rodrigoy:
Rodrigo, empresas do “eu-sozinho” podem “bater ombro” com essas empresas grandes. Eu sou prova disso e não estou sozinho nessa. Já ví consultores independentes ganharem concorrência de empresas enormes.
Tenha em mente que o que as empresas querem é algo ou alguém que resolva o problema. Aos poucos o mercado está vendo que “certificações, metodologias e o escambau” não resolvem o problema.
Não é bem assim que o mercado funciona, pelo menos é o que eu tenho visto nas minhas caminhadas pela venda dos meus produtos. Muitas empresas tentam olhar para o seu passado, julgando vc pela sua carteira de clientes. Então, não adianta vc cobrar “os tubos”, por mais que vcm e seu software mereçam, sem ter uma história e casos de sucesso em outras empresas.
Hoje em dia eu já consigo chegar a um cliente com essas cases, ms antes, eu tinha que perder dinheiro fazendo essa venda.
Se for o caso de licitação, ai o assunto é outro. Neste caso, muitas licitações não pedem historico de empresa, mas pedem tamanho de empresa. Sem contar que eles pedem produto pronto, e não aquisição de mão de obra, normalmente. E em questão de mão de obra fica inviavel competir com empresas como algumas aqui do Rio que estão cobrando 30,00R$/H por profissional (na verdade elas pagam menosn pros juniores e até estagiários e colocam toda a responsabilidade em um arquiteto, falo disso com gabarito pois já passei muito por isso). Mas eu estou apenas começando nessa estrada de licitações e governo. Espero daqui a uns seis meses ter a minha primeira experiencia.
rodrigoy:
Olha, R$ 35,00 a hora é um preço baixíssimo. R$ 75-85 é o mínimo que as consultorias cobram por aí (grandes ou pequenas).
Isso é verdade… mas uma frase que vale muito nessa hora foi a que passaram no inicio dessa minha estrada como empresa mesmo, que foi: