“Isso, o maior problema no envio dos dados é que o ônibus terá que atuar como um transmissor. Um receptor consome pouca bateria e quase não apresenta custos justamente porque não transmite nada. Como os ônibus circulam dentro de cidades (ou seria ônibus de viagem?), aí você pode usar uma tecnologia de envio barata, de baixa potência, e baixo consumo, baseada na própria rede de celular. Se for um ônibus interestadual, seu custo vai aumentar muito. Vai envolver antenas melhores, um transmissor potente e uma rede que seja capaz de retransmitir esse dado de qualquer lugar. Aí facilmente chega aos 5 ou 6 mil reais que os motoristas de caminhão pagam pelos sistemas de segurança em GPS existentes.”
– O onibus eh urbano mesmo. Pois eh o problema eh o onibus transmitir a sua posicao, achar uma tecnologia que faca isso com o custo acessivel eh complicado, e essa tecnologia talvez nem exista, enfim… Garmim eu conheco, estava utlizando um GPS dessa marca…
[i]
"Sim, é um texto mesmo. Você lê da serial e gera um textinho. Ou trata as strings que chegam on-the-fly. Não é nada difícil, o texto vem num formato fácil, os dados estão prontos. Dificil mesmo é se você quiser trabalhar com o SIRF puro, que no lugar de coordenadas te dá só a posição do satélite e comprimentos de onda…
Me diz uma coisa, quanto tempo você tem para terminar esse trabalho?
Esse software que você falou, por acaso ele gera arquivos RINEX? Veja o nome dele certinho, dependendo de qual for talvez eu já tenha utilizado também. Tem um software famoso (que também não me recordo o nome) que permite que você teste as capacidades do seu receptor GPS."[/i]
– Bom o SIRF como disse nao sei bem, mas deve ser cabuloso mesmo, so pelo que vc disse… tenho um tempinho consideravel ainda, preciso mostrar uma prova de conceito disso para a faculdade, tipo mostrar o negocio funcionando, ja to correndo atras para nao deixar pra ultima hora… Bom a extensao dos arquivos que sao gerados nesse software, eu nao tenho certeza, mas o software ao qual me referia eh o GTM (GPS Track Maker - http://www.gpstm.com/), voce o conhece?
[i]
"Eu falei de 3 padrões (NMEA, Garmin e SIRF32), e acho que o NMEA é o mais fácil pro seu caso. Até porque ele é aberto e padronizado. O Garmin é o padrão proprietário da empresa de mesmo nome, uma famosa pelos seus GPSs amerelinhos. São um dos aparelhos mais vendidos no mercado.
No caso do NMEA você tem a vantagem de existirem placas avulsas a venda no mercado, procure pelas placas com o chipset SirfStar III. Nesse caso, você mesma pode montar um hardware de mais baixo custo. Eu cheguei a unir uma plaquinha dessas a um palmtop uma vez, para fazer coletas de dados para topografia. Outro uso que fiz foi colocar a placa junto a um notebook com uma webcam e aí montei um software que permitia o levantamento de defeitos de estradas. A placa, na época, podia ser adquirida por R$100,00, mas creio que hoje seja muito mais barato."[/i]
– Voce ja ouviu falar na gpsd (biblioteca), estamos pensando em usar essa biblioteca, pq ela eh livre, no momento a ideia eh desenvolver em cima dela. Vou da uma olhada nessas placas que vc falou, ainda nao pesquisei sobre elas, so o que pesquisei foram alguns modulos de transmissoa GPRS…
– Bom, obrigada por tudo!! =]
– continua me ajudando… heheheheh…