Começar usando IDE ou fazendo tudo à mão?

Olá a todos!

Esse é meu primeiro post, venho postar uma dúvida que acredito ser comum, mas usei a busca e não achei.

O que é melhor para o programador que está iniciando na linguagem Java, aprender em um IDE, ou fazendo os programas a mão?

Eu fiz meu “HelloWorld!” a mão, seguindo o tutorial aqui do GUJ. Mas depois peguei umas vídeo-aulas no youtube e passei a utilizar o NetBeans.

No NetBeans eu consegui (seguindo os passos da vídeo-aula) desenvolver um programa de calculadora, não só o programa, mas também a GUI. Já estou até desenvolvendo um projeto de banco de dados utilizando conexão de Java com MySQL.

Porém percebi que escrevendo o código à mão me familiarizei mais com a estrutura do código, mas acho que a longo prazo passarei a desenvolver mais em um IDE mesmo, visto que assim tenho mais potencial para desenvolvimento.

Gostaria de ouvir a opinião da galera aí. Qual forma de aprender daria uma melhor base para um programador de Java?

Bom,recomendo vocẽ comecar do 0 só para entender como funciona as coisas e ter mais conhecimento,depois você parte para ide que é mais produtiva,você não vai ficar perdendo tempo criando botões na mão.

Comece utilizando um BlueJ…O problema que eu vejo ao começar com IDEs como Netbeans, é que são abstraídos muitas coisas, e ao dar um erro, dificilmente vc conseguirá entendê-lo, encontrá-lo e corrigi-lo.

Fernando

Depende do que você quer se tornar um programador ou um “programador” de IDE,
recomendo usar IDE só para trabalhar profissionalmente.

[quote=utroz]Depende do que você quer se tornar um programador ou um “programador” de IDE,
recomendo usar IDE só para trabalhar profissionalmente.[/quote]

Discordo. Programação (Java) não é saber usar um javac, -jar e etc. Seria interessante, mas não considero uma regra. Particularmente, tenho bem pouco conhecimento de compilação em Java, usando esse tipo de mecanismo. Mas com tantos frameworks e IDE a disposição, não vejo problema algum nisso.

Como utilizo Java 90% no trabalho, isso não é definitivamente um problema. Um bom programador não está ligado ao fato de saber compilar uma classe, o mais importante é ter excelentes fundamentos no básico, como Orientação a Objetos e lógica. A partir disso, é ir estudando dia a dia a linguagem, seus conceitos, aplicações e etc. Portanto amigo, podes iniciar programa com uma IDE, que não há o menor problema, eu diria até, que a curva de aprendizagem seria mais rápida.

Sobre IDE, se for utilizar Swing, recomendo o NetBeans, caso contrário, Eclipse. Caso queira usar o Eclipse para Swing, recomendo o plugin Window Builder.

Abraços e boa sorte.

[quote=nel][quote=utroz]Depende do que você quer se tornar um programador ou um “programador” de IDE,
recomendo usar IDE só para trabalhar profissionalmente.[/quote]

Discordo. Programação (Java) não é saber usar um javac, -jar e etc. Seria interessante, mas não considero uma regra. Particularmente, tenho bem pouco conhecimento de compilação em Java, usando esse tipo de mecanismo. Mas com tantos frameworks e IDE a disposição, não vejo problema algum nisso.

Como utilizo Java 90% no trabalho, isso não é definitivamente um problema. Um bom programador não está ligado ao fato de saber compilar uma classe, o mais importante é ter excelentes fundamentos no básico, como Orientação a Objetos e lógica. A partir disso, é ir estudando dia a dia a linguagem, seus conceitos, aplicações e etc. Portanto amigo, podes iniciar programa com uma IDE, que não há o menor problema, eu diria até, que a curva de aprendizagem seria mais rápida.

Sobre IDE, se for utilizar Swing, recomendo o NetBeans, caso contrário, Eclipse. Caso queira usar o Eclipse para Swing, recomendo o plugin Window Builder.

Abraços e boa sorte.[/quote]

Concordo,

quando começei eu pegava o livro deitel e fazia os codigos que estavam lá e entendendo o que cada linha fazia…em seguida fui fazendo sozinhu!

E tbm eu não vejo problema dele usar O NB.

contudo o uso do NB pra mim só para criação de telas,já no eclipse eu faço as validações e etc.

eu ja penso justamente o contrário… na IDE é mais facil de você resolver os erros, ela avisa antes de você compilar por exemplo quando alguma coisa está errada, ja mostra de forma gráfica de um jeito que fica bem mais facil de localiza o erro…

o problema de um iniciante usar uma ide ao invés de um editor simples da vida (na minha opinião) é usa muito e fica dependente do auto-complete, isso a pessoa não pode deixar acontecer, (nesse começo tem que usar o mínimo possível o ctrl espaço), senão isso pode atrasa o avanço da pessoa deixando-a mal acostumada…

eu indicaria que compensa mais usar a IDE SE vocÊ for disciplinado… um pouquinho de auto-complete para você ver qual o nome correto daquele método que você se esqueceu o nome mas você digita-lo não tem problema, mas fica usando muito é prejudicial…

Eu não vejo problemas, até porque, não conheço empresa que programe em Java sem a utilização de uma IDE.
Sobre o autocomplete, existe uma diferença bem extensa em saber o nome do método e o que ele faz. Saber o que ele faz é só prática e lendo a API do mesmo.

