Como chamar metodo de classe java no javafx?

Comecei hoje com o javafx e queria saber como eu chamo no clique de um botao, um método java que está em uma classe
dentro do mesmo projeto javafx.

Alguem sabe como faço ?

Oi,

pode fazer como faz com Java mesmo.

Simplesmente chame o método, lembrando que você deve instanciar a classe antes.

A instanciação de classes Java pode ser no formato Java mesmo estando dentro de código JavaFX:

var pessoa:Pessoa = new Pessoa();

[]'s

[quote=Jesuino Master]Oi,

A instanciação de classes Java pode ser no formato Java mesmo estando dentro de código JavaFX:

[]'s[/quote]

blza Jesuino, pra instanciar o objeto funcionou, mas qual a sintaxe pra fazer isso no javafx:

edtNome.setText(achei.getNome());

valeu ai cara !

Oi,

Qual o tipo do edtNome? Se for campo de texto(TextBox) do JavaFx(ou Label) você deve usar a variável texto:

edtNome.text = achei.getNome();

[quote=artursmp][quote=Jesuino Master]Oi,

[]'s[/quote]

blza Jesuino, pra instanciar o objeto funcionou, mas qual a sintaxe pra fazer isso no javafx:

valeu ai cara ![/quote]

Jesuino, pode relaxar ai, que consegui!

facinho, facinho!

Cara, você acha que vale a pena usar o javafx em vez de Swing pra fazer interface pra um aplicativo destop comum ?
to achando legal trabalhar com ele, a forma de organizar a gui é melhor. Outra coisa, tu tem algum tutorial de javafx ai ?

valeu mesmo!

[quote=artursmp][quote=artursmp][quote=Jesuino Master]Oi,

[]'s[/quote]

valeu ai cara ![/quote]

facinho, facinho!

Cara, você acha que vale a pena usar o javafx em vez de Swing pra fazer interface pra um aplicativo destop comum ?
to achando legal trabalhar com ele, a forma de organizar a gui é melhor. Outra coisa, tu tem algum tutorial de javafx ai ?

valeu mesmo![/quote]

Rapaz, o pessoal não gosta muito não que eu fale, mas em próximas releases o JavaFX vai dar um pau no Swing.
Eu, como sempre falei, já larguei Swing desde a versão 1.2 do JavaFX. Pena que ainda não consegui um projeto no qual eu podia opinar para sugerir JavaFX, no entanto, tenho estado em atividade constante com freelancers e pequenas consultorias “gratuitas”, além de apresentações e divulgação da plataforma.

Aproveitando que vou dormir, vou escrever. O javaFX apanhou no mercado Mobile, levou na cara. A as mudanças da linguagem no começo afastou muita gente! Começou com grandes players para no lado mobile(LG por exemplo), mas o mercado tendeu para outro lado(Smartphones e seus SOs como o Android e blackBerry ). Então, foi um grande balde de água fria na linguagem recém criada.

Por outro lado, javaFX era bugado, lento e não tinha praticamente nenhum controle(widgets), usava do Swing. Agora na versão 1.3, o Swing está sendo extinto e até o Java2D vai sair de cena, para a entrada do Prisma. Além da falta de controles, JavaFX era super lento, não rodava em browser nenhum e era muito burro com o gerenciamento de memória. Na versão 1.3 o buffer de nós(qq elemento gráfico no javaFX) melhorou a performance, e muito! O startup também melhorou absurdamente, desde a versão 1.2.

Os principais problemas que vejo para a plataforma ainda são:
1 A falta de controles ( painel de Abas[to cansado de gambiarras] e table view)
2 Deploy Offline
3 Melhorar a licença (atualmente não podemos empacotar o runtime em nossa app por causa da licença :frowning: )

O Rakesh Menon, que saiu da Sun India(Acho que lá a Sun não Uniu com a Oracle) recentemente, fez um Wish List:

O que a comunidade pode fazer a gente tenta:

1 - JFxtras
2 - Fiz um programa que reescreve o JNLP toda vez que rodamos e muda o CodeBase para a aplicação local, assim você pode disponibilizar a app offline
3 - Nada podemos fazer.

