Como comparar se uma String é igual a null

E aí pessoal,

Tenho uma pequena dúvida, como eu posso fazer uma comparação para saber se o valor de uma String é null?

Tipo, eu quero que o programa teste se o valor de uma variável do tipo String é null, para que ele execute uma determinada ação e outra se for diferente de null.

Já tentei usar o .equals(null) mas o netbeans me fala que objeto igual a null nunca é verdadeiro. Quando o programa roda ele dá um null poiter exception.

Então, se alguém puder me ajudar, eu agradeço.

Valeu!

if( string == null )
{
}

Toda a comparação a null se utiliza o if.

Voce deveria ler um pouco sobre o equals, aqui no forum tem muitas referencias!
Abraços

O metodo equals() é utilizada para comparar 2 Strings. porem devemos lembrar que String em java é um objeto. Sendo assim a variavel de referencia pode ser nula, e quando você tenta utilizar o metodo eqauls passando esta variavel nulla , vc vera o nullPointer exception. Você não deve usar o == para comparar strings. porem para verificar se ela é nula vc esta verificando se a sua referencia é nula por isso deve ser utilizado o ==.

Abraço

[quote]Toda a comparação a null se utiliza o if.

Voce deveria ler um pouco sobre o equals, aqui no forum tem muitas referencias!
Abraços [/quote]

Não necessariamente, você pode utilizar a comparação de várias formas, você pode retornar o valor da comparação diretamente…

public boolean isVariavelNull(String s){ return s == null; }

equals() é um método herdado da classe Object, ou seja, é comum a todas as classes e, irá comparar 2 objetos. null não é um objeto, portanto, utiliza-se a comparação com ==.
Importante ressaltar, se for preciso verificar se o objeto (não necessariamente uma String) é nulo e, ao mesmo tempo, possui algum valor, deve-se comparar primeiro se é nulo e, após isto, comparar se este possui valor, caso contrário, uma NullPointerException pode ser lançada.

String a = metodoQueGeraString();
if(a == null && !"".equals(a)){
//Dica, no equals, utilize o objeto que se conhece, como primeiro elemento da comparação.
System.out.println("A é igual a: " + a);
}

Falou pessoal, muito obrigado, as dicas foram muito úteis.

Aproveitando, aí vai outra dúvida. o programa interpreta o \n como um pulo de linha (ou um “enter”) e como seria um “backspace”?

Valeu!

Não seria isto:
\n nova linha
\t tab ( \u0008 em unicode)
\b Backspace