Como acessar um WebService via HTTPS estando o certificado/chave privada num Token USB (eCNPJ)?

Pessoal,

Num teste que fiz consigo acessar beleza quando o keystore está em arquivo do tipo JKS, mas quando as informações de chave privada estão num token ? No caso é um token do tipo eCNPJ sendo que a chave privada não pode ser extraida. Como configurar para o servidor “enxergar” minhas credencias.

Agradeço qualquer ajuda.

abracos.

Opções:

1. Criar/obter um provider JCE para acessar o token.
  2. Implementar/obter um protocolo que comunica com este tipo de dispositivo, tipo PKCS#11.
  3. Se este dispositivo tiver biblioteca de acesso em código nativo, fazer chamadas via JNI.

O mais fácil é se o fornecedor do token fornecer um provider JCE para acessa-lo.

Você não precisa extrair a chave do token. O token tem que ter a capacidade de criptografar/descriptografar um dado que é passado para ele.
Existem métodos em classes JCE que fazem esta parte. Procure por wrap/unwrap da classe Cipher.

Não entendi o que você chamou de servidor na frase acima.

Experimente para ver se os providers da Sun (SunPKCS11, disponível a partir do Java 5.0, e SunMSCAPI, disponível a partir do java 6.0) conseguem efetuar as operações com seu token USB.
Eles dependem de o driver criptográfico estar corretamente instalado na máquina.
A configuração desses providers é feita através do arquivo java.security dentro do diretório jre/lib/security.
Uma vez consegui usar o SunPKCS11 - mas não sei se as operações criptográficas que você precisa são suportadas pelo SunPKCS11.

Deixa eu adivinhar, você está tentando implementar um programa para conectar em webservices de secretarias de fazenda para emitir notas fiscais eletrônicas?

Sim.

[quote=thingol]Experimente para ver se os providers da Sun (SunPKCS11, disponível a partir do Java 5.0, e SunMSCAPI, disponível a partir do java 6.0) conseguem efetuar as operações com seu token USB.
Eles dependem de o driver criptográfico estar corretamente instalado na máquina.
A configuração desses providers é feita através do arquivo java.security dentro do diretório jre/lib/security.
Uma vez consegui usar o SunPKCS11 - mas não sei se as operações criptográficas que você precisa são suportadas pelo SunPKCS11.
[/quote]

Com o codigo abaixo consigo “enxergar” várias informações do meu token:

public class Teste {
public static void main( String args[] ) throws KeyStoreException, NoSuchAlgorithmException, CertificateException, IOException, UnrecoverableKeyException {
Provider p = new sun.security.pkcs11.SunPKCS11(“c:/temp/security/security.cfg”);

Security.addProvider(p);

KeyStore ks = KeyStore.getInstance("PKCS11");
    ks.load(null, new String("xxxxxx").toCharArray());

PrivateKey privateKey = (PrivateKey) ks.getKey("ALIAS", new String("xxxxxx").toCharArray());
    Certificate certificate = (Certificate) ks.getCertificate("ALIAS");

System.out.println(privateKey.toString());
}

}

Conteúdo do arquivo de configuração:

name=Safenetikey2032
library=c:\windows\system32\dkck201.dll

attributes = compatibility

*** Essa DLL encontrei citada num exemplo da net e verifiquei que tinha no meu windows. Usei e deu “certo”, outra citada para o modelo do token (SafeNet ikey 2032) seria dkck2032.dll mas essa nao tenho e nao encontrei no site do fabricante para download ****

Isso me retorna para a chave privada:

SunPKCS11-Safenetikey2032 RSA private key, 1024 bits (id 2293760, token object, sensitive, unextractable)

O que gostaria de ajuda para entender seria:

1. Se é possível e como utilizar esse token USB para assinar um arquivo XML ?

2. Como configurar no java/netbeans o acesso ao web service via HTTPS usando o certificado contido nesse token ? O WS a ser acessado requer autenticação do cliente, isso já está como uma extensão do certificado do token.

