Tipow galera, alguns softwares usados em plataformas windows usam os arquivos .exe e as .dll
Como faço pra quando terminar de desenvolver minha aplicação, transformar todos os .java e .class em um executável, e criar um instalador?
Olá tudo bem…
vc tem duas opções, pode fazer o .jar executavel(recomendado)
ou
tem o “exej”, que serve para vc fazer um .exe de suas classes… nao sabia como fazer para enexar o arquivos(exej) aqui por isso te enviei por e-mail… o mesmo esta zipado, e tem o manual e alguns exemplos junto…
Abraços…
Há uma outra opção de ferramenta para esta tarefa, mais robusta inclusive.
http://www.excelsior-usa.com/jet.html
Agora estava pensando, caso distribua uma aplicação Swing em um .jar, o cidadão não teria condição de ver o código fonte? Tá ai um bom motivo para se criar sim um .exe.
Tem outra, o launch4j.
[list]Anexa a jre - não depende do usuário possuir java na máquina[/list]
[list]Criar ícone para o exe[/list]
[list]Tem porte pra linux e mac[/list]
[list]Dá pra invocar através do ant.[/list]
Claro que o JET é uma excelente ferramenta, mas tem um pequeno problema para projetos pequenos: È pago!
Já o Launch4j é livre, inclusive para softwares com fins comerciais. :thumbup:
como funciona este exej.?
e como cria o .jar?
sou meio novato, comecei a aprender java na facul faz 7 meses soh…
obrigado pela paciencia de todos, os programas que foram passados com os links eu jah abri e estou lendo a respeito,
em breve eu faço a primeira compilação.
Fabio o email ainda num chegou =/
Mas valeu a todos, em breve eu retorno, =]
Eu costumo gerar .jars, mais quando preciso de um executável uso o exe4j, é muito bom http://www.ej-technologies.com/products/exe4j/overview.html
Recomendo assim como o rmarin o launch4j. Na minha opnião é uma excelente, senão a melhor, ferramenta para este fim. Além de ser OpenSource!
Tô testando aqui(nesse momento!) o launch4j e ele parece muuito bom, ao menos á primeira vista.
Duas dúvidas:
1-esse arquivo de configuração dele(o .XML) deve ser dsitribuido com o .EXE, ou ele é apenas para controle de config do programa?
2-Dá para embutir(envelopar) uma JRE no executável?(Se der, dá para jogar fora o excelsior quem o usa…)
[quote=Ironlynx]1-esse arquivo de configuração dele(o .XML) deve ser dsitribuido com o .EXE, ou ele é apenas para controle de config do programa?
2-Dá para embutir(envelopar) uma JRE no executável?(Se der, dá para jogar fora o excelsior quem o usa…) [/quote]
1 - Não precisa distribuir com o .EXE, só o executável, nada mais.
2 - Sim, basta especificar o caminho dela na aba JRE, campo Emb. JRE Path.
Valeu rapah, o troço parece punk mesmo!
Muuito fácil.Não sei como o Eclipse não tem algo assim por padrão, o fatjar poderia já ter essa opção!
Pois é né! :lol:
Eu não uso o Eclipse, uso o NetBeans, mas também não tem essa funcionalidade!
Até hoje a única IDE que vi com essa funcionalidade foi o JBuilder 2005.
Abraço.
no netbenas tem basta voce cricar com botão direiro do mouse e ir ate build Project
dae na janela output mostrará algo parecido
init:
deps-jar:
compile:
Building jar: D:\Sistema Cadastro de Trabalho\Sistema Cadastro\dist\Sistema_Cadastro.jar
To run this application from the command line without Ant, try:
java -jar "D:\Sistema Cadastro de Trabalho\Sistema Cadastro\dist\Sistema_Cadastro.jar"
jar:
BUILD SUCCESSFUL (total time: 0 seconds)
neste meu caso o netbeans criou o executavel (jar) neste caminho
D:\Sistema Cadastro de Trabalho\Sistema Cadastro\dist\Sistema_Cadastro.jar
Este launch4J eu não conheço, vou tentar.
Acho que para pequenos projetos incluir a JRE seria muito doloroso, afinal são vários MB. Se vc faz um projetinho de 100KB, vai gostar de enviar vários MB em anexo no .exe ou .jar? Se for em CD tudo bem, mas pela Web tem que pesar, se for para clientes mesmo, os quais terão assistencia para instalar os seus Java é melhor não colocar JRE anexada não.