Enfim, acredito no JavaFX e creio que ele tem o espaço dele(mercado enterprise e televisão[embora falem do Android, me parece que o javaFX será o concorrente direto dele{duas “distribuidoras” de TV nos EUA, cada uma vai adotar uma tecnologia, vai ser bom o negócio :slight_smile: }) além de ser uma boa linguagem, estranha no começo mas vai que vai!

Sobre tutoriais de JavaFX, mandei alguns para o JavaFree e o javafx.com.br está cheio também. Ainda não tive a oportunidade de escrever um para o GUJ, mas fiquei devendo um CRUD para o pessoal do fórum em outro post(não me esqueci :slight_smile: ) e em breve sairá(não saiu pq até a versão 1.3 do javaFX eram esperadas mudanças de linguagem, qdo fiquei sabendo disso parei um pouco de escrever, pois seria material perdido depois).

Agora estou me empenhando em um projeto openSource em javaFX para facilitação de escrita de clientes REST(mais ou menos como o Restfulie no lado cliente), em breve teremos a primeira Release também.

Valeu :smiley:

[]'s

[quote=Jesuino Master][quote=artursmp][quote=artursmp][quote=Jesuino Master]Oi,

[]'s[/quote]

valeu ai cara ![/quote]

facinho, facinho!

valeu mesmo![/quote]

Rapaz, o pessoal não gosta muito não que eu fale, mas em próximas releases o JavaFX vai dar um pau no Swing.
Eu, como sempre falei, já larguei Swing desde a versão 1.2 do JavaFX. Pena que ainda não consegui um projeto no qual eu podia opinar para sugerir JavaFX, no entanto, tenho estado em atividade constante com freelancers e pequenas consultorias “gratuitas”, além de apresentações e divulgação da plataforma.

Aproveitando que vou dormir, vou escrever. O javaFX apanhou no mercado Mobile, levou na cara. A as mudanças da linguagem no começo afastou muita gente! Começou com grandes players para no lado mobile(LG por exemplo), mas o mercado tendeu para outro lado(Smartphones e seus SOs como o Android e blackBerry ). Então, foi um grande balde de água fria na linguagem recém criada.

Por outro lado, javaFX era bugado, lento e não tinha praticamente nenhum controle(widgets), usava do Swing. Agora na versão 1.3, o Swing está sendo extinto e até o Java2D vai sair de cena, para a entrada do Prisma. Além da falta de controles, JavaFX era super lento, não rodava em browser nenhum e era muito burro com o gerenciamento de memória. Na versão 1.3 o buffer de nós(qq elemento gráfico no javaFX) melhorou a performance, e muito! O startup também melhorou absurdamente, desde a versão 1.2.

2 Deploy Offline
3 Melhorar a licença (atualmente não podemos empacotar o runtime em nossa app por causa da licença :frowning: )

O Rakesh Menon, que saiu da Sun India(Acho que lá a Sun não Uniu com a Oracle) recentemente, fez um Wish List:

1 - JFxtras
2 - Fiz um programa que reescreve o JNLP toda vez que rodamos e muda o CodeBase para a aplicação local, assim você pode disponibilizar a app offline
3 - Nada podemos fazer.

Enfim, acredito no JavaFX e creio que ele tem o espaço dele(mercado enterprise e televisão[embora falem do Android, me parece que o javaFX será o concorrente direto dele{duas “distribuidoras” de TV nos EUA, cada uma vai adotar uma tecnologia, vai ser bom o negócio :slight_smile: }) além de ser uma boa linguagem, estranha no começo mas vai que vai!

Sobre tutoriais de JavaFX, mandei alguns para o JavaFree e o javafx.com.br está cheio também. Ainda não tive a oportunidade de escrever um para o GUJ, mas fiquei devendo um CRUD para o pessoal do fórum em outro post(não me esqueci :slight_smile: ) e em breve sairá(não saiu pq até a versão 1.3 do javaFX eram esperadas mudanças de linguagem, qdo fiquei sabendo disso parei um pouco de escrever, pois seria material perdido depois).

