Como anda o Struts hoje?

Olá,

o primeiro framework web que utilizei com Java foi o Struts e, de uns anos pra cá nunca mais o utilizei.

Passados alguns anos, pergunto: ele ainda é popular? Quem ainda usa Struts hoje (para novos projetos)?
Quais as vantagens que o Struts poderia trazer para o desenvolvimento de aplicações web hoje se comparado com os demais frameworks?

O que eu observo é que no mercado tem muito sistema legado em Struts ainda, mas os novos projetos em peso estão sendo desenvolvidos em JSF.
Eu prefiro mil vezes desenvolver com JSP + Servlets do que com Struts.

Recentemente trabalhei num projeto com Struts, mas era só manutenção e mudanças pontuais. Não vejo gente começando projetos do zero com esse framework.

Muitos só utilizaram Struts porque era o framework “homologado” pela empresa e que vinha no pacotão comprado da Big Vendor. Mas as Vendors mudaram seu foco para JSF porque era possível criar componentes ($), oferecido de brinde ($$) junto com o pacotão. E melhor, as aplicações com os componentes nunca poderiam ser deployados em outros servidores ($$$), aumentando a fidelização do cliente ($$$$). Essa vantagem ($) não havia no Struts.

eu gosto do struts… e um framework bem maduro ja… e se vc souber algumas manhas ele pode ser mais produtivo que jsf…

"

Mas com struts tb da pra criar componentes…

Por aqui tem muita empresa trabalhando com struts 1 ainda, apesar de o número de projetos novos usando struts vir caindo e dando lugar à projetos baseados em JSF (richfaces, seam, etc)… minha grande dúvida é como anda o struts2 no mercado, alguém tem idéia? =)

"

Tenho feito algumas entrevistas e ainda tem muita oportunidade pra Struts. Claro, de legados. Sistemas novos já adotaram o JSF.

Quanto ao Struts 2, é algo raro no mercado.

O Struts tem perdido terreno para o JSF há algum tempo. Vamos ver daqui para frente quais serão as novidades que irão surgir. :wink:

Atualmente eu programo em Struts 1, e ja programei em JSF (richfaces, ajax) antes, e posso falar tranquilamente que o struts é “chato” perto do jsf, pode até ser que como eu vim do JSF pro Struts eu tenho algumas dificuldades, mas a programação no JSF é bem mais facil, mais agil, mais limpa que no Struts1.

Eu não trabalho com struts já faz um ano mais ou menos!

Bancos, a maioria dos bancos ( senão todos ) usam…
Nos quais eu trabalhei ( bradesco, santander, itau, citi, votorantim entre outros ) todos usam. e normalmente é a versão 1.2.7

Bom utilizei struts para meu projeto de faculdade e trabalhei muito com ele... é um framework bom.. principalmente porque mantém uma estrutura fixa para o projeto. Bom, pelo menos para mim é bom porque o código não fica mal estruturado e de fácil manutenção.
      Atualmente não sei se o projeto struts continua. Mas utilizo ele até hj para streaming de dados. Tem uma Action que chama DownloadAction, muito interessamente para quem quer utilizar fazer streaming. Para mim não tem framework melhor para tratar. 
      Mas em questões gerais prefiro JSF+RichFaces.

[quote=Deluxe]Atualmente eu programo em Struts 1, e ja programei em JSF (richfaces, ajax) antes, e posso falar tranquilamente que o struts é “chato” perto do jsf, pode até ser que como eu vim do JSF pro Struts eu tenho algumas dificuldades, mas a programação no JSF é bem mais facil, mais agil, mais limpa que no Struts1.

[/quote]

Discordo com vc quando fala que o jsf é mais limpo. O jsf possui uma flexibilidade de código incrível, deixando o desenvolvedor mais livre de desenvolver. O problema é que dependendo do desenvolvedor, o código fonte fica totalmente poluído. O que vc se refere por chatisse do Struts, é que ele obriga o desenvolvedor a desenvolver conforme os padrões dele. A desvantagem é seu código fica atrelado muito com o projeto. Mas a vantagem é que, qualquer desenvolvedor que manja de Struts vai pegar seu código e vai conseguir interpretar ele facilmente. Outra vantagem disso é que ele vai ficar mais apto para manutenções e atualizações, sem contar desenvolvimento de novos módulos.

Gosto muito tbm de desenvolver Struts com Spring

Concordo com ralphsilver. Eu trabalho com Struts 2 a quase um ano e vejo que é possivel ter um projeto organizado e com um código fonte limpo, acho que isso depende muito do desenvolvedor. Quanto a framework em si, na minha opnião acho que ele é muito simples de trabalhar e de fácil manutenção.

A desvantagem do struts é que este framework é fácil de aprender e permite uma construção simples e limpa. o JSF é muito melhor, porque ai você precisa pagar uma consultoria, fazer cursos. O fonte também tão logo vira uma gororoba.

Por favor, não ressuscite tópicos sem um bom motivo. E, quando o fizer, explique o porque está ressuscitando a discussão, ao invés de responder casualmente os posts, como se tivessem sido postados ontem.

E quanto ao VRaptor? Eu acho simplemsnte fantástico, embora conheça pouco dele (ainda).
No site da Caelum tem a apostila gratuita sobre ele. O objetivo dele era substituir o Struts por algo mais ágil mas que realizasse a mesma função.

Edit: citando o moderador acima, eu vim apenas comentar e nem percebi que o tópico era antigo! mas achei a discussão válida.