public class ConnectionMySQL {
public static Connection connect;
public static Statement statement;
public static ResultSet resultSet;
public static ResultSetMetaData metaData;
public static ConnectionMySQL connection = new ConnectionMySQL();
public ConnectionMySQL() {
connectBank();
}
public static Connection connectBank() {
if (connect != null) {
return connect;
} else {
try {
Class.forName("com.mysql.jdbc.Driver");//Driver de conexão
connect = DriverManager.getConnection("jdbc:mysql://localhost/username","root","masterkey");//Url de conexão com o BD / Usuário / Senha
System.out.println("Conectado com sucesso!");
return connect;
} catch (ClassNotFoundException ex) {
System.out.println("Driver de conexão não localizado!");
ex.printStackTrace();
return null;
} catch (SQLException ex) {
System.out.println("Erro ao tentar se conectar com o BD, verifique os parâmetros da URL de conexão!");
ex.printStackTrace();
return null;
}
}
}
public void quitBank() {
try {
connect.close();
} catch (Exception sqlEx) {
JOptionPane.showMessageDialog(null, "O BD não pôde ser fechado!" + sqlEx);
}
}
}
Apos eu ter inserido aqui e alterado o nome do banco de dados esta aparecendo as seguintes mensagems de erro:
java.lang.ExceptionInInitializerError Caused by: java.lang.ClassCastException: com.mysql.jdbc.JDBC4Connection cannot be cast to Conexao.ConnectionMySQL$Connection
_ at Conexao.ConnectionMySQL.connectBank(ConnectionMySQL.java:45)_
_ at Conexao.ConnectionMySQL.(ConnectionMySQL.java:36)_
_ at Conexao.ConnectionMySQL.(ConnectionMySQL.java:33)_ Exception in thread “main” C:\Users\jefferson\AppData\Local\NetBeans\Cache\8.2\executor-snippets\run.xml:53: Java returned: 1
Me perdoe se a pergunta for meio infantil, mas se estou entendendo corretamente cada tipo de funcao do java precisa estar em programas ou classes separadas ?
Eu gostaria apenas de abrir um banco de dados e listar o seu conteudo.
Existe algum local aqui no site que mostre como as classes se interligam e se isso é necessario ?
Precisa estar em classe separadas pois é mais fácil achar o erro, organizar e também achar o recurso específico que você quer, pois imagina se tivesse apenas uma classe com 100000 linhas de código, até achar o que você quer, mesmo usando o find, iria ser quase impossível. Pesquisando no Google como fazer uma conexão com o banco de dados usando java você deve achar exemplos prontos, mas você também vai precisar importar no seu banco a biblioteca JDBC do MySQL, além de ter o MySQL instalado, pois existem outros bancos de dados, como postegree, etc. Depois de você pegar no google as classes, seguir o tutorial, fazer alterações e der erro, pode postar aqui que te ajudamos, pois existem muitas video aulas ensinando.
Por favor me explica uma coisa: como é definido os programas dentro do java ?
Na programacao em VFP, eu tenho um programa principal, bibliotecas, um database com bancos de dados dentro deles, e na propria linguagem eu faço o acesso a estas tabelas e posso manipular com comandos nativos ou via programacao, e esta linguagem eu conheco muito bem.
No java estou com duvidas em como criar algo para a web, preciso de um menu, com acesso a um programa que salve alguns lembretes e posteriormente eu possa alterar, excluir ou imprimir. Só isso e nada a mais por enquanto.
Sou professor de matematica e durante as aulas meus alunos ou a escola pedem recursos que preciso olhar em casa e eu nao quero fazer isso por email, ou algum app, quero aprender acessar minha pagina na internet, em algum local um programa java para posteriormente criar alguma aplicacao voltada a escola onde leciono.
Por favor tenham paciencia comigo rsrs
No momento pensei em algo tipo uma agenda de compromissos, ja criei o banco de dados no mysql e o form de acesso, agora quero acessar esta tabela e poder salvar os campos que criei.
para programar web em java você deve procurar por JSP ou JSF, eles tem algumas coisas diferentes do Java SE, que é a versão para aplicações desktop. No java SE, que você está programando pelo visto tem alguns jeitos de conectar a um banco de dados, desde o mais simples, que você terá de fazer tudo a mão, essa maneira é mais usada para ensino, pois gera mais código e depender do programador fazer todos os tratamentos e tem a conexão usando ferramentas prontas dentro da própria IDE desenvolvido por outros, como JPA e uma das ferramentas que usa JPA é o hibernate, que utilizo.
Antes de você conseguir fazer alguma aplicação realmente útil é bom seguir uma apostila/livro/vídeo que ensina desde o mais básico, para você ir entendendo o que cada coisa faz. Como você é um professor de matemática, eu creio que deve ter um raciocínio lógico bem desenvolvido, que é o principal em programação, pois você cria o que deve ser feito na cabeça e depois só usa a IDE para fazer isso. Aconselho a procurar apostilas em java com o básico, aprender primeiro a adicionar dados em listas e depois partir para Banco de dados, pois pular etapas acaba que na frente você terá que usar recursos básicos e não saberá.
Obrigado pelas dicas, já estou assistindo a algumas videos aulas e aprendendo bastante coisa interessante.
Já entendi que preciso de um projeto -> pacote básico -> classes { métodos ou variáveis
Sei utilizar o mysql pois já faço uso de algo parecido no VFP da Microsoft, agora só falta assimilar os demais 99,9% rsrss
Minha duvida esta no seguinte: a minha aplicação desktop precisara ser re-escrita para funcionar na internet ou praticamente esta pronta e apenas vou precisar alterar o caminho do database Mysql ?
Quero apenas cadastrar algumas “lembranças” para acessar posteriormente e tals, ao meu ver pode ser telas simples acessadas via navegador web e nao via telas feitos por programas executaveis.
Depende de como vai utilizar ela, se for através de navegadores, como Mozilla e Chrome, você vai ter que reescrever, utilizando uma linguagem de programação WEB, como as que já citei, se você for pelo modelo cliente-servidor, onde tem uma maquina funcionando 24 horas, você precisa fazer algumas mudanças em seu projeto, ou então pode fazer acesso remoto ao servidor que funcione as 24 horas e assim nem precisar fazer nenhuma mudança.
se você quer apenas ter acesso a alguma coisa como fotos, informações em texto de lembrança, video, sugiro que você use algum servidor de arquivo em nuvens, como dropbox, google drive, mega. No mega você tem de graça a opção de salvar até 50 GB na nuvem. Você pode escrever algo em um arquivo básico no formato txt e colocar lá, depois quando quiser acessar é só entrar com seu login e fazer o download.
Te agradeço a sugestão mas o que eu quero e eu mesmo fazer uma pagina e ir salvando alguns lembretes para uso posterior, ate aprender direito e chegar ao nível de ter mais professores fazendo login e de lançarem as lançar notas de alunos e tals.
Obrigado pelas informações, vou assistir alguns videos para aprender mais sobre a linguagem. Abraços