Como as empresas selecionam os funcionários?

Estou escrevendo exatamente sobre esse assunto no meu blog, acredito que amanhã o texto deve estar no ar já.

Em resumo, o perfil da vaga deve ser muito claro, porque já ajuda a filtrar algumas pessoas, indicações são sempre bem vindas, mas devem ser analisadas com cuidado também, e depende do “nível de confiança” que vc tem na pessoa que indicou e ele no indicado.

Eu não aplico provas NUNCA, nem escritas e nem práticas, primeiro porque eu odeio, e acho que o tempo que a pessoa gasta fazendo isso deveria ser remunerado, afinal ele é um profissional e esta “gastando” seu conhecimento e tempo ali, ainda mais quando a pessoa está am algum projeto no momento, que ela tira um tempo para poder fazer a entrevista.

Perguntas coerentes e focadas nos conhecimentos necessários são mais úteis e muito mais rápidas para perceber se a pessoa conhece o que esta falando ou não, criar situações hipotéticas e ver a maneira de raciocínio do candidato em resolver problemas e formas de trabalho.

Tem outros pontos, mas depois vcs olham no meu post rs.
=)

[]s

Isso é algo que varia muito.
O que ocorre, invariavelmente é que mentir nesse momento pode ser agravante futuro. Conheço muitos que se venderam muito bem na conversa, clocou conhecimentos que não possuia no curriculo e na hora H, dançou!..

Acho interessante algum teste (não, as pegadinhas da SCJP não valem), precisa ser algo voltado ao perfil da vaga: Se Analista, fazer uma análise de um sistema (simples), criar documentação UML básica; se desenvolvedor, fazer um pequeno aplicativo que aplique algum tipo de algorítimo (não precisamos exagerar aqui também) para conhecer o raciocínio lógico, e assim por diante.

A faculdade frequentada, na minha opinião conta pouco nesse momento, mas atividades realizadas na mesma, podem ser um diferencial.

Certificação pode ser um diferencial, mas somente (e normalmente é) se a empresa participa de licitações, concorrências, onde esse tipo de documento conta pontos a favor.