTIMA coisa que eu te recomendo fazer é ir para os frameworks, pois eles não te dão base, são úteis, CLARO QUE SÃO, mas não pra quem ta começando, são PREJUDICIAIS, para quem está em início de carreira na programação.

Bom, minhas dicas são essas… Qualquer coisa to a disposição.[/quote]
That`s the point, man!.
Geralmente quem vem de outras linguagens tem mais facilidade com a sintaxe e as “manhas” da coisa.
Concordo com tudo o que colocou, é importante saber que nada é eterno, tampouco solução para tudo.

drsmachado>>>>>
Falei para ele focar na sintaxe de java primeiramente, depois ele focava em frameworks!
Pois o cara que aprende java e quer arrumar um emprego, mas não quer pegar nada de framework porque acha dificil deve ja parar por ai.
a maioria das vagas do mercado e para trabalhar com eles, você sai de uma vaga que usa Struts e arruma outra com Spring e assim vai,
agora desistir de algo porque é dificil me faz perguntar:
Será que você realmente gosta do que está fazendo???
no meu ver quanto mais dificil melhor é, pois serão as coisas que você justamente você ira lembrar com mais facilidade quando precisar.
nem tudo na vida tem de ser fácil, pois por isso que tem muitos péssimos programadores no mercado baixando o piso dos salários.

Muitos != mim.
Acontece que para focar em algo, ele precisa entender o que está fazendo.
Frameworks são “modismos”. Isso é fato. Quando Struts 1 foi lançado, era o máximo. Hoje descem a lenha. Quando o JSF saiu, foi aquele estrondo. Hoje tem muita gente que só critica. Hibernate, OpenJPA, Spring, etc. Sempre tem quem prefira outra coisa.
Embora existam cursos que prometem ensinar java em 40 horas e já te tacam frameworks, a maturidade com a linguagem leva mais tempo que isso (a não ser que você não faça nada da vida e possa passar o dia programando).
Mais hoje, mais amanhã, Struts será lenda, JSF uma lembrança ruim, Spring, uma coisa ridícula. Essa é a realidade do java. É a realidade do nosso mundo. Nos cursos que eu ministro, sempre deixo bem claro que, se aprender, estudar e pesquisar são coisas que não fazem parte da rotina dos alunos, já peço para desistirem, pois isso não é para eles.
O fundamental, ainda, é entender o funcionamento da lógica. Padrões e sintaxes se aprendem no dia a dia.

Concordo com vc, mas o que tem hoje no mercado é isso, frameworks para todos os lados e tals.
sim sempre pesquisar e sempre ler, e testar na pratica em casa ou onde puder, perguntar pois perguntar não mata e assim vai,
hoje vejo muita gente que esta na faculdade, e está lá apenas porque achou que esta area era facil de se trabalhar, eo que é pior que não precisaria estudar muito (Ai o engano!!!) , da minha sala de 45 alunos hoje restaram 8, e semestre que vem nem sei se ficara menos ou não.
mas uma coisa é verdade, hoje não se trabalha com java sem o conhecimento de algumas destas ferramentas, sejam elas boas ou ruins!
:wink:

A minha turma começou, em fevereiro de 2006 com 65 alunos.
Destes, 14 se formaram.
Um bom percentual, até.
Por isso sou sincero em falar que quem não curte estudar, quem não gosta de pesquisar, está na área errada. Vai fazer outra coisa. Pescar, sei lá.