Segue um código de teste de assinatura e a exceção levantada:

public class XMLSigner {
private static final String CANONICALIZE_METHOD = “http://www.w3.org/TR/2001/REC-xml-c14n-20010315”;
private static final String C14N_TRANSFORM_METHOD = “http://www.w3.org/TR/2001/REC-xml-c14n-20010315”;
private static final String PROVIDER_CLASS_NAME = “org.jcp.xml.dsig.internal.dom.XMLDSigRI”;
private static final String PROVIDER_NAME = “jsr105Provider”;

public static OutputStream sign( File inXML, File ouXML ) {
    OutputStream os = null;
    try {
        DocumentBuilderFactory factory = DocumentBuilderFactory.newInstance();
        factory.setNamespaceAware(false);
        // Obtem DOM do documento
        DocumentBuilder builder = factory.newDocumentBuilder();
        Document doc = builder.parse(inXML);

// Obtem elemento do documento a ser assinado, será criado uma REFERENCE para o mesmo
        NodeList elements = doc.getElementsByTagName("infNFe");
        Element el = (Element) elements.item(0);
        String id = el.getAttribute("Id");

// Cria uma factory representando o elemento XML Signature, a partir dela serão criados as parte desse elemento
        String providerName = System.getProperty(PROVIDER_NAME, PROVIDER_CLASS_NAME);
        XMLSignatureFactory signatureFactory = XMLSignatureFactory.getInstance("DOM", (Provider) Class.forName(providerName).newInstance());

// Cria método de Digest e canonicalização
        DigestMethod digestMethod = signatureFactory.newDigestMethod(DigestMethod.SHA1, null);
        C14NMethodParameterSpec c14NMethodParameterSpec = null;
        CanonicalizationMethod canonicalMethod = signatureFactory.newCanonicalizationMethod(CANONICALIZE_METHOD, c14NMethodParameterSpec);

// Cria classe representando o Hash e algoritmo de criptografia a ser aplicado
        SignatureMethod sm = signatureFactory.newSignatureMethod(SignatureMethod.RSA_SHA1, null);

// Cria a lista de tranformações a serem aplicadas as referencias a serem assinadas
        ArrayList transformList = new ArrayList();
        TransformParameterSpec tps = null;
        Transform envelopedTransform = signatureFactory.newTransform(Transform.ENVELOPED, tps);
        Transform c14NTransform = signatureFactory.newTransform(C14N_TRANSFORM_METHOD, tps);
        transformList.add(envelopedTransform);
        transformList.add(c14NTransform);

// Cria referencia, parte do XML a ser assinado 
        Reference ref = signatureFactory.newReference("#" + id, digestMethod, transformList, null, null);
        ArrayList refList = new ArrayList();
        refList.add(ref);

SignedInfo signedInfo = signatureFactory.newSignedInfo(canonicalMethod, sm, refList);

Provider p = new sun.security.pkcs11.SunPKCS11("c:/temp/security/security.cfg");
        Security.addProvider(p);

KeyStore ks = KeyStore.getInstance("PKCS11");
        ks.load(null, new String("inteqq").toCharArray());

PrivateKey privateKey = (PrivateKey) ks.getKey("4e1ece83-89de-4ae8-86f1-9564d7fdf945", new String("inteqq").toCharArray());
        Certificate certificate = (Certificate) ks.getCertificate("4e1ece83-89de-4ae8-86f1-9564d7fdf945");

DOMSignContext dsc = new DOMSignContext(privateKey, doc.getDocumentElement());

KeyInfoFactory kif = signatureFactory.getKeyInfoFactory();
        X509Data x509Data = kif.newX509Data(Collections.singletonList(certificate));

KeyInfo keyInfo = kif.newKeyInfo(Collections.singletonList(x509Data));

XMLSignature signature = signatureFactory.newXMLSignature(signedInfo, keyInfo);
        signature. sign(dsc);

os = new FileOutputStream(ouXML);

