Como definir um projeto?

Galera, estou pra entrar num projeto novo aqui, e caiu pra mim fazer uma descricao de como ele vai funcionar. Nao quero entrar em muitos detalhes por enquanto, soh quero dar uma visao nao-tecnica dele: um texto que eu possa usar como referencia para fazer a documentacao toda (leia-se UML, user stories, blah blah blah).

O que voces colocam nesse tipo de documento? Qual o “template” pra descricao nao-tecnica de um projeto?

Impressionante como o google ajuda pouco nisso :cry: - mas, pra todos os outros momentos da vida, existe MasterCa^H^H^H^H^H^H^H^H^ GUJ :smiley:

carlos, acho que pra comecar, voce poderia fazer o documento de visao. eh onde fica o basico dos use cases, normalmente mal especificados. la deve ficar o basico dos requerimentos funcionais (o que o sistema deve habilitar a gente a fazer). E depois disso voce vai descobrir os requerimentos nao funcionais, NFR (a business logic interna, e coisas como velocidade que o sistema deve ter, etc…).

mas essa parte quem faz normalmente eh o analista de negocios. ja a sun diz que quem faz isso eh o arquiteto. entao nao sei :slight_smile:

Acho que esse exemplo pode te dar uma idéia:

http://www4.ncsu.edu/~efg/Shimmer/projectplan.html

Dá uma olhada no método Praxis em http://www.wppf.uaivip.com.br/praxis/, na parte que descreve os documentos, lá tem todos os modelos

Galera, valeu mesmo pelos links/idéias! Foram bastante úteis… e se vcs tiverem mais alguma, não se acanhem em postar :wink:

Baiano: cara, esse método Praxis é um XP burocrático ou eu tou ficando louco? :smiley: Alguém consegue mesmo terminar projetos no prazo usando esse treco? :slight_smile:

[quote=“cv”]Galera, valeu mesmo pelos links/idéias! Foram bastante úteis… e se vcs tiverem mais alguma, não se acanhem em postar :wink:

Baiano: cara, esse método Praxis é um XP burocrático ou eu tou ficando louco? :smiley: Alguém consegue mesmo terminar projetos no prazo usando esse treco? :)[/quote]

Ele é muito burocrático mesmo. Se for usar os documentos todos acho que o projeto nunca termina. Dele eu só uso o “Proposta de Especificação de Software” que serve só pra dizer por cima o que o software faz e o que não faz. Ele é útil porque te dá uma visão superficial, antes de você analisar os requisitos mesmo.

E meu professor teima em dizer que esse é um ótimo processo para projeto pequenos :shock:

O praxis é muito usado no meio academico! eu acho legal, mas vocês têm razão: Ele parece ser basiado no modelo das repartições publicas :shock:

Nesse caso o Development Case do RUP não resolve?