Um dia um amigo me fez essa perguta: “como eu sei se um site é feito em java?” eu repondi, "procure por um .do ou .faces ou .jsp no final da página, mas é fato que algumas páginas não possui esse final, mesmo sendo desenvolvida em java, apresentam apenas o resultado em .html ou nem apresentam a página em que se encontram, ficando apenas www.dominio.com/site
diferente do php e do asp que deixa visível pela extensão .php e .asp respectivamente… mas então, tem algum macete para descobrir se um site foi feito em java? e se possível descobrir se foi utilizada alguma framework?
Uma possibilidade é entrar em contato e perguntar.
Se o servidor web for “seguro” é algo difícil de se saber…mas por exemplo: Vamos supor que você não saiba que o JForum usado aqui no GUJ é feito em java, você pode mandar um 404 (exemplo: www.guj.com.br/ahahah.lll) e nessa página verá qual é o container usado, bem, isso não é preciso, mas pelo conteiner dá para ter uma idéia. Só mais uma coisa, a maioria dos administradores removem os banners dos servidores e pode ser que você não descubra nem qual é o servidor, ai vai ter que ficar com a primeira opção mesmo.
=> é possíve também usar esse site: http://uptime.netcraft.com/up/graph/ nele tem como você digitar a url do site e saber qual o servidor e em alguns casos o sistema operacional.
ps. Espero que seja somente uma curiosidade, algumas pessoas usam esse tipo de informação para fins ilegais (crackear por exemplo).
Se tiver um cookie jsessionid, é quase certo que é java.
O caso do orkut é um caso interessante. Ele era asp e foi transformado em java. Os links tiveram que ser mantidos com o aspx no final para não comprometer as URLs que as pessoas espalham por aí.
Cara, tem algum comando que retorna o servidor Web que está instalado e com os módulos rodando. Remotamente. Esqueci e vou procurar, se lembrar te falo.
[quote=uchoaaa][quote=Sergio Lopes]
orkut por exemplo eh em Java e extensao .aspx[/quote]
haha, que história!
Onde vc viu isso??
[]s[/quote]
Essa notícia é velha e se procurar no google só vai achar vestígios em blogs, mas a necessidade surgiu no momento que eles precisaram mudar seus servidores para Linux, já ouvi uma conversa de que eles pensaram inclusive no mono, mas no fim migraram para java, de qualquer maneira java é só uma “casca” pois é o C++ que faz bindings pro java neste aplicativo. Na época o povo tentou transformar essa notícia em marketing para o java, mas nesse caso foi uma questão de necessidade mesmo, poderia ter sido em PHP por exemplo.
[quote=Schuenemann][quote=Sergio Lopes]o unico jeito 100% seguro eh perguntando pra quem fez
[/quote]
Ué, e se ele mentir?
Isso também pode ser alterado, não? O parâmetro precisa ser necessariamente JSESSONID, por exemplo?[/quote]
Sim, conforme a spec do http ele pode até omitir a informação do Server, do mesmo modo que o client pode omitir a informação do browser, so, etc… Já sobre o JSESSIONID, creio que talvez tenha um modo de alterar, mas nunca ví isso na spec.
Como disse, você pode utilizar todas as dicas citadas anteriormente pra chegar em alguma conclusão… Ou não…
Olha, acho que não tem como saber, pelo menos dessas formas como você ta pensando; Sei que ASP por exemplo, como PHP acho que também, pela extenção de arquivo não funciona, pois vc pode configurar para que aqruivos com extenção JSP por exemplo possam ser interpretados pelo interpretador.
Eu acho que não tem como saber.
PS: Ja fiz sistemas em ASP mostrarem extensão JSP. auihUIAHuiahIUAHiuh