TransformerFactory tf = TransformerFactory.newInstance();
        Transformer trans = tf.newTransformer();
        trans.transform(new DOMSource(doc), new StreamResult(os));
    } catch (TransformerException ex) {
        Logger.getLogger(XMLSigner.class.getName()).log(Level.SEVERE, null, ex);
    } catch (MarshalException ex) {
    } catch (XMLSignatureException ex) {
    } catch (UnrecoverableKeyException ex) {
    } catch (CertificateException ex) {
    } catch (KeyStoreException ex) {
    } catch (NoSuchAlgorithmException ex) {
    } catch (InvalidAlgorithmParameterException ex) {
    } catch (ClassNotFoundException ex) {
    } catch (InstantiationException ex) {
    } catch (IllegalAccessException ex) {
    } catch (SAXException ex) {
    } catch (IOException ex) {
    } catch (ParserConfigurationException ex) {
    }
    return os;
}

public static void main( String[] args ) {
    OutputStream out = XMLSigner.sign(new File("c:/temp/entrada/teste-nfe.xml"), new File("c:/temp/entrada/teste-nfe-out.xml"));
}

}

Exceção:

01/02/2008 10:07:01 inteq.nfe.servicos.util.XMLSigner sign
SEVERE: null
javax.xml.crypto.dsig.XMLSignatureException: javax.xml.crypto.dsig.TransformException: java.security.ProviderException: sun.security.pkcs11.wrapper.PKCS11Exception: CKR_MECHANISM_INVALID
at org.jcp.xml.dsig.internal.dom.DOMSignedInfo.canonicalize(DOMSignedInfo.java:175)
at org.jcp.xml.dsig.internal.dom.DOMRSASignatureMethod.sign(DOMRSASignatureMethod.java:140)
at org.jcp.xml.dsig.internal.dom.DOMXMLSignature.sign(DOMXMLSignature.java:367)
at inteq.nfe.servicos.util.XMLSigner.sign(XMLSigner.java:128)
at inteq.nfe.servicos.util.XMLSigner.main(XMLSigner.java:169)
Caused by: javax.xml.crypto.dsig.TransformException: java.security.ProviderException: sun.security.pkcs11.wrapper.PKCS11Exception: CKR_MECHANISM_INVALID
at org.jcp.xml.dsig.internal.dom.ApacheCanonicalizer.transform(ApacheCanonicalizer.java:231)
at org.jcp.xml.dsig.internal.dom.DOMTransform.transform(DOMTransform.java:129)
at org.jcp.xml.dsig.internal.dom.DOMCanonicalizationMethod.canonicalize(DOMCanonicalizationMethod.java:67)
at org.jcp.xml.dsig.internal.dom.DOMSignedInfo.canonicalize(DOMSignedInfo.java:172)
… 4 more
Caused by: java.security.ProviderException: sun.security.pkcs11.wrapper.PKCS11Exception: CKR_MECHANISM_INVALID
at sun.security.pkcs11.P11Signature.engineUpdate(P11Signature.java:371)
at java.security.Signature$Delegate.engineUpdate(Signature.java:1118)
at java.security.Signature.update(Signature.java:684)
at org.jcp.xml.dsig.internal.SignerOutputStream.write(SignerOutputStream.java:68)
at com.sun.org.apache.xml.internal.security.utils.UnsyncBufferedOutputStream.flushBuffer(UnsyncBufferedOutputStream.java:62)
at com.sun.org.apache.xml.internal.security.utils.UnsyncBufferedOutputStream.flush(UnsyncBufferedOutputStream.java:78)
at com.sun.org.apache.xml.internal.security.utils.UnsyncBufferedOutputStream.close(UnsyncBufferedOutputStream.java:84)
at com.sun.org.apache.xml.internal.security.c14n.implementations.CanonicalizerBase.engineCanonicalizeSubTree(CanonicalizerBase.java:192)
at com.sun.org.apache.xml.internal.security.c14n.implementations.CanonicalizerBase.engineCanonicalize(CanonicalizerBase.java:138)
at com.sun.org.apache.xml.internal.security.transforms.implementations.TransformC14N.enginePerformTransform(TransformC14N.java:65)
at com.sun.org.apache.xml.internal.security.transforms.Transform.performTransform(Transform.java:350)
at org.jcp.xml.dsig.internal.dom.ApacheCanonicalizer.transform(ApacheCanonicalizer.java:218)
… 7 more
Caused by: sun.security.pkcs11.wrapper.PKCS11Exception: CKR_MECHANISM_INVALID
at sun.security.pkcs11.wrapper.PKCS11.C_SignUpdate(Native Method)
at sun.security.pkcs11.P11Signature.engineUpdate(P11Signature.java:365)
… 18 more
javax.xml.crypto.dsig.TransformException: java.security.ProviderException: sun.security.pkcs11.wrapper.PKCS11Exception: CKR_MECHANISM_INVALID
at org.jcp.xml.dsig.internal.dom.ApacheCanonicalizer.transform(ApacheCanonicalizer.java:231)
at org.jcp.xml.dsig.internal.dom.DOMCanonicalizationMethod.canonicalize(DOMCanonicalizationMethod.java:67)
at org.jcp.xml.dsig.internal.dom.DOMSignedInfo.canonicalize(DOMSignedInfo.java:172)
at org.jcp.xml.dsig.internal.dom.DOMRSASignatureMethod.sign(DOMRSASignatureMethod.java:140)
Caused by: java.security.ProviderException: sun.security.pkcs11.wrapper.PKCS11Exception: CKR_MECHANISM_INVALID
at org.jcp.xml.dsig.internal.SignerOutputStream.write(SignerOutputStream.java:68)
at com.sun.org.apache.xml.internal.security.utils.UnsyncBufferedOutputStream.flushBuffer(UnsyncBufferedOutputStream.java:62)
at com.sun.org.apache.xml.internal.security.utils.UnsyncBufferedOutputStream.flush(UnsyncBufferedOutputStream.java:78)
at com.sun.org.apache.xml.internal.security.utils.UnsyncBufferedOutputStream.close(UnsyncBufferedOutputStream.java:84)
at com.sun.org.apache.xml.internal.security.c14n.implementations.CanonicalizerBase.engineCanonicalizeSubTree(CanonicalizerBase.java:192)
at com.sun.org.apache.xml.internal.security.c14n.implementations.CanonicalizerBase.engineCanonicalize(CanonicalizerBase.java:138)
at com.sun.org.apache.xml.internal.security.transforms.implementations.TransformC14N.enginePerformTransform(TransformC14N.java:65)
at com.sun.org.apache.xml.internal.security.transforms.Transform.performTransform(Transform.java:350)
at org.jcp.xml.dsig.internal.dom.ApacheCanonicalizer.transform(ApacheCanonicalizer.java:218)
… 7 more
… 18 more
java.security.ProviderException: sun.security.pkcs11.wrapper.PKCS11Exception: CKR_MECHANISM_INVALID

