Diante tantas respostas diferentes que vejo por aí, gostaria de mais algumas aqui do GUJ para a minha dúvida; para quem está iniciando agora os estudos, sabendo o básico de HTML e CSS, vocês recomendam PHP ou Javascript?
Já fiz uns cursos básicos de lógica de programação. Agora queria saber qual das duas é uma boa opção até para desenvolver esse raciocínio lógico e que seja menos complicada para quem está iniciando.
PS: Independente back ou front, como disse acima, eu gostaria de saber qual é uma boa escolha para desenvolver meu raciocínio e etc.
Eu entendo que sim.
Mas, com esse sem número de frameworks e libs javascript, penso que é melhor aprender uma linguagem e, a partir dela, partir pro JS (que, convenhamos, tem uma curva de aprendizado bem curta, é simples e tem uma sintaxe muito próxima do PHP).
Concordo com Darlan, apesar de ambas as linguagens possuirem um vasto acervo de documentação, dicas, exemplos na internet, ir direto para o PHP, acelera o aprendizado já que você obrigatoriamente vai pegar o HTML, CSS e JS ao mesmo tempo. Claro que de uma forma geral, depende muito do seu objetivo.
Comecei a estudar Javascript, falaram que é mais indicado estudar primeiro o PHP. Aí agora estou no PHP, e onde vejo gente perguntando, falam do JS.
Gostaria só de mais um favor de vocês. Tem um exercício que é sobre funções, vou colocá-lo aqui para vocês verem. Para ser capaz de analisar e fazer direitinho esse exercício, eu tenho que estudar mais sobre Lógica? “afiar” bastante minha lógica, para aí então, fazer tais exercícios com menos dificuldade?
Não quero desanimar, por isso estou buscando a ajuda de quem sabe das coisas. Segue o exercício que falei:
A fazenda “A” está implementado um sistema de irrigação subterrânea e necessita calcular o gasto de agua em cada safra em m³, o total de m³ gasto de agua no ano, o custo em Reais de cada safra, o custo total do ano e o custo total ao longo de 5 anos. Seguindo os critérios abaixo. - A fazenda possui 1287 hectares. - Realiza 3 safras no ano, em cada safra é gasto 5267 m³ de agua por hectare. - Cada m³ tem o custo de R$ 0,17. - Em cada hectare deve ser acrescentado o custo da implantação do sistema de irrigação no valor de R$ 1000,00 nas 12 primeiras safras. Implemente o sistema que receba os dados acima citado, também uma função para calcular o custo safra, a mesma recebe parâmetro por referência o custo de implantação, recebe parâmetro por valor: a área em hectares, m³ gasto de agua por hectare e o custo cúbico. A função realiza o cálculo de quantidade de m³ gasto de agua na safra e custo de irrigação da safra, em seguida imprime a quantidade de m³ gasto de agua na safra e o valor gasto em irrigação na safra. A função retorna quantidade de m³ gasto de agua. Após cada 3 safras necessário imprimir a quantidade de m³ gasto de água no ano, imprimir o custo das 3 safras do ano. No final do programa imprimir o custo total dos 5 anos.
Me desculpem o texto gigante, é que realmente estou precisando de uma luz.
Para não desanimar, pare de ouvir o que os outros dizem. Teu ânimo e interesse são teus e ninguém tem nada a ver com isso.
Se decidiu estudar JS, procure bons materiais de JS. Se consegue entender inglês, sugiro o w3schools, tem uma didática bem clara e é direto, sem firulas e enrolações.
E, sobre lógica, eu diria que, antes de ir para esta ou aquela linguagem, deveria, mesmo estudar lógica de programação.
Tem algum curso de Lógica para me indicar? vou fazer o que disse, vou reforçar a lógica antes de estudar as linguagens. Se tiver livro, curso, alguma coisa, eu procuro aqui.
Nesses cursos de lógica que fiz, explicam o que é estrutura de repetição, de decisão expressões, o que é array, etc. Isso eu entendi direito. O que não estou entendendo é se são com esses cursos que a pessoa aprende a resolver este problema acima.
Saber sobre variáveis, constantes, matrizes, estruturas de controle, beleza, mas quando me vem uma atividade dessa, onde eu tenho que resolver, é que me perco.
Eu gostaria de um curso, um PDF, que me ajuda nessa parte.