Como criar uma imagem do meu ambiente de desenvolvimento no docker?

O que é necessário para o desenvolvedor Java tinha seu ambiente de desenvolvimento configurado?
Resposta:

  1. Ele tem que instalar Java e configurar a variável de ambiente.
  2. Ele tem que instalar o banco de dados.
  3. Ele tem que baixar o código de algum repositório, pode ser gitlab ou github.

Estou estudando docker justamente por uma finalidade, que o desenvolvedor tenha condições de baixar sua aplicação para o seu computador local com todo ambiente de desenvolvimento automaticamente configurado através de uma imagem de docker, mas até agora o que eu aprendi com Docker é executar o banco de dados e o back-end Java de forma automática, que é totalmente diferente de você criar uma imagem de todo o ambiente de desenvolvimento configurado, porque se eu tenho todo meio ambiente desenvolvimento configurado em uma imagem, quando eu baixar ela realmente eu não vou ter perda de tempo de configurar o meio ambiente de desenvolvimento, isso seria sensacional, sendo que eu ainda não aprendi a como criar esse cenário, alguém teria algum site que pudesse indicar para eu ter uma ideia de como fazer isso?

Se alguém tiver dúvidas do que estou precisando me perguntei, por favor.

https://linuxconfig.org/docker-container-backup-and-recovery

https://www.thegeekdiary.com/how-to-update-add-a-file-in-the-docker-image/

Desculpe, é porque não ficou claro! realizar backup e recovery conseguirei ter acesso ao código fonte de uma aplicação java ?

Nesse caso aí em cima, vc só vai fazer o backup e jogar no .tar, se quiser incluir o seu projeto, é só zipar junto

ai o docker compactar em extensão .tar e transforma em uma imagem ou é a gente que tem que compactar em .tar e incluir esse arquivo na imagem?

Eu pesquisei e entendi o funcionamento de como salvar o código fonte do meu projeto spring boot na imagem. Mas eu acho que não é muito eficiente, não tenho certeza.