O que siginifica esse CKR_MECHANISM_INVALID ?

Desculpem o tamanho da mensagem.

Desde java agradeço qualquer ajudar.

Isso é um erro definido pelas bibliotecas de PKCS#11 (Mecanismo inválido).

Pode ocorrer quando o algoritmo de assinatura ou de digest, ou de padding da assinatura, não é o aceito pelo dispositivo, mas isso é estranho no seu caso, já que você está solicitando RSA + SHA1, que costuma ser o padrão.

Você tem algum contato com o fabricante (Safenet, que tinha comprado a Rainbow - no meu tempo esse iKey era fabricado pela Rainbow)?

Hahaha, eu sabia!
Eu também estou tendo que enfrentar este dragão que o governo inventou.
Infelizmente quanto a essa parte da chave, eu não posso ajudar muito porque foi um outro cara aqui da equipe que fez essa parte e nesse ponto eu entendo muito pouco.

[quote=victorwss][quote=elissandromendes]
Sim
[/quote]

Hahaha, eu sabia!
Eu também estou tendo que enfrentar este dragão que o governo inventou.
Infelizmente quanto a essa parte da chave, eu não posso ajudar muito porque foi um outro cara aqui da equipe que fez essa parte e nesse ponto eu entendo muito pouco.[/quote]

Verdade, é um dragão !! rs

Qual o token que vcs utilizaram ?

