Como definir um projeto JAVA

Pessoal eu acho que estou fazendo um pouco de confusão quanto a arquitetura para a elaboração de um projeto.

Eu estou elaborando um projeto porem tenho umas duvidas crueis. Vou tentar explicar

1 - Posso utilizar as paginas JSP+VELOCITY na visão Struts no Controle e Hibernate na persistencia porem utilizar classes normais para as regras de negocios ( beans ) usando um servidor HTTP + TOMCAT + BANCO ?

2 - O que justifica eu utilizar objetos EJB. ?

3 - Para a primeira pergunta eu preciso utilizar um servidor tipo JBOSS ou apenas o TOMCAT ?

4 - O nivel de transação no meu site será de aproximadamente 270 transações por minuto. isso é muito ?

5 - Se for muito o qual a melhor arquitetura para isso.

Obrigado

[quote=“wendell aseved oliveira”]Pessoal eu acho que estou fazendo um pouco de confusão quanto a arquitetura para a elaboração de um projeto.

Eu estou elaborando um projeto porem tenho umas duvidas crueis. Vou tentar explicar

1 - Posso utilizar as paginas JSP+VELOCITY na visão Struts no Controle e Hibernate na persistencia porem utilizar classes normais para as regras de negocios ( beans ) usando um servidor HTTP + TOMCAT + BANCO ?

2 - O que justifica eu utilizar objetos EJB. ?

3 - Para a primeira pergunta eu preciso utilizar um servidor tipo JBOSS ou apenas o TOMCAT ?

4 - O nivel de transação no meu site será de aproximadamente 270 transações por minuto. isso é muito ?

5 - Se for muito o qual a melhor arquitetura para isso.

Obrigado[/quote]

Algumas respostas:
1 - Sim, você pode utilizar esse conjunto sem problemas
2 - EJB tem várias funções, uma delas (Entity Bean) é camada de persistência de objetos, no caso você já irá utilizar o hibernate. Mais detalhes eu não sei explicar :oops:
3 - Apenas o Tomcat resolve seu problema. JBoss é utilizado quando for trabalhar com toda plataforma J2EE
4 e 5 - A sua arquitetura acho que esta legal, o que vai depender muito não é das ferramentas, e sim o computador (ou computadores) que irão manter essa aplicação no ar.

Ô mania besta que esse povo tem de usar Struts. Use um framework MVC decente :smiley:

Nada.

Um servlet container (Tomcat, Jetty) ja ta de bom tamanho.

Sao 4.5 tx por segundo… é bom caprichar nos testes de carga, mas sem fazer nenhuma besteira e com uma infra-estrutura boa, nao eh nenhum misterio.

Cereto mas vc acha q com essa estrutura que citei eu consigo performance para isso e qual seria a vantagens se eu utilizar EBJ e JBOSS ?

Nenhuma. Você vai adicionar complexidade [size=“7”]que pode não ser necessária[/size][editado] totalmente desnecessária [/editado] e vai acabar não usando todos os recursos disponíveis de um servidor J2EE. Dá uma pesquisada no fórum que você vai ver que muita gente aqui não recomenda usar EJB e tem muitas razões para isso. (dicas de palavras-chave: EJB, Entity Beans. Usuários: cv, Daniel Quirino Oliveira, ozielneto).

Nenhuma. Você vai adicionar complexidade [size=“7”]que pode não ser necessária[/size][editado] totalmente desnecessária [/editado] e vai acabar não usando todos os recursos disponíveis de um servidor J2EE. Dá uma pesquisada no fórum que você vai ver que muita gente aqui não recomenda usar EJB e tem muitas razões para isso. (dicas de palavras-chave: EJB, Entity Beans. Usuários: cv, Daniel Quirino Oliveira, ozielneto).[/quote]

Daniel e cv…
Q q vcs acharam da EJB 3.0???
Com akele lance de anotacoes e tudo mais a complexidade desnecessária parece que vai diminuir…

Comentem…

PS: Nao estou defendendo EJB’s quero apenas levantar uma discussão em algo novo…
Ps2: o novo eh no EJB pq anotacoes no meio do codigo (ou comentarios) jah tao fazendo vários aniversarios neh…

Abraços

Sem opinião formada ainda. Mas, enquanto EJBs não forem POJOs, ainda vou ter algum motivo para reclamar deles.

Pois é… Mas jah tah aproximando bastante disso…
Akela parafernalia de interfaces e descritores parece que se não sumir vai diminuir bastante…
Sei lá, eu to meio inclinado à dar um voto de confiança ao EJB 3.0…

Dá uma olhadinha nesta materia aki (tirei do the server side):

:slight_smile:

Abraços

[quote]
JNDI is no longer going to be THE way to get at resources. Dependency Injection will be supported in a variety of ways such as: (…)[/quote]

DEUS existe!! DEUS realmente existe e ele ouviu às minhas preces. Ou será que foi um lapso de bom-senso daquele povo que participa do expert group?

Andei lendo um pouco nos links informados e to comecando a acreditar que EJB é bom mas só é justificado em sistemas gigantescos ( nao sei se falei merda ) mas acho que uma estrutura bem definida utilizando

Velocity + Struts + Hibernate + Tomcat + PostGreSql + Linux

Da pra ter um sistema de boa qualidade. O que vcs acham ?

Só nao sei ate quantos usuarios podem usar um sistema com essas condições sem que ele caia obviamente em maquinas de boa qualidade.

Bom o que me deixa mas na duvida é que tenho que apresentar um proposta e nao sei ate onde a arquitetura que citei pode ir. E quais são as vantagens e desvantagens dessa arquitetura.

Se vcs puderem me dar um Help já ta valendo.

Olá

Se diz que um produto tem qualidade quando atende às especificações. Não é o tipo de hardware, a tecnologia usada na infra-estrutura ou mesmo o grande conhecimento dos desenvolvedores que definirão se seu sistema tem qualidade. É pura e simplesmente o fato de ele atender ou não as especificações.

No seu caso há um requisito bem puxado que como disse o CV, não é nenhum mistério, mas como ele mesmo escreveu, necessita atenção especial.

Não sei para que área será seu sistema e nem se o contrato exige níveis de serviço muito rigorosos. Mas para mim um sistema para atender 270 Tx por minuto não é um sisteminha qualquer.

Se você na proposta precisa especificar a infra, lhe conselho a procurar alguém com experiência em Capacity planning. Uma cara destes usando um pouco de teoria das filas ou mesmo um erlangzinho mais uma puta experiência em sites servidores poderá evitar um futuro fiasco.

[]s
Luca

Blz eu concordo com vc em relacao a qualidade estar ligada nao a tecnologia somente, mas o que acontece é que hj temos um apanhado de recursos e fica um pouco dificil vc saber o q fica mais viavel por exemplo ate onde eu estou estudando vou sugerir q o sistema seja feito sem a utilizacao de EJB simplesmente utilizando JSP + Servlets + Hibernate + Struts bom espero q com essa infra o sistema atenda as especificacoes pois essa parte ja esta bem definida o q eu nao quero é amanha e depois um sistema lento e instavel pois com certeza isso vai encher o coracao das pessoas que estao contra a utilizacao java nesse projeto de alegria e alem de perder a confianca na tecnologia java.