Uma IDE não ensina Orientação a Objeto, por mais que indique um erro, ela pode avisar sobre um “código ruim” e etc, mas entender o porque daquilo é que é o mais importante. É claro, é uma opinião minha e diferente do amigo maior_abandonado, mas acredito que não tenha a opinião certa.

Eu diria que, tudo vai depender da sua vontade e dedicação. Se levar a sério seus estudos, com ou sem IDE, vais aprender bem, sem dúvidas.
Abraços.

ja não considero regra começar na mão, desde que você TRABALHE dentro da ide.
isto é, não vai aprender swing usando drag 'n drop, mais que diferença faz se você digitar dentro da ide ou digitar num bloco de notas???
por mim você pode usar uma ide simples como jcreator ou eclipse e ir aprendendo as facilidades. afinal, até para usar as facilidades você tem que saber como elas funcionam.
não é por que a IDE gera o main automáticamente que ele não vai aprender java.

alguém ai aprendeu a usar o tomcat sem plugin primeiro?? acho que todo mundo usou o container/servidor imbutido na ide primeiro não foi?

Com certeza usando uma IDE é bem melhor. Tem gente que diz que o melhor é usar o notepad no comeco mas eu nao consigo ver o porque.

Na minha opniao, saber usar a IDE de forma produtiva faz parte de saber programar tambem, entao use ctrl + espaco a vontade, mas fuja de qualquer forma de gerador de codigo, como o que monta interface grafica no Netbeans.

Olá Henio,

Sem dúvida nenhuma é melhor se começar programando sem uma IDE, claro, com o passar do tempo você irá se deparar com códigos mais complexos e extensos que dependem muito mais do CORE do sistema, fazendo com que você necessite de uma ferramenta de depuração, por exemplo, daí uma das necessidades de uma ferramenta CASE.

Comece com uma ferramenta de edição simples para programar, quando se sentir preparado passe para uma IDE.

[]'s

O bom de fazer na mão é que você fica mais atento a determinados tipos de erros bobos. Por exemplo as assinatura do método main, o laço for, qual pacote(s) você deve importar para usar swing. Quando se usa uma IDE você acaba não dando muita atenção.

Então sao pequenos detalhes que na hora de fazer uma prova de certificação podem fazer a diferença.

Exemplo:
Como definir o valor de um propriedade?

Na classe:

System.getProperty("myprop");

a) java PropertyCheck -Dmyprop=SCJA
b) java -Dmyprop=SCJA PropertyCheck
c) java - Dmyprop=SCJA PropertyCheck
d) java -Dmyprop = SCJA MinhaClasse
e) java -Dmyprop=SCJA PropertyCheck.class
f) Nenhuma das anteriores

Pela IDE você só vai lembrar que é “java -D algumaCoisa …”, ou será “java -d algumaCoisa …”, ou será “java -DalgumCoisa …”?
E agora José? Todas a respostas são praticamente iguais.

Questão de SCJA. Básica, mas você perderá ponto.

Então se for usar IDE, repare bem no que ela está fazendo.

Interessante seu ponto de vista anderson.brasil.
Realmente eu tenho me mantido atento ao que estou fazendo, senão estarei apenas repetindo instruções que me foram dadas.
Estou também estudando paralelamente todos os principais conceitos da linguagem com o material que a Sun fornece.

Mas depois de ler alguns comentários, tenho ainda mais certeza que IDEs são mais produtivas.

Eu tiro pela minha experiência com outras linguagens. Tanto o Html quanto o VB eu aprendi com interfaces gráficas, para só depois estudar mais a linguagem. Eu acho que você tendo uma noção do funcionamento da linguagem fica mais fácil de entender os conceitos fundamentais depois.

Ex: Jogos tipo RPG, primeiro você se ambienta, depois você estuda mais a fundo cada classe, cada atributo, cada poder, quanto dano cada arma causa e assim por diante, mas de inicio você vai jogando meio sem saber pra ir pegando a noção(eu pelo menos sou assim).

O que eu quero dizer é que muitos programadores dependem de IDE para desenvolvimento, ou seja, se você coloca-lo para desenvolver por conhecimento próprio não consegue.

Eu também concordo em dizer que IDE profissionalmente pode agilizar vários processos, porém as vezes te dá restrição de conhecimento em alguns segmentos.

Att, Raphael.

[quote=utroz]O que eu quero dizer é que muitos programadores dependem de IDE para desenvolvimento, ou seja, se você coloca-lo para desenvolver por conhecimento próprio não consegue.