Agora estou me empenhando em um projeto openSource em javaFX para facilitação de escrita de clientes REST(mais ou menos como o Restfulie no lado cliente), em breve teremos a primeira Release também.

[]'s
[/quote]

ahhh rapaz, não sabia que você estava tão por dentro do assunto de javafx !
gostei mesmo dele pra fazer as guis, se eu tivesse tido conhecimento dele a uns 3 meses atraz, teria feito meu projeto de OO com ele
ao invés de Swing! e ainda colocava uns efeitinhos, o javafx lembra muito a interface do flex, porém mesmo tendo mexido muito pouco
no javafx, vejo q eh menos completo.
Quanto a Crud em javafx, eu fiz um aqui, usando o fx exclusivamente pra o view, oq tem de codigo fx mesmo sao so as chamadas
dos botões, o resto eh imports pra classes java que tao dentro do src do “projeto”.
To pensando em dedicar um tempo das férias pra estudar fx, ou entao integrar java com flex e dar uma estudada…

Valeu aí Jesuino!
obrigado!

[quote=artursmp][quote=Jesuino Master][quote=artursmp][quote=artursmp][quote=Jesuino Master]Oi,

[]'s[/quote]

valeu ai cara ![/quote]

facinho, facinho!

valeu mesmo![/quote]

2 Deploy Offline

1 - JFxtras
3 - Nada podemos fazer.

[]'s
[/quote]

ahhh rapaz, não sabia que você estava tão por dentro do assunto de javafx !
gostei mesmo dele pra fazer as guis, se eu tivesse tido conhecimento dele a uns 3 meses atraz, teria feito meu projeto de OO com ele
ao invés de Swing! e ainda colocava uns efeitinhos, o javafx lembra muito a interface do flex, porém mesmo tendo mexido muito pouco
no javafx, vejo q eh menos completo.
Quanto a Crud em javafx, eu fiz um aqui, usando o fx exclusivamente pra o view, oq tem de codigo fx mesmo sao so as chamadas
dos botões, o resto eh imports pra classes java que tao dentro do src do “projeto”.
To pensando em dedicar um tempo das férias pra estudar fx, ou entao integrar java com flex e dar uma estudada…

Valeu aí Jesuino!
obrigado![/quote]

Eu também tenho meus livros sobre JavaFX, mas já encomendei um sobre Android, outro sobre Flex e agora estou cogitando um sobre HTML 5.

Estou esperando a versão do Pro JavaFX Platform para JavaFX 1.4, chamada Presidio. Parece que quem é Partner JavaFX(como os autores de Pro JavaFX Platform) sabe mais sobre o destino da plataforma do que nós que estamos por fora :smiley:

Deus te ouça, Jesuino.

Deus te ouça, Jesuino.[/quote]

:smiley:

Tomara que não dê a louca na Oracle e faça algo estranho com a plataforma, mas com o busão JavaFX rodando os Estados Unidos, acho que será difícil :D.

Tomara que não dê a louca na Oracle e faça algo estranho com a plataforma, mas com o busão JavaFX rodando os Estados Unidos, acho que será difícil :D.[/quote]

Jesuíno, você sabe se tem plugin do javafx composer pra eclipse ? Instalei o plugin do javafx script, mas o composer nao to achando.
Eh q como o netbeans n permite a modificação de partes do código ta ficando complicado!

Tomara que não dê a louca na Oracle e faça algo estranho com a plataforma, mas com o busão JavaFX rodando os Estados Unidos, acho que será difícil :D.[/quote]

Jesuíno, você sabe se tem plugin do javafx composer pra eclipse ? Instalei o plugin do javafx script, mas o composer nao to achando.
Eh q como o netbeans n permite a modificação de partes do código ta ficando complicado![/quote]

Não conheço nada visual para o Eclipse. O único plugin mais ou menos é o da Exadel: http://exadel.org/javafxplugin

O que acontece com o Netbeans? O Composer está fazendo sucesso e tem muito material sobre ele na WEB, ficou bem fácil programar com ele :slight_smile:

Eh q como o netbeans n permite a modificação de partes do código ta ficando complicado![/quote]

Não conheço nada visual para o Eclipse. O único plugin mais ou menos é o da Exadel: http://exadel.org/javafxplugin

O que acontece com o Netbeans? O Composer está fazendo sucesso e tem muito material sobre ele na WEB, ficou bem fácil programar com ele :)[/quote]

não tem o componente “menu” ou "menuba"pra o cara arrastar no javafx composer!
ou será q n tem na minha versão ?

