por exemplo , declarando como variavel Global nome no Cadastro.java , no Principal.java , eu simplismente chamo a variavel nome ou eu vou presizar fazer alguma coisa para chamar a variavel nome?
Dê uma estudada no uso da palavra-chave static.
veja se eu entendi :
se eu criar uma classe Teste1 com public static void Cadastra()
com a variavel nome = "Rafael ";
return nome;
se eu chamar na classe Teste2 o Cadastra , public static void main()
Teste1.Cadastra();
ai vai dar certo neh , pq eu coloquei como static o Cadastra e ai nao presizo instanciar pq esta como static . estou correto ?
Colocar coisas no escopo global eh reles. Menos reles, mas ainda fuleiro, eh declarar statics.
sou iniciante e em muitos livros explicam assim .
entao , me ajude ai dando exemplo ou exemplos de como faser
Pelo que entedi vc tem duas classes, Cadastro.java e Principal.java.
Vc quer criar uma variável na Cadastro.java e acessa-la da Principal.java.
Se for isso vc precisa instanciar a classe Principal.java.
Espero ter ajudado.
Por que pensar em variaveis globais ?
E os tais “atributos da classe”, “atributos de instancia” ?
[quote=cv]Colocar coisas no escopo global eh reles. Menos reles, mas ainda fuleiro, eh declarar statics.[/quote]Porque? Eu acredito que declarar statics pode ser necessário.
O que poderia ser feito ao invés disso?
Deixa eu ressuscitar esse tópico, para não abrir outro com o mesmo tema.
Tenho umas 15 classes no meu aplicativo, em uma delas eu crio a variável booleana: “VLL_Vez” (Variável Local Lógica), e nessa mesma classe eu inicializo ela com true ou false, dependendo de um sorteio.
Preciso em outras 2 classes, mudar o valor dessa variável, por exemplo meu jogo:
VLL_Vez vale true (está na vez do jogador por padrão), faço os tratamentos em outra classe e preciso alterar o valor para false, afim de o programa entender que agora é a vez do CPU.
Além de instanciar a classe, há algo diferente que eu possa fazer?
Eu me baseio por outra linguagem diferente, o Visual Fox Pro, no qual eu crio uma propriedade para a tela, onde eu seto ela como falso ou true e nos tratamentos da tela, eu altero a propriedade. Isso é possível em java tentar solucionar o problema acima?