Teria como ver se no codigo acima estou cometendo algum erro, ou de repente manda um codigo de vcs pra eu verificar contra esse meu token aqui ?

abracos.

Amigos,

E quanto a acessar o WS via HTTPS usando esse token alguma dica ?

Usando o IE consigo ver blz o WSDL de um dos serviços. Como faco isso no Java e de preferencia no ambiente do Netbeans.

Isso já me adiantaria bastante, pois o token de assinatura do xml será o da empresa que parece será em arquivo, daí esse meu seria apenas para agir como do transmissor.

Agradeco.

Cara, tenta algo mais ou menos assim. Não sei se vai ajudar:

System.setProperty("javax.net.ssl.trustStore", "C:\\blablabla\\tstore.jks");
System.setProperty("javax.net.ssl.trustStorePassword", "sua_senha_aqui");
System.setProperty("javax.net.ssl.keyStoreType", "pkcs12");

Bem, como diria o estripador, vamos por parte:

1. Web Services
    Procure por um framework que implemente WS-SOAP. Exemplos: Axis, XFire.

2. É necessário certificação do cliente para acessar este Web Service?
    Se sim, você vai ter que usar JSSE. De uma procurada por exemplos aqui mesmo no GUJ.

3. É a mesma chave (eCNPJ) que vai assinar a mensagem que vai autenticar para acesso via Web Services?
    Se sim, você vai ter que setar assim:

System.setProperty("javax.net.ssl.keyStoreType", "pkcs11");

e configurar a parte de certificados em uma outra keystore.

[quote=oyama]Bem, como diria o estripador, vamos por parte:

1. Web Services
    Procure por um framework que implemente WS-SOAP. Exemplos: Axis, XFire.[/quote]

Estou usando o JAX-WS do Java 6 para implementar o cliente. Aparentemente está OK, testei acessando um servidor construido com os WSDLs dos servicos da sefaz que consegui baixar, porem sem acessar via HTTPS.

Tranquilo irei dar uma olhada.

[quote=oyama]
3) É a mesma chave (eCNPJ) que vai assinar a mensagem que vai autenticar para acesso via Web Services?
Se sim, você vai ter que setar assim:

System.setProperty("javax.net.ssl.keyStoreType", "pkcs11");

e configurar a parte de certificados em uma outra keystore. [/quote]

Quando em produção não serão a mesma. Teremos a nossa, um eCNPJ para acessar o WS e nosso cliente terá a de assinatura ou essa de assinatura do cliente servirá tambem para acessar o WS.

Um pergunta quanto a configuração que vc citou, tenho como exportar o certificado do token e converte-lo de forma a importa-lo num arquivo JKS e assim informar esse JKS como sendo o meu keystore donde o SSL buscara a autenticacao.

Vi alguma coisa na net vou dar uma olhada, se já tiver algo por ai agradeco.

abracos.

Olha, vou te dar essa dica: Não confie no WSDL porque algumas UFs não o geram corretamente (e o azar por isso é do contribuinte). Analise-o já pensando em que tipo de atitude tomar para remendar quaisquer inconsistências que tiver.

Bom galera,

Estou aguardando resposta do pessoal sa SafeNet BR pra saber o que seria esse problema de INVALID MECHANISM.

Acredito que o código que estou usando está ok! Dever ser algum pro de configuração, onde devo estar deixando ligado alguns dos mecanismos que são citados na documentação só que não é o correto pra esse meu modelo.

Assim que tiver uma resposta positiva posto aqui.

De agora, muito massa ajuda de vcs.

Obrigado mesmo !!

abraços.

[quote=elissandromendes]Bom galera,

Estou aguardando resposta do pessoal sa SafeNet BR pra saber o que seria esse problema de INVALID MECHANISM.

Acredito que o código que estou usando está ok! Dever ser algum pro de configuração, onde devo estar deixando ligado alguns dos mecanismos que são citados na documentação só que não é o correto pra esse meu modelo.