Verdade, não tem o menu mesmo.

Eu uso o javaFX sem o composer, só no código, mas é muito chato as vezes apanhar de layout.

O Menu é componente “preview” do javaFX 1.3 :s Eles deixaram assim pq vão mudar na próxima versão algumas coisas.

Caro Senhores,
sou iniciante em JAVAFX (Estou usando 1.3 com Netbeans), li o que foi debatido aqui mas não consegui chamar um fx de outro fx.
minha primeira classe é login.fx e eu estou tentando chamar uma outra classe chamada menuPrincipal.fx .
Os dois estão no mesmo pacote, teitei usar o exemplo aqui disposto mas não consegui. Eu tento chamar a segunda classe (menuPrincipal.fx) fechando a primeira ( fechar a primeira eu consigo ).

Alguem pode me ajudar, por favor?

[code]package loginadsc;

import java.lang.String;
import java.lang.Exception;
import java.lang.ClassNotFoundException;
import java.lang.UnsupportedOperationException;

public class login {

// <editor-fold defaultstate="collapsed" desc="Generated Code">
public-read def label: javafx.scene.control.Label = javafx.scene.control.Label {
    text: "Login"
}

public-read def loginTextbox: javafx.scene.control.TextBox = javafx.scene.control.TextBox {
}

public-read def label2: javafx.scene.control.Label = javafx.scene.control.Label {
    text: "Senha"
}

def __layoutInfo_passwordTextbox: javafx.scene.layout.LayoutInfo = javafx.scene.layout.LayoutInfo {
    width: 193.0
    height: 21.0
}
public-read def passwordTextbox: javafx.scene.control.PasswordBox = javafx.scene.control.PasswordBox {
    layoutInfo: __layoutInfo_passwordTextbox
}

public-read def loginButton: javafx.scene.control.Button = javafx.scene.control.Button {
    text: "Entrar"
    action: loginButtonAction
}

public-read def clearButton: javafx.scene.control.Button = javafx.scene.control.Button {
    text: "Limpar"
    action: clearButtonAction
}

def __layoutInfo_horizontalBox: javafx.scene.layout.LayoutInfo = javafx.scene.layout.LayoutInfo {
    height: 29.0
}
public-read def horizontalBox: javafx.scene.layout.HBox = javafx.scene.layout.HBox {
    layoutInfo: __layoutInfo_horizontalBox
    content: [ loginButton, clearButton, ]
    spacing: 6.0
}

def __layoutInfo_verticalBox: javafx.scene.layout.LayoutInfo = javafx.scene.layout.LayoutInfo {
    width: 193.0
    height: 144.0
}
public-read def verticalBox: javafx.scene.layout.VBox = javafx.scene.layout.VBox {
    disable: false
    layoutX: 60.0
    layoutY: 120.0
    layoutInfo: __layoutInfo_verticalBox
    content: [ label, loginTextbox, label2, passwordTextbox, horizontalBox, ]
    spacing: 6.0
}

public-read def image: javafx.scene.image.Image = javafx.scene.image.Image {
    url: "{__DIR__}../recurso/logoADSC.png"
}

public-read def imageView: javafx.scene.image.ImageView = javafx.scene.image.ImageView {
    layoutX: 0.0
    layoutY: 0.0
    image: image
    fitWidth: 0.0
}

public-read def image2: javafx.scene.image.Image = javafx.scene.image.Image {
    url: "{__DIR__}recurso/logoADSC.png"
}

public-read def imageView2: javafx.scene.image.ImageView = javafx.scene.image.ImageView {
    image: image2
    fitWidth: 317.0
    fitHeight: 80.0
}