Acho interessante se for só para deixar pro público leigo em geral uma versão já prontinha para o Windows e outra prontinha para Linux (apesar de que leigo mesmo não usa Linux).
Ainda bem que este tópico não virou um flamewar dizendo que não se deve criar .exe no Java…
[drunk=on]
É pq não veio ninguem com mias de 1000 posts responder esta thread
[/drunk]
edit: o Ironlynx tem mais de 2mil :oops:
[quote=gutorocher][code]
no netbenas tem basta voce cricar com botão direiro do mouse e ir ate build Project
dae na janela output mostrará algo parecido
init:
deps-jar:
compile:
Building jar: D:\Sistema Cadastro de Trabalho\Sistema Cadastro\dist\Sistema_Cadastro.jar
To run this application from the command line without Ant, try:
java -jar “D:\Sistema Cadastro de Trabalho\Sistema Cadastro\dist\Sistema_Cadastro.jar”
jar:
BUILD SUCCESSFUL (total time: 0 seconds)
neste meu caso o netbeans criou o executavel (jar) neste caminho
D:\Sistema Cadastro de Trabalho\Sistema Cadastro\dist\Sistema_Cadastro.jar
[/code]
[/quote]
Amigo, preste atenção no tema da discussão. Criar JAR, sim ele cria, o tema é como criar .EXE não .JAR!
.JAR = executável JAVA.
.EXE = executável nativo do Windows.
[quote=Toni_Fatec]Este launch4J eu não conheço, vou tentar.
Acho que para pequenos projetos incluir a JRE seria muito doloroso, afinal são vários MB. Se vc faz um projetinho de 100KB, vai gostar de enviar vários MB em anexo no .exe ou .jar? Se for em CD tudo bem, mas pela Web tem que pesar, se for para clientes mesmo, os quais terão assistencia para instalar os seus Java é melhor não colocar JRE anexada não.
Acho interessante se for só para deixar pro público leigo em geral uma versão já prontinha para o Windows e outra prontinha para Linux (apesar de que leigo mesmo não usa Linux).
Ainda bem que este tópico não virou um flamewar dizendo que não se deve criar .exe no Java…
[drunk=on]
[/drunk]
edit: o Ironlynx tem mais de 2mil :oops: [/quote]
Na minha opnião não tem porque não criar um .EXE usando Java, assim como criar um .SH pra Linux. Se o objetivo dos programadores é facilitar a vida do usuário, que consequentemente aumenta a aceitação de seu produto, nada mais cômodo que fornecer um executável nativo à plataforma do usuário.
Abraços
[quote=eros.stein][quote=Toni_Fatec]Este launch4J eu não conheço, vou tentar.
[drunk=on]
[/drunk]
edit: o Ironlynx tem mais de 2mil :oops: [/quote]
Na minha opnião não tem porque não criar um .EXE usando Java, assim como criar um .SH pra Linux. Se o objetivo dos programadores é facilitar a vida do usuário, que consequentemente aumenta a aceitação de seu produto, nada mais cômodo que fornecer um executável nativo à plataforma do usuário.
Abraços [/quote]
não vejo motivo para gerar um .sh e um .exe se posso gerar somente um .jar, inclusive tem instaladores .jars para instalar tanto no windows quanto no linux, o squirrelSQL é um…
Att
felipe, nisso eu discordo.Ainda acho que gerar um .EXE ainda é a melhor forma de proteger pequenos programas, de valores iguais ou inferiores a R$20mil, de curiosos ou safados que queiram usar o DJ e usurpar o seu trabalho.
eros.stein , a opção Emb.JRE não embute a JRE junto do programa, apenas indica o caminho da JRE na máquina.
Seria interressante se houvesse essa opção!
Além de claro discordar de você e concordar plenamente com o Ironlynx você está se contradizendo!
Seus posts:
(Como diz não haver motivo sendo que você mesmo diz que quando precisa usa?!)
[quote=felipedamiani]
não vejo motivo para gerar um .sh e um .exe se posso gerar somente um .jar, inclusive tem instaladores .jars para instalar tanto no windows quanto no linux, o squirrelSQL é um…
Att[/quote]
Ironlynx, tem certeza? Não funcionou? Procura a documentação no site, mas deveria ter funcionado. Ele realmente adiciona a JRE SE você quiser.
Abraços.
Noop.Ele funciona apenas como um indicativo, tanto que o tamanho(1MB)é o mesmo…com a JRE o executável ficaria um monstro, heheh. Mas eu vou ver se acho algo na documentação aqui, valeu!