Aqui na empresa, o pessoal me pegou para fazer a documentação e uma possível análise em cima das tabelas existentes, uma normalizada aqui, matar uma ou outra coisa ali…
Mas é que eu sou mais voltado para a programação do que para análise em si. Eu sei que existem diagramas de classe, diagrama de contexto, UML, normalização de tabelas, enfim, todo o processo.
No que começar? Aliás, qual o roteiro que vocês costumam seguir para não se perder posteriormente?
Não há bem um roteiro. Os diagramas e modeles são interdependentes. Depende do que vc quer fazer.
Idealmente, esses modelos não são para documentar, são para ajudar a gerar o sistema.
Agora, se o pessoal da sua empresa só quer que vc “documente esse sistema aí”, recomendo que faça uma reversa do banco de dados, outra do código fonte e boas.
Na lista UML-BR do yahoo groups o pessoal discute bastante sobre isso.
Eu recomendo voce apenas fazer uma explanacao da arquitetura geral e dos principais pontos do sistema, algo que nao perca validade com qualquer modificacaozinha. Documentacao UML que nao eh gerada automaticamente significa redundancia e, por consequencia, voce vai ter que perder tempo pra alterar ela tambem.
E para melhorar o codigo, acho uma boa voce da uma olhada no livro “Refactoring” do Martin Fowler. Tem versao em portugues tambem e ajuda bastante.
Bom, não é bem assim. Tem coisas como o modelo de arquitetura e fluxos de negócio que não se consegue representar no código.
Mas, em geral, concordo que ficar documentando código pronto na mão é bobagem, assim como é bobagem ficar querendo desenvolver o sistema inteiro com UML.
O que eu disse ao colega foi exatamente isso: reversa do banco e reversa do código, tem ferramentas free que fazem isso.
Uma dica para refactoring é o OptimalAdvisor, da Compuware, que tem umas features de refactoring automatico bem legais. www.frontline.com, clicar em JavaCentral.
É, não é bem um “documenta a parada aí”, mas é o que parece.
Seguinte, o banco já existe, algumas outras coisas já existem e funcionam, mas é preciso realizar algumas modificações.
Somente realizar uma reversa do banco e parte do código não me adiantaria muito. Tenho que reformular parte do banco e o sistema de autenticação inteiro.
Bom, vou me virar. Valeu pelas dicas.