public-read def scene: javafx.scene.Scene = javafx.scene.Scene {
    width: 317.0
    height: 320.0
    content: getDesignRootNodes ()
}

public-read def currentState: org.netbeans.javafx.design.DesignState = org.netbeans.javafx.design.DesignState {
    names: [ "login", ]
    actual: 0
    timelines: [
        javafx.animation.Timeline {
            keyFrames: [
                javafx.animation.KeyFrame {
                    time: 0ms
                    action: function() {
                        imageView.layoutX = 0.0;
                        imageView.layoutY = 0.0;
                        imageView.fitWidth = 480.0;
                    }
                }
            ]
        }
    ]
}

public function getDesignRootNodes (): javafx.scene.Node[] {
    [ imageView, verticalBox, imageView2, ]
}

public function getDesignScene (): javafx.scene.Scene {
    scene
}
// </editor-fold>

function loginButtonAction(): Void {
    var n: ConectarUser = new ConectarUser();
    var m: achei = new achei();
    if (loginTextbox.text == "") {
        javafx.stage.Alert.inform("Login Não Preenchido.");
        loginTextbox.text = "";
        passwordTextbox.text = "";
        currentState.actual = currentState.findIndex("login");
    } else if (passwordTextbox.text == "") {
        javafx.stage.Alert.inform("Senha Não Preenchida.");
        loginTextbox.text = "";
    } else {
    try {

var login1 = loginTextbox.text;
        n.login = login1;
        var senha1 = passwordTextbox.text;
        n.senha = senha1;
        n.entrar = {(n.login)} {(n.senha)};
        n.conectar_user(n.entrar);
        if (n.nome != null){
           javafx.stage.Alert.inform("Bem Vindo {n.nome}");
           m.nomem = n.nome;
           m.scene;
        } else {
             javafx.stage.Alert.inform("Usuario Não Cadastrado, ou Senha Invalida!");
               loginTextbox.text = "";
        }
    } catch (ex: Exception) {
        javafx.stage.Alert.inform("Excessão Ocorrida :{ex}");
        javafx.lang.FX.exit();
    } catch (ex: ClassNotFoundException) {
        ex.printStackTrace();
        javafx.stage.Alert.inform("Excessão :{ex}");
        javafx.lang.FX.exit();
    }

}

}

function clearButtonAction(): Void {
    loginTextbox.text = "";
}

function backButtonAction(): Void {
}

}

function run (): Void {
var design = login {};

javafx.stage.Stage {
    title: "Login"
    scene: design.getDesignScene ()
}

}

[/code]

a segunda classe na verdade esta vazia (por enquanto).

[code]/*

• achei.fx
  • Created on 27/09/2011, 00:30:46
    */

package loginadsc;
import java.lang.String;

/**

• @author Janny
    */
    public class achei {

// <editor-fold defaultstate=“collapsed” desc=“Generated Code”>
    public-read def image: javafx.scene.image.Image = javafx.scene.image.Image {
    url: “{DIR}recurso/logoADSC.png”
    }

public-read def imageView: javafx.scene.image.ImageView = javafx.scene.image.ImageView {
    layoutX: 0.0
    layoutY: 0.0
    image: image
    fitWidth: 209.0
    fitHeight: 64.0
    }

public-read def scene: javafx.scene.Scene = javafx.scene.Scene {
    width: 800.0
    height: 600.0
    content: getDesignRootNodes ()
    }

public-read def currentState: org.netbeans.javafx.design.DesignState = org.netbeans.javafx.design.DesignState {
    }

public function getDesignRootNodes (): javafx.scene.Node[] {
    [ imageView, ]
    }

public function getDesignScene (): javafx.scene.Scene {
    scene
    }
    // </editor-fold>

var nomem = null;
}

function run (): Void {
var design = achei {};

javafx.stage.Stage {
    title: "achei"
    scene: design.getDesignScene ()
}

}
[/code]

eu consigo até chamar uma clase java de conexão, mas nao consigo chamar a segunda classe fx…

só corrigindo…
não é menuPrincipal.fx mas sim achei.fx …