Saudações galera,
Venho aqui solicitar a ajuda de vcs para um exercicio. O problema é que estou com dificuldade.
Para facilitar irei colocar o enunciado e o codifo que eu já fiz.
Implemente as seguintes classes:
a) Implemente uma classe Equipamento com o atributo ligado (tipo boolean) e com os métodos liga e desliga. O método liga torna o atributo ligado true e o método desliga torna o atributo ligado false.
b) Implemente uma classe EquipamentoSonoro que herda as características de Equipamento e que possui os atributos volume (tipo short) que varia de 0 a 10 e stereo (tipo boolean). A classe ainda deve possuir métodos para ler e alterar o volume (getter e setter), além dos métodos mono e stereo. O método mono torna o atributo stereo falso e o método stereo torna o atributo stereo verdadeiro. Ao ligar o EquipamentoSonoro através do método liga, seu volume é automaticamente ajustado para 5.
[code]package Exercicio;
public class Equipamento {
//Atributo
private boolean ligado;
//Metodo liga
public boolean liga(){
return ligado == true;
}
//Metodo desliga
public boolean desliga(){
return ligado == false;
}
}[/code]
[code]package Exercicio;
public class EquipamentoSonoro extends Equipamento{
//Atributos
private short volume;
private boolean stereo;
//Métodos para ler e alterar o volume (getter e setter)
public short getVolume() {
return volume;
}
public void setVolume(short volume) {
this.volume = volume;
}
//Metodo mono
public boolean mono(boolean falso){
return stereo == falso;//O método mono torna o atributo stereo falso
}
//Metodo stereo
public boolean stereo(){
return stereo == true;//O método stereo torna o atributo stereo verdadeiro
}
//Metodo principal
public static void main(String[] args) {
// TODO Auto-generated method stub
/*ligar o EquipamentoSonoro através do método liga, seu volume é automaticamente
ajustado para 5.
*/
//Objeto para chamar o metodo liga da classe equipamento.
Equipamento l = new Equipamento();
//chamar o metodo liga da classe Equipamento
Equipamento.liga();
if(liga() == true){
System.out.println("Ligado");
//Instanciando um objeto, criando o objeto "volume"
EquipamentoSonoro v = new EquipamentoSonoro();
//Ajuste do volume
v.setVolume((short) 5);
//imprime volume do equipamento sonoro
System.out.println("Volume "+v.getVolume());
}
}
}[/code]
Eu não estou conseguindo chamar o metodo liga da classe Equipamento.
Procurei até no google … o que entendi é que eu deveria criar um objeto e em seguida criar um metodo com a seguinte teoria: NomeDaClasseQueQuerChamar.Metodo();
Na linha 45 e 48 da classe EquipamentoSonoro está com o sinal de erro no canto. Não sei porque …
Na linha 48 estou com a ideia de que ao chamar o metodo liga() e a variavel estiver como true, ele apresenta a mensagem na console “ligado” e define o valor do volume.
Bom galera, espero não estar pedido muito … mas se puderem verificar as duas classes de acordo com o enunciado do exercicio e me indicar os erros, o que eu devo fazer e porque eu ficaria agradecido.
É muita duvida né!!! É que sou iniciante e se alguem puder me explicar o que estou fazendo de errado vai me ajudar muito.
Ahhh … se estiver tudo errado me avisem tambem vlw rsrs.