Eu também concordo em dizer que IDE profissionalmente pode agilizar vários processos, porém as vezes te dá restrição de conhecimento em alguns segmentos.

Att, Raphael.[/quote]

Sinceramente, não concordo com a sua primeira frase.
Como alguém que desenvolve com IDE não saberá desenvolver sem ela?
Eu desenvolvo 99% em IDE, mas posso te garantir que faço tudo o que faço no Eclipse fora dele. O máximo que pode acontecer é errar nos javac da vida, o que se resolve com uma rápida pesquisa pela net.

O que eu quis dizer, que o conceito de OO, programar em Java, pode sim ser aprendido utilizando-se de uma IDE sem que afete o seu conhecimento.
Se não utilizar IDE e posteriormente vir a precisar dela, também vai começar a aprender, assim como alguém que usa IDE teria de aprender o javac, entende?
Configurações de projeto, de um Application Server entre outros.

Sobre o questionamento de um OCJA, OCJP, ou outra certificação, leia um ótimo livro de certificação, estude, que ele explica isso e o resto, supondo que você saiba, será apenas uma revisão.

Abraços!

Então…
Independente de usar esta ou aquela IDE, o fato é não pegar exemplos prontos, copiar e colar.
Se você fez um hello world, sabe bem que javac compila e java roda…
Se a questão é não aprender IDE, baixe mais de uma, tente fazer as mesmas coisas em todas… Veja quais particularidades uma e outra possui.
Dificilmente você participará de algum processo seletivo que vá pedir para você programar sem uso de IDE…

Livros, muitos livros. apostilas e muita vontade…

Oi,

Acho melhor você tirar “cara ou coroa”, fazer “MINHA MÃE MANDOU EU ESCOLHER ESSE DAQUI” rsrs… :stuck_out_tongue:

Falando sério, comecei com o JCreator e foi muito bom, fica ai mais uma dica…

Foi só uma brincadeira… :oops:

[quote=Henio]Olá a todos!

Esse é meu primeiro post, venho postar uma dúvida que acredito ser comum, mas usei a busca e não achei.

O que é melhor para o programador que está iniciando na linguagem Java, aprender em um IDE, ou fazendo os programas a mão?

Eu fiz meu “HelloWorld!” a mão, seguindo o tutorial aqui do GUJ. Mas depois peguei umas vídeo-aulas no youtube e passei a utilizar o NetBeans.

No NetBeans eu consegui (seguindo os passos da vídeo-aula) desenvolver um programa de calculadora, não só o programa, mas também a GUI. Já estou até desenvolvendo um projeto de banco de dados utilizando conexão de Java com MySQL.

Porém percebi que escrevendo o código à mão me familiarizei mais com a estrutura do código, mas acho que a longo prazo passarei a desenvolver mais em um IDE mesmo, visto que assim tenho mais potencial para desenvolvimento.

Gostaria de ouvir a opinião da galera aí. Qual forma de aprender daria uma melhor base para um programador de Java?

[/quote]

Oi,

Só agora li seu post completo, cuidado com vídeo-aulas, tem que saber filtra las, algumas não são boas. Se está começanndo com java, eu recomento essas, são ótimas…

http://www.t2ti.com/curso/video/java/basico/java_starter.php

Boa sorte!

Anime,

Esse material que indicou é um dos que estou usando.
Acho que estou aprendendo bem.

A maior dificuldade é achar uma linha a seguir, começar do básico passar para o intermediário depois para o avançado.
Não achei tutoriais assim, apenas tutoriais que explicam diversos assuntos.

Outro problema é o seguinte, o material que acho, ou é muito técnico (fica falando só de conceitos), ou muito prático (fica só fazendo e não explica muita coisa).

Eu tenho dado aula particular de VBA e macros com Excel e sigo esse modelo escadinha, começo do básico e vou seguindo com exercícios, explicando o conceito e mostrando a aplicação.

Queria achar um material desse tipo.

[quote=Henio]Anime,

Esse material que indicou é um dos que estou usando.
Acho que estou aprendendo bem.

A maior dificuldade é achar uma linha a seguir, começar do básico passar para o intermediário depois para o avançado.
Não achei tutoriais assim, apenas tutoriais que explicam diversos assuntos.

Outro problema é o seguinte, o material que acho, ou é muito técnico (fica falando só de conceitos), ou muito prático (fica só fazendo e não explica muita coisa).

Eu tenho dado aula particular de VBA e macros com Excel e sigo esse modelo escadinha, começo do básico e vou seguindo com exercícios, explicando o conceito e mostrando a aplicação.

Queria achar um material desse tipo. [/quote]

Oi,

Se entendi o que vc quer, realmente acho dificil encontrar, mas da uma olhada no apostilando, talvez tem alguma apostila nesse sentido…

http://www.apostilando.com/sessao.php?cod=6

No site do Java Noroeste também tem um bom material.

http://javanoroeste.com.br/javanoroeste/novo/artigos/introJava.html

Se quiser um bom livro…

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-166443849-livro-java-2-autor-sergio-furgeri-_JM