Eu queria montar um curriculum meu mas eu não sei muito bem expor de maneira correta os meus conhecimentos…queria que vcs me dessem algumas dicas de como por no curriculum…
Eu fiz um curso técnico em sistemas de informação de um ano e meio…conheço as linguagens Java para aplicações desktop(muito bem), java web(JSP e Servlets), c++(basico), mySQL(avançado), postgreSQL(medio), html(avançado), css(medio), hardware(medio) e organização de computadores(avançado). E atualmente eu estou no primeiro semestre de ciencia da computação…
Como posso colocar essas informações de forma clara no meu curriculum?
E não fica enchendo linguiça, esses conhecimentos básicos por exemplo, só coloca se contar pontos para a vaga, senão nem cita, por ser estudante de ciências da computação por exemplo o selecionador naturalmente já sabe (ou deveria saber) que vc tem conhecimentos básicos em C ou C++
Olá, antes de mais nada, conheça a estrutura básica, para depois separar as informações adequadamente:
1-Objetivo
2-Dados pessoais (Nome, cidade, bairro, idade, estado civil, telefone e e-mail)
3-Escolaridade e idiomas
4-Experiencias profissionais/estágios (periodo, Ramo ou nome da empresa, último cargo e breve descrição das atividades)
Informe o salário da última empresa caso a diferença da pretensão seja pequena, isso endoça seu pedido ainda mais se já possui um salário acima da média.
5-Cursos (Nome curso, duração e nome escola)
6-Informações complementares (palestras, trabalhos voluntários, freelances, experiências/habilidades relacionadas diretamente ou indiretamente ao que se propoe)
7-Pretensão salarial (não coloque a combinar, isso atrapalha as duas partes envolvidas, e se preferir: 99999999,00 (Negociavel) )
No meu caso procuro ser mais específico (desnecessário a maioria), informo as cidades que tenho interesse, pretensão salarial individual (conforme a forma de contratação):
Pretensão XXXXXXX CLT, YYYYYYYYY (Fechado) PJ/Cooperativa
nao falar que eu sou isso e aquilo como: sei trabalhar bem em equipe, sou proativo. Bem, nunca vi ninguem dizer que nao eh, na pratica eh outra coisa. na hora que entra na equipe com pessoas diferentes ai sim, quero ver o relacionamento pessoal em acao, entao deixe que a empresa tire as conclusoes dela, eles farao testes que ajudam a identificar seu perfil.
nao informar ultimo salario, e pretensao informe no corpo do email quando pedir
nada de foto, so se solicitar(poucas fazem isso)
nada de anexar fichar de antecedentes criminais
coloque os projetos profissionais que participou e agregou valor na sua vida profissional e que vc acha importante a empresa saber
nada de colocar fontes coloridas, ou letras personalizadas, va no padrao, arial, times, verdana, nao abuse do negrito.
falar tudo sobre vc, em no maximo 2 paginas de forma organizada, objetiva que o headhunter veja tudo de forma simples e em um piscar de olhos, se vc mesmo pegar seu cv e ver que para saber sobre vc está demorando muitooo tempo, que esse muito tempo nao deve passar de 5 min. entao precisa melhorar.
Um amigo meu tinha - anos atrás - curriculo onde informava tudo o que ele fez nas Forças Armadas, Xerox de curso de digitação e outras coisas antigas pra caramba, deu um PDF de 20 paginas. Foi dificil convencer a fazer um “resumido” pois as pessoas “não iriam acreditar nele”.
[quote=peczenyj]Um amigo meu tinha - anos atrás - curriculo onde informava tudo o que ele fez nas Forças Armadas, Xerox de curso de digitação e outras coisas antigas pra caramba, deu um PDF de 20 paginas. Foi dificil convencer a fazer um “resumido” pois as pessoas “não iriam acreditar nele”.
Hoje ele mudou de idéia.[/quote]
puts, coisa de brasileiro ne? huaa nao ser especifico e objetivo. Nao sei de onde ele tirou isso que isso ia convencer alguem para uma vaga, 20 paginas, eu nem passava da primeira. no maximo 2 paginas e se tiver bem organizado.
Um caso interessante, na General Eletric teve um executivo que colocou um curso de artes e música no currículo e foi considerado um dos fatores positivos, porque mostrou que o cara além do perfil técnico tem “sensibilidade” pra outras áreas. Li essa na HSM onde o mesmo executivo (brasileiro) tinha sido promovido pra ser responsável por uma área em toda América Latina.
Claro que o cara deveria ter n qualidades técnicas no currículo, é óbvio. Mas o fato de considerarem esses cursos exóticos como ponto positivo acho um fato a se pensar em currículos personalizados. Eu, por exemplo, no lugar do diretor ou presidente que recebesse o currículo, na melhor das hipóteses teria desconsiderado esses atributos. Na pior, tinha descartado.
Essa é a melhor dica! Ficar enviando currículo pra uma vaga de programador Web e ficar falando que você já fez curso de MainFrame além de ser inútil, pode dar a entender que você não é tão bom no que se diz ser e acaba ressaltando outras características!
Nada contra MainFrame foi apenas um exemplo! Melhor um currículo curto mas altamente focado na vaga, do que 3 páginas de lenga lenga!
Só faça isso se for solicitado - por exemplo, em alguns concursos públicos, quando você for chamado para assumir a vaga ou então pegar um lugar na lista de espera, você precisa apresentar até 9 fichas diferentes de antecedentes criminais (ainda bem que, em São Paulo, 7 delas podem ser obtidas pela Internet. Duas delas ainda precisam que você vá pessoalmente a algum lugar.)
Se a vaga for de Java coloque os projetos que voce ja trabalhou com Java, mostrando sua utilização, frameworks e o que mais achar necessario.
Descobri isso depois que mudei de emprego, só me contrataram com um curriculo “padrao de escritorio” pois fui indicado. Em breve vou refazer o meu seguindo isso que eu disse.