Como definir via hibernate annotations a estratégia de geração de ids como uuid?

Em meus projetos, eu uso normalmente uma estratégia customizada para geração de ids. Todos os meus POJO implementam uma classe abstrata que têm o seguinte trecho de código:

@Id
@Column(name = "id", insertable = true, length=20)
@GenericGenerator(name = "custom-id", strategy = "b.c.m.h.u.uuid.hibernate.SmartHibernateIdGenerator")
@GeneratedValue(generator = "custom-id")
private String id;

Assim, todos os registros no banco de dados gerados pela aplicação têm id parecido no seguinte padrão: 3blyfcs00. A idéia para isso é dificultar o usuário de acertar um id na hora de fazer um fazer uma requisição GET na URL do browser.

Por decisão de projeto estou em vias de mudar de base, do MySQL para SQLServer. As tabelas que eu uso na aplicação são geradas via hibernate e uma classe com anotação @PostConstruct se encarrega de popular os campos necessários. A estratégia já implementada deve funcionar no novo SGBD sem muitos problemas.

Porém, a questão é que deverá ser feito alguma carga de dados via script SQL SEM passar pelo gerador de ids da aplicação. Então, gostaria de utilizar alguma estratégia de geração de índices pelo SGBD. Como a base de dados é gerada pela aplicação, é possível, via hibernate, definir a estrégia de geração dos id para que o SGBD controle isso?