Como adicionar uma imagem em JPanel

Como posso fazer, porque precisso adicinar uma imagem de fundo e em cima botoes porem em forma de imagens, usando rotulo mesmo, tentei desta forma mas num deu certo,

tipo eu criei um formulario JFrame e coloquei, porem quando volto pro painel Projeto (usando netbeans) ele nao aparece nada, nem o Jpanel aparece

[code]# package principal;

import javax.swing.ImageIcon;
import javax.swing.JLabel;

public class Teste extends javax.swing.JFrame {
JLabel label1 = new JLabel(new ImageIcon(“img.jpg”));

 public Teste() {  
     initComponents();  
 }  

 public static void main(String args[]) {  
     java.awt.EventQueue.invokeLater(new Runnable() {  
         public void run() {  
             new Teste().setVisible(true);  
         }  
     });  
 }[/code]

E o que o método initComponents() dessa classe faz?

não tenho 100% de certeza mas experimenta colocar assim

 JLabel label1 = new JLabel(new ImageIcon("c:\img.jpg"));  

[b]colocando o diretório correto do arquivo.

qualquer coisa dá um toque.

[]'s[/b]

Olá

Tem um jeito de vc fazer no JComponent… dai vc sobreescreve o método paintComponent…
lá dentro vc faz um drawImage… como segue no exemplo.

public class ComponentBackground extends JComponent{

	private static final long serialVersionUID = -3910426527759806439L;
	private Image image;
	
       public ComponentBackground(Image image) {
    	       super();
               this.image = image;
      }

	public Image getImage() {
		return image;
	}

	public void setImage(Image image) {
		this.image = image;
	}
	
	protected void paintComponent(Graphics graphics) {
		Graphics g = graphics.create();
		Graphics2D g2D = (Graphics2D) g;
		
		if (image != null) {
			g2D.fillRect(0, 0, getWidth(), getHeight());
			
			g2D.fillRect(0, 0, image.getWidth(this), image.getHeight(this));
			g2D.drawImage(image, 50, 0, this);
			g2D.dispose();
		}
	}
}

Espero ter ajudado
Flwsss

public class PanelComImagem extends JPanel{
private BufferedImage imagem;
public PanelComImagem() throws Exception {/
File img = new File("C:/imagens/imagem.png");//Ou como voce quiser pegar o arquivo da imagem
imagem = ImageIO.read(img);
}
@Override
pulic void paintComponent(Graphics g){
super.paintComponent(g);
Graphics2D g2d = (Graphics2D) g.create();
g2d.drawImage(imagem, 5,5,imagem.getHeight(),imagem.getWidth(),this);
//Desenha a imagem no ponto (5x5) em pixels do componente.
g2d.dispose();
}
}

o initComponents ele vem auto, é porque criei um JFrame e nao uma Classe Java,

tentei com os exemplos mas nenhum deram certo, falando que Draw nao reconhecido algo assim, tipo nestes exemplos foi mostrado criando uma classe java, porem eu tenhum JFrame já criado com o exemplo que dei acima, como fazer pra mostrar a imagem no Panel pra ser visualizando tanto na hora de executar como na guia Projeto

Cara… voce quer programar em Java mas vai se limitar ao que o NetBeans faz para voce?

que isso cara, so to precissando de ajuda num to fingindo que num tou tentando para alguem fazer nao, so precisso de ajuda para fazer

Nao… nao disse isso… só queria dizer que voce nao deve se limitar ao que o NetBeans faz pra voce… se voce quer alguma coisa como isso voce vai ter que fazer na mão mesmo.

atá, susse :slight_smile:

é porquie sou iniciantes, entao tenho que tabalhar com o que tenho pra depois ir aumentando nivel