Comentário sobre classe

Bom dia,

Tenho uma duvida sobre o seguinte…

public class Pessoa{

String nome;  // indica o nome da pessoa
  int idade;   // indica a idade da pessoa
  String sexo;  // indica o sexo da pessoa

}

Ai minha duvida vem no seguinte, nesta classe de exemplo…

Eu teria como retirar esse comentário e fazer alguma forma quando colocasse ou mouse sobre a variável nome, aparecer uma descrição do que ela faz?

Resumido, quero retirar os comentários do trecho de código e colocar eles em outra parte…

Eu uso Eclipse…

Obrigado

Se o que eu entendi estiver correto, estes comentarios não interferem em nada na classe. São apenas forma de comentar determinada parte explicando ou fazendo alguma observação para facilitar o entendimento de alguem que ler a classe ou mesmo tu.

Agora, para tu poder fazer que uma descrição apareça quando tu passar o mouse tu tem que criar um objeto visivel ao usuario, tipo um texto, um botão,…e setar para quando receber o focus fazer alguma coisa.

Exemplo para setar focus em um botao

button.setOnFocusChangeListener(new OnFocusChangeListener(){
          public void onFocusChange(View v, boolean hasFocus){
                   //faz alguma coisa
          }

}

[quote=kmunga]Se o que eu entendi estiver correto, estes comentarios não interferem em nada na classe. São apenas forma de comentar determinada parte explicando ou fazendo alguma observação para facilitar o entendimento de alguem que ler a classe ou mesmo tu.

Agora, para tu poder fazer que uma descrição apareça quando tu passar o mouse tu tem que criar um objeto visível ao usuário, tipo um texto, um botão,…e setar para quando receber o focus fazer alguma coisa.[/quote]

Não, eu quero tirar os comentários do código em si…
Queria colocar ele fora do escopo do código
Mas quando alguém fosse olhar o código, e passasse o mouse sobre por exemplo a variável nome, iria exibir um comentário sabe…

Tipo igual se passa o mouse sobre um código da API e aparece uma tela com comentário sobre o que o método faz…

Bom dia,

Acredito que compreendi o que vc quer:

public class Pessoa{  

private String nome;  // indica o nome da pessoa  

/**
	 * Método que recupera o nome.
	 * <p>
	 * 
	 * @return String
	 */
  public String getNome(){
     this.nome;
  }

/**
	 * Método que seta  o nome.
	 * <p>
	 * 
	 * @param String
	 * @return void
	 */
  public void setNome(String nome){
     this.nome = nome;  
  }

}

[quote=robinsonbsilva]Bom dia,

Acredito que compreendi o que vc quer:

public class Pessoa{  

private String nome;  // indica o nome da pessoa  

/**
	 * Método que recupera o nome.
	 * <p>
	 * 
	 * @return String
	 */
  public String getNome(){
     this.nome;
  }

/**
	 * Método que seta  o nome.
	 * <p>
	 * 
	 * @param String
	 * @return void
	 */
  public void setNome(String nome){
     this.nome = nome;  
  }

}

[/quote]

isso mesmo cara, mas eu poderia jogar isso por exemplo para abaixo da classe?

ou tem q ficar em cima de cada método ou atributo?

Apenas nos métodos.

Normalmente em java todos atributos são private, e para acessá-los, ou setar um valor criamos os getter/setters.

[quote=robinsonbsilva]Apenas nos métodos.

Normalmente em java todos atributos são private, e para acessá-los, ou setar um valor criamos os getter/setters.
[/quote]

pra vc entender melhor, pq em um projeto tem vários campos e comentários entende…e as vezes as linhas ficam muito quebradas ai queria adicionar comentários para ficar mais limpo

vamos supor

antes

String nomeDoElemento; //este nome se refere a um objeto que é instanciado na classe xpto

depois

String nomeDoElemento; 

final classe
  //este nome se refere a um objeto que é instanciado na classe xpto (este comentário vai aparecer quando passa ou mouse sobre o atributo nomeDoElemento)

Antes que alguém me critique, foi só um exemplo…
Pois se identar o código com certeza vai quebrar a sequencia do comentário

Obrigado pela ajuda