o primeiro framework web que utilizei com Java foi o Struts e, de uns anos pra cá nunca mais o utilizei.
Passados alguns anos, pergunto: ele ainda é popular? Quem ainda usa Struts hoje (para novos projetos)?
Quais as vantagens que o Struts poderia trazer para o desenvolvimento de aplicações web hoje se comparado com os demais frameworks?
O que eu observo é que no mercado tem muito sistema legado em Struts ainda, mas os novos projetos em peso estão sendo desenvolvidos em JSF.
Eu prefiro mil vezes desenvolver com JSP + Servlets do que com Struts.
L
Leonardo3001
Recentemente trabalhei num projeto com Struts, mas era só manutenção e mudanças pontuais. Não vejo gente começando projetos do zero com esse framework.
Muitos só utilizaram Struts porque era o framework “homologado” pela empresa e que vinha no pacotão comprado da Big Vendor. Mas as Vendors mudaram seu foco para JSF porque era possível criar componentes ($), oferecido de brinde ($$) junto com o pacotão. E melhor, as aplicações com os componentes nunca poderiam ser deployados em outros servidores ($$$), aumentando a fidelização do cliente ($$$$). Essa vantagem ($) não havia no Struts.
luistiagos
eu gosto do struts… e um framework bem maduro ja… e se vc souber algumas manhas ele pode ser mais produtivo que jsf…
M
marcosalex
"
O
onolox
Mas com struts tb da pra criar componentes…
brunocosta
Por aqui tem muita empresa trabalhando com struts 1 ainda, apesar de o número de projetos novos usando struts vir caindo e dando lugar à projetos baseados em JSF (richfaces, seam, etc)… minha grande dúvida é como anda o struts2 no mercado, alguém tem idéia? =)
M
marcosalex
"
B
bruceramone
Tenho feito algumas entrevistas e ainda tem muita oportunidade pra Struts. Claro, de legados. Sistemas novos já adotaram o JSF.
Quanto ao Struts 2, é algo raro no mercado.
Marcio_Nogueira
O Struts tem perdido terreno para o JSF há algum tempo. Vamos ver daqui para frente quais serão as novidades que irão surgir.
Deluxe
Atualmente eu programo em Struts 1, e ja programei em JSF (richfaces, ajax) antes, e posso falar tranquilamente que o struts é “chato” perto do jsf, pode até ser que como eu vim do JSF pro Struts eu tenho algumas dificuldades, mas a programação no JSF é bem mais facil, mais agil, mais limpa que no Struts1.
fabiozoroastro
Eu não trabalho com struts já faz um ano mais ou menos!
mcbarsotti
Bancos, a maioria dos bancos ( senão todos ) usam…
Nos quais eu trabalhei ( bradesco, santander, itau, citi, votorantim entre outros ) todos usam. e normalmente é a versão 1.2.7
Atualmente eu programo em Struts 1, e ja programei em JSF (richfaces, ajax) antes, e posso falar tranquilamente que o struts é “chato” perto do jsf, pode até ser que como eu vim do JSF pro Struts eu tenho algumas dificuldades, mas a programação no JSF é bem mais facil, mais agil, mais limpa que no Struts1.
Discordo com vc quando fala que o jsf é mais limpo. O jsf possui uma flexibilidade de código incrível, deixando o desenvolvedor mais livre de desenvolver. O problema é que dependendo do desenvolvedor, o código fonte fica totalmente poluído. O que vc se refere por chatisse do Struts, é que ele obriga o desenvolvedor a desenvolver conforme os padrões dele. A desvantagem é seu código fica atrelado muito com o projeto. Mas a vantagem é que, qualquer desenvolvedor que manja de Struts vai pegar seu código e vai conseguir interpretar ele facilmente. Outra vantagem disso é que ele vai ficar mais apto para manutenções e atualizações, sem contar desenvolvimento de novos módulos.
Gosto muito tbm de desenvolver Struts com Spring
orobsonpires
Concordo com ralphsilver. Eu trabalho com Struts 2 a quase um ano e vejo que é possivel ter um projeto organizado e com um código fonte limpo, acho que isso depende muito do desenvolvedor. Quanto a framework em si, na minha opnião acho que ele é muito simples de trabalhar e de fácil manutenção.
R
rwolosker
A desvantagem do struts é que este framework é fácil de aprender e permite uma construção simples e limpa. o JSF é muito melhor, porque ai você precisa pagar uma consultoria, fazer cursos. O fonte também tão logo vira uma gororoba.
ViniGodoy
Por favor, não ressuscite tópicos sem um bom motivo. E, quando o fizer, explique o porque está ressuscitando a discussão, ao invés de responder casualmente os posts, como se tivessem sido postados ontem.
MarkKnopfler
E quanto ao VRaptor? Eu acho simplemsnte fantástico, embora conheça pouco dele (ainda).
No site da Caelum tem a apostila gratuita sobre ele. O objetivo dele era substituir o Struts por algo mais ágil mas que realizasse a mesma função.
Edit: citando o moderador acima, eu vim apenas comentar e nem percebi que o tópico era antigo! mas achei a discussão válida.