Como consultar data digitada no Jtextfield no MySQL com java

Estou com a seguinte dúvida, meu sistema deve fazer uma consulta no banco e os filtros dele diz que a consulta deve trazer dados dentro de um período, a coluna no banco que armazena a data é denominada dataorigem e é uma timestamp, no sistema tenho dois Jtextfield o campodatainicial e o campodatafinal e o select deveria trazer algo como SELECT * FROM tab_contasreceber WHERE quitado=false and (dataorigem BETWEEN ? and ?);
Tentei usar o SimpleDateFormat(“yyyy-MM-dd”) e fazer parse mas o Java me retorna um erro dizendo que não não dá pra parsear “-” só que insiro os dados no seguinte formato ex.: 29/06/2018. Alguém consegue me ajudar? E outra dúvida no Firebird eu fazia o WHERE da seguinte maneira: (dataorigem >= ? and ? < dataorigem + 1) para trazer dados com data caso o usuário insira no campo inicial e final a mesma data, no MySQL acresci apenas a hora na segunda data após a inserção do campo “23:59:59”, existe outro meio de fazer isso?

Quando você vai usar o SimpleDateFormat, precisa definir um padrão coerente com a entrada.
Como você está inserindo a data no formato brasileiro (dd/MM/yyyy), este é o padrão a ser seguido

try {
    SimpleDateFormat sdf = new SimpleDateFormat("dd/MM/YYYY");
    Date data = sdf.parse("10/10/2010"); // Irá criar a data 10/10/2010
} catch (ParseException ex) {
     //Trata a exceção aqui
}

E, quando vai passar para o JDBC, faz assim:

PreparedStatement stm = con.prepareStatement("SELECT * FROM tab_contasreceber WHERE quitado=false and (dataorigem BETWEEN ? and ?)");
stm.setDate(1, new java.sql.Date(data.getTime()); //Pega a data e transforma numa sql.Date