Assim que tiver uma resposta positiva posto aqui.

De agora, muito massa ajuda de vcs.

Obrigado mesmo !!

abraços.[/quote]

Opa, estou com a mesma bronca. Tem alguma dica?

Grato

Alencar

Galera… estou com um problema parecido…
tenho um programa pra emissao da nfe que funciona perfeitamente com os certificados PFX e SmartCard(CartaoInteligente)

Porem agora tenho que implementar para o certificado no dispositivo de token(pendrive)

So que nao vai nem a pau…
eu até consigo ler o certificado do token usando o esquema do .cfg… com a dll do fornecedor e tal…

Porem qdo mando a mensagem soap, da o seguinte erro:

14/05/2010 16:24:22 com.sun.xml.internal.messaging.saaj.client.p2p.HttpSOAPConnection post
SEVERE: SAAJ0009: Message send failed
com.sun.xml.internal.messaging.saaj.SOAPExceptionImpl: java.security.PrivilegedActionException: com.sun.xml.internal.messaging.saaj.SOAPExceptionImpl: Message send failed
at com.sun.xml.internal.messaging.saaj.client.p2p.HttpSOAPConnection.call(HttpSOAPConnection.java:146)

Estou usando o Safenet iKey 2032

Alguem tem alguma dica pra me dar ??
Obrigado…

O conteudo do arquivo de configuração (pkcs11.cfg) é um pouco diferente para este Token:

name=eToken
library=c:\windows\system32\dkck201.dll
disabledMechanisms = {
CKM_SHA1_RSA_PKCS
}

Alencar

Ainda esta dando o mesmo erro…!!

MInha conexao esta assim:

String keyPass = "";
        String proto = "SSLv3";
        keyPass = nfs.getCfg().getDescriptoSenha();
        Provider p = null;
        if(nfs.getCfg().getUsaToken().equalsIgnoreCase("S")){

p = new sun.security.pkcs11.SunPKCS11(nfs.getCfg().getCfg());
        ks = KeyStore.getInstance("PKCS11", p);
        ks.load(null, keyPass.toCharArray());
        }else{
        p = new com.sun.net.ssl.internal.ssl.Provider();
        ks = KeyStore.getInstance("PKCS12", p);
        ks.load(new FileInputStream(nfs.getCfg().getLocalPFX()), keyPass.toCharArray());
        }

Security.addProvider(p);

KeyManagerFactory kmf = null;
        kmf = KeyManagerFactory.getInstance("SunX509");
        kmf.init(ks, keyPass.toCharArray ());
        KeyManager[] km =  kmf.getKeyManagers();
        TrustManagerFactory tmf = null;
        tmf = TrustManagerFactory.getInstance("SunX509");
        tmf.init(ks);

SSLContext sc = null;
        sc = SSLContext.getInstance(proto);
        sc.init(km, trustAllCerts, new java.security.SecureRandom());
        SSLContext.setDefault(sc);

SSLSocketFactory socketFactory = sc.getSocketFactory();
        socket = (SSLSocket)socketFactory.createSocket(host, port);
        socket.addHandshakeCompletedListener(this);
        socket.setUseClientMode(true);
        socket.startHandshake();

Valew

Boa tarde elissandromendes

Estou com o mesmo problema seu, verifiquei o seguinte (token da rainbow);

No token existe a seguinte cadeia:
[color=blue] AC Raiz
AC Secretaria da Receita Federal do Brasil
AC Serasa RFB
Empresa com o certificado E-CNPJ
[/color]

No momento que executo o comando:

ks.load(null, new String("xxxxxx").toCharArray());

o mesmo me retorna a informaçao da AC Secretaria da Receita Federal do Brasil (subject=CN=AC Secretaria da Receita Federal do Brasil, O=ICP-Brasil, C=BR)
no entanto deveria vir a informação do “Empresa com o certificado E-CNPJ”.

Como que está retornando para ti esta informação?

Talvez já tenha resolvido, pela data, é bem antiga, teria alguma resposta para mim?